sexta-feira, agosto 06, 2010

Como navegar pela internet sem utilizar o Mouse

Navegar na Internet com o mouse, com certeza, é hábito de todos: clicar, arrastar, clicar novamente, selecionar, e muito mais. Mas e quando este periférico resolve parar de funcionar? Nesta dica lhe mostraremos como utilizar o seu Teclado para navegar pela Internet, e acredite: não é um bicho de sete cabeças.

Primeiro, você deve estar ciente sobre qual é o seu navegador (programa que você usa para abrir os sites). Vamos citar dois exemplos comuns, que são Internet Explorer e Mozilla Firefox.

-Internet Explorer

No Internet Explorer existe um recurso chamado Navegação por Cursor, que é muito útil nestes casos. Ele joga um cursor “piscante” na página, que permite que você selecione textos e links como se estivesse editando um texto no Word (por exemplo). Assim, você poderá alternar entre os links das páginas com apenas as flechas direcionais do próprio teclado.

Para ativar o recurso, abra o Navegador e aperte a tecla F7. Uma janela pequena irá aparecer com uma confirmação. Clique em Sim.


Você também poderá deixar este recurso ativo em todas as vezes que utilizar o navegador. Para isso, abra o Menu Ferramentas > Opções da Internet. Vá até a guia Avançadas e marque a opção “Habilitar navegação por cursor para novas janelas e guias“. Aperte Enter ou clique em Ok


-Mozilla Firefox

O navegador Mozilla Firefox também possui um recurso semelhante, chamado de Cursor de Teclado. Geralmente, este recurso já vem ativo no Firefox. Porém, caso não esteja habilitado, mostraremos como ativá-lo (o que é muito simples).

Pressione a tecla F7 em seu teclado. Uma pequena janela será aberta, e basta que você clique em Sim para que o recurso seja imediatamente ativado.


E se, por acaso, você quiser deixar o recurso habilitado sempre, basta acessar o Menu Ferramentas > Opções. Clique na aba Avançado e deixe marcada a opção “Usar teclas de setas para percorrer pelas páginas“. Tecle Enter ou clique em Ok.


Observação: ao apertar a tecla F7 do teclado, em ambos os casos, aparecerá uma pequena janela de confirmação. Caso seja marcada a opção “Não exibir esta mensagem novamente“, a mesma não aparecerá da próxima vez que for ativado o recurso.

Além destes recursos, deixaremos abaixo uma lista de atalhos para uso com o navegador:

Control + N: abre uma nova janela de navegação;

Alt + Home: abre a página inicial (home page) do navegador;

Home: leva para o começo da página exibida no navegador;

End: leva para o fim da página exibida no navegador;

Alt + flecha para esquerda: Voltar à página anterior;

Alt + flecha para a direita: Avançar para a próxima página;

Esc: Interrompe o carregamento de uma página;

Control + F: abre a opção Buscar, por meio da qual é possível encontrar palavras e frases na página;

Control + H: mostra o Histórico de navegação;

Control + B: permite organizar os Favoritos;

Control + D: adiciona a página aos Favoritos;

ALT + D: seleciona a barra de endereços para preenchimento;

Control + Enter: acrescenta “www.” e “.com” ao texto na barra de endereços;

Control + O: abre uma caixa para preenchimento de um endereço;

Control + P: imprime a página;

Control + R: Atualizar a página;

F1: abre a Ajuda do navegador;

F3: abre a ferramenta de busca do navegador;

F4: “abre” a barra de endereços;

F5: Atualiza a Página;

F6: seleciona a barra de endereços para preenchimento;

Tab: avança o cursor/seleção entre os elementos de uma página, incluindo barra de endereços, links, espaços de formulário etc;

Ctrl + W: Fecha o Navegador.