segunda-feira, agosto 31, 2009

Stellarium, um planetário no seu PC




Quem gosta de astronomia vai adorar o Stellarium. O programa é um planetário virtual, que permite ver o céu em 3D de acordo com as coordenadas geográficas inseridas.

Ao contrário do Google Earth e do World Wide Telescope, nele não há fotos em alta definição de galáxias ou nebulosas. As imagens que aparecem são as que uma pessoa comum vai conseguir ver a olho nu ou com lunetas, binóculos e telescópios de pequeno porte. Pode parecer uma desvantagem, mas isso permite conhecer mais facilmente o céu e suas constelações. É complicado ter a mesma noção em outros aplicativos do gênero.

Totalmente gratuito, o Stellarium traz um conjunto de dados sobre o objeto celeste que for clicado, como magnitude e distância em relação à Terra. É possível ainda simular os níveis de poluição visual, para obter um céu mais realista – dentro da cidade de São Paulo, é bom colocá-la no nível máximo.

É interessante ter o programa instalado em um notebook, e usá-lo como assistente de observações noturnas. O modo “Noite” põe tudo em tons de vermelho, para não ofuscar a visão se você estiver no escuro. Outro recurso é a possibilidade de conhecer as constelações de diferentes mitologias, como a egípcia e a tupi-guarani. A versão 0.10.2 conta com um novo modo de projeção, chamado “Hammer-Aitoff”, que permite campos de visão bem vastos (até 360 graus).