domingo, setembro 25, 2011

Faça o backup da ativação do Windows 7, Vista e Office 2010




Sempre que você instala o Windows 7, Windows Vista ou Microsoft Office 2010 em seu computador, você precisa fazer a ativação online de sua cópia. O problema é que a Microsoft limitou o número de vezes que  você pode fazer a ativação online de sua cópia genuína do Windows 7, Windows Vista e MS Office 2010.
Depois de esgotar o número de ativações online que você tem direito, a única forma de ativar sua cópia do do Windows 7, Windows Vista ou Office 2010 é por telefone, o que é muito inconveniente para os usuários que estão frequentemente formatando o disco rígido do computador e reinstalando o Windows e o Office.
Uma forma de resolver esse problema é fazer o backup da ativação do Windows e do Office instalado em seu computador. Com o backup da ativação você pode ativar sua cópia do Windows 7, Vista e Office 2010 em offline quantas vezes quiser e também pode recuperar sua chave de produto no caso de você perdê-la.
Advanced Tokens Manager é uma ferramenta portátil que lhe permite fazer o backup da chave de produto e ativação do Windows 7, Vista e Office 2010 para que você possa restaurá-las após uma nova instalação.



Para usar o programa, basta executá-lo, selecionar se deseja fazer o backup da ativação do Windows ou Office e clicar no botão “Backup Activation” para fazer o backup de sua ativação do Windows ou do Office.
Isso cria um arquivo assinado digitalmente (Tokens.dat) com os dados da ativação. Este, junto com outro arquivo (config.ini) são armazenados em uma nova pasta, dentro da pasta do Advanced Tokens Manager. Copie a pasta do Advanced Tokens Manager, junto com a nova pasta que ele criou para um local seguro.
Após fazer uma nova instalação do Windows ou do Office, basta executar o Advanced Tokens Manager e ele detectará o backup feito anteriormente. Você pode então restaurar os arquivos da ativação para fazer  a ativação offline de sua cópia do Windows ou Office. A ativação é restaurada em menos de 30 segundos.
Note que o backup leva a assinatura digital dos componentes de hardware conectados no computador no momento em que o backup foi criado. Isto impede que este seja utilizado para ativar outros computadores.

Download Advanced Tokens Manager


Faça backup do Firefox com o Firefox Profile Backup Tool




Antes de formatar o disco rígido do computador, você precisa fazer o backup de seus arquivos importantes e isso inclui os dados armazenados no navegador, tais como favoritos, senhas de sites e assim por diante.
Firefox Profile Backup Tool  é uma ferramenta gratuita que permite fazer o backup de todas as informações armazenadas no Firefox, incluindo suas extensões, favoritos, histórico e senhas memorizadas pelo Firefox.




A utilização do Firefox Profile Backup Tool é muito simples. Primeiro, baixe e instale o programa em seu computador. Em seguida, execute-o e selecione os dados que você deseja incluir no backup do navegador.
Entre as informações disponíveis estão as preferências do usuário, favoritos, extensões, cookies, histórico de navegação, histórico de downloads, pesquisa, permissões, sessões salvas, senhas memorizadas, etc.
Após selecionar os dados que deseja incluir no backup do Firefox, selecione a pasta onde deseja salvar o backup, digite um nome para o arquivo de backup e clique em “Backup” para iniciar a cópia de segurança.
Assim que ele terminar, será exibida uma mensagem informando que o backup foi concluído com sucesso. Note que todos os dados do Firefox são compactados em um único arquivo de backup com a extensão fbk.
Um recurso interessante do Firefox Profile Backup Tool é que ele permite (opcionalmente) que você proteja o arquivo de backup com senha. Essa senha será solicitada quando você for restaurar o backup do Firefox.
Para restaurar o backup do Firefox, execute o programa novamente, clique na aba “Restore” e selecione o arquivo de backup. Se o arquivo de backup estiver protegido com senha, digite-a e clique em “Restore”.

Download Firefox Profile Backup Tool




Troque as configurações de rede rapidamente com o Simple IP Config



Se você precisa alterar as configurações de rede de seu computador frequentemente, Simples IP Config  é um programa gratuito que permite alterar as configurações de rede do Windows com rapidez e facilidade.




Usando o Simples IP Config, você pode alterar as configurações de rede de seu computador de forma mais rápida e simples que utilizando as configurações de rede nativas do Windows. Ele permite que você altere o endereço IP, gateway, máscara de sub-rede, servidores DNS e também permite que você ative o DHCP.
Simples IP Config tem uma interface muito simples e fácil de usar. Basta selecionar o adaptador de rede em “Select Adapter” e em “IP Settings” configurar o endereço IP, a máscara de sub-rede e o gateway.
Em seguida, você deve preencher os servidores DNS preferencial e alternativo em “DNS Settings”. Por fim, basta clicar no botão “SUBMIT” para que as alterações que você fez entrem imediatamente em vigor.
Simples IP Config também permite que você ative/desative o Firewall do Windows e habilite o DHCP, que atribui os dados da rede automaticamente (endereço IP, máscara de sub-rede, gateway e servidores DNS).
Clicando em “Refresh” você pode atualizar as configurações de rede para confirmar se as alterações que você fez foram aplicadas. O botão “Renew” renova o endereço IP e o botão “Release” aplica as alterações.
Download Simples IP Config

Ligue computadores remotamente com o WakeMeOnLan



Quando você tem computadores conectados em rede, você pode ligá-los remotamente utilizando o recurso Wake-on-LAN. Esse recurso envia um pacote chamado de Magic Packet através da rede para o adaptador de rede do computador remoto, que fica em stand-by, reconhece o comando enviado e liga o computador.

A maneira mais fácil de usar esse recurso é através de um programa e o WakeMeOnLan é uma pequena ferramenta portátil  que lhe permite usar o Wake-on-LAN para ligar remotamente os computadores da rede.




É importante notar que para o computador remoto receber o “Magic Packet” existem algumas condições. A primeira é que o Wake-on-LAN funciona somente em redes a cabo, ele não funciona em redes sem fio.
Você também precisa habilitar o recurso “Wake-on-LAN” na BIOS dos computadores e nas propriedades de energia do adaptador de rede no Gerenciador de Dispositivos. Além disso, se você estiver usando um roteador, crie uma regra encaminhado a porta UDP 40000 para o endereço IP dos computadores remotos.
Após habilitar o “Wake-on-LAN” nos computadores, abra o programa e clique no botão “Start Scaning” ou pressione “F5″ com todos computadores ligados para ele coletar o endereço IP e MAC dos computadores.
Agora você já pode usar o WakeMeOnLan para ligar os computadores remotamente. A próxima vez que você executá-lo, ele vai exibir a lista de computadores da rede. Basta selecionar o computador que deseja ligar e pressionar a tecla “F8″ ou clicar no botão “Wake Up Selected Computers” para ligá-lo remotamente.
Depois de ligar um computador remotamente, você pode realizar uma nova verificação “F5″ para confirmar se o computador foi ligado. Os computadores ligados são exibidos com um ícone verde e com o status ON.
Por fim, WakeMeOnLan também permite que você ligue um computador remotamente a partir de linha de comando, especificando o nome do computador, endereço IP ou o endereço MAC do computador remoto.
Exemplos de linhas de comandos:
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup 192.168.1.10
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup computadorX
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup 11-34-46-F2-56-77
Download WakeMeOnLan