terça-feira, junho 23, 2009

Configuração Impressoras - GDI - Sistema Datasul


Função Configuração Impressoras OnlyWindows (GDI)

Objetivo:

Permitir o suporte a impressoras Only Windows nos produtos Datasul EMS 2, Datasul EMS 5 e Datasul HR.

Pré-requisitos:

É necessário ter instalado o Java versão 1.4.1 ou superior.

Para realizar o download acessar Java

Descrição:

Para que seja possível a configuração e utilização de impressoras OnlyWindows (GDI), é necessário que se tenha configurada no Datasul EMS/HR uma impressora do tipo TCP/IP, com seu dispositivo configurado para uma impressora compartilhada em um servidor e/ou um Desktop qualquer.

Essa impressora TCP/IP deverá estar configurada para um Driver Generic/Text Only, para que não ocorra nenhum tipo de conversão entre linguagens de controle de impressão sendo utilizados (PCL, por exemplo), e apontando para uma porta padrão TCP/IP, sendo que o protocolo da impressora deve estar configurado como RAW. Para Windows 9x, Me, NT o redirecionador (veja mais detalhes conceito redirecionador) deverá obrigatoriamente estar em uma máquina W2000/XP.

Terminada a configuração da impressora no Datasul EMS/HR bem como no sistema operacional, é necessário iniciar a configuração de dois processos, um chamado redirecionador e outro de conversor.

Conceitos:

O redirecionador é um utilitário que estará escutando a mesma porta TCP/IP para onde foi apontada à impressora configurada previamente, e terá a função de monitorar essa porta e verificar o que está sendo enviado para a impressora, e então redirecionar a impressão para o conversor.

O conversor, por sua vez, interpretará o arquivo enviado pelo redirecionador e irá converter do Padrão “ESC/P LIKE” do arquivo recebido para o formato das impressoras OnlyWindows, também conhecidas como impressoras GDI, e efetuará a impressão conforme a formatação configurada na impressora dos produtos Datasul EMS/HR.

Segue abaixo demonstração do processo como um todo:

Processo Impressora GDI maquinas W200X/XP


Importante:

Tipo de Impressora Datasul GDI é baseado no padrão ESC/ P.

Caso seja necessário customizar algum layout, utilize a lista de comandos ESC/P.

Impressão GDI em máquinas com sistema operacional Windows 9x/ME/NT


Importante:

Impressora TCP/IP e redirecionador em uma máquina W2K/XP.

Redirecionador aponta para impressora GDI compartilhada em uma máquina 9x/ME.


Configurando uma impressora Padrão TCP/IP no Windows 200X/XP

Para efetuar a configuração de uma impressora Padrão TCP/IP no Windows é necessário acessar o Painel de Controle do Windows, acessar Impressoras, acessar Adicionar Impressoras e seguir os passos a seguir:

1. Na primeira janela apresentada pressione o botão Avançar.

2. Na segunda janela assinale a opção Impressora Local e pressione o botão Avançar.

Importante:

É obrigatório que a impressora TCP/IP seja configurada na mesma máquina onde está instalado o redirecionador e o conversor, em função do redirecionador estar executando o conversor localmente.

3. Na terceira janela assinale a opção Criar uma nova porta e selecionar no combo-box a opção Standard TCP/IP Port e pressione o botão Avançar.

4. Na quarta janela pressione o botão Avançar.

5. Na quinta janela permite atribuir o nome da Impressora ou Endereço IP da máquina, devendo este valor ser o IP da máquina onde o redirecionador está instalado. O nome da porta é preenchido automaticamente, podendo o mesmo permanecer desta forma. Pressione o botão Avançar.

Importante:

Nas propriedades da impressora genérica texto, folder Ports, botão campo Configure Standart TCP/IP Port Monitor, o campo Printer Name ou IP Adress deverá ser o IP da máquina do redirecionador. Nos produtos Datasul EMS/HR o tipo de impressora Datasul GDI deverá possuir o código de página iso8859-1 (defautl).

6. Na sexta janela selecione a opção Padrão e selecione a opção Generic Network Card e pressione o botão Avançar.

7. Na sétima janela pressione o botão Concluir.

8. Na oitava janela selecione o Fabricante Generic, Impressora Generic/Tet Only e pressione o botão Avançar.

9. Na nona janela informe um nome a ser utilizado para identificar a impressora e se deseja que essa impressora seja padrão para impressão no Windows. Pressione o botão Avançar.

Importante:

Não é necessário configurar a impressora como padrão, pois o redirecionador irá encaminhar os documentos dessa impressora para o conversor já apontando para a configuração correta, conforme o arquivo de config.xml (veja a seguir).

10. Na décima janela, configurar o compartilhamento da impressora com um nome que melhor a identifique para os usuários. Pressione o botão Avançar.

Importante:

O nome de compartilhamento será o nome do dispositivo a ser configurado no Datasul EMS/HR, para onde os relatórios serão direcionados. Uma recomendação será utilizar a seguinte nomenclatura: GDI_ImpressoraGDI>, ex: GDI_HP2100.

11. Na décima primeira janela pressione Avançar.

12. Na décima segunda janela pressione Avançar.

13. Na décima terceira janela pressione Concluir.

Alteração da configuração da porta padrão das impressoras TCP/IP no Windows

A porta padrão das impressoras TCP/IP no Windows é 9100, quando necessário alterar essa configuração é necessário seguir os passos a seguir:

1. Pressione o botão direito do mouse sobre a impressora e selecionar a opção Propriedades.

2. Selecione a pasta Portas e Configurar porta.

Ao pressionar no botão Configurar porta é apresentada a janela a seguir:

Importante:

Não altere a configuração de Protocolo, que deverá estar em RAW. Caso necessário, apenas altere a porta.

Essa porta será utilizada pelo redirecionador para enviar as informações ao conversor e no caso esta seja alterada o arquivo de configuração do redirecionador (config.xml) deverá ser alterado para refletir este novo valor, e o redirecionador reiniciado.

Redirecionador de Impressão

Instalada a impressora TCP/IP conforme especificado, o redirecionador deverá ser configurado conforme a porta TCP atribuída a impressora, sendo que este utilitário deverá obrigatoriamente estar na mesma máquina onde a impressora está configurada.

Ao ser enviada uma impressão pelo Datasul EMS para o dispositivo informado, este por sua vez verificaria que existe uma impressão sendo realizada e então irá receber o arquivo sendo impresso por completo e gerar um arquivo temporário no sistema operacional. Após gerar esse arquivo no sistema operacional, irá executar via linha de comando o Conversor passando como parâmetro o arquivo recém-gerado no formato ESC/P, para que este por sua vez, converta esse arquivo deste formato para o formato GDI e imprima na impressora OnlyWindows configurada no redirecionador.

Após a execução de uma impressão, o redirecionador retornará ao status de ocioso até o momento do envio de uma nova impressão.

As portas a serem monitoradas pelo redirecionador são passadas como parâmetro via arquivo config.xml.

É necessário a utilização do arquivo com o formato .xml abaixo para a configuração do redirecionador (config.xml):

version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<DatasulGDI>

<ExcludeFile>

yes