sábado, agosto 15, 2009

Ative o Aero (com glass) no Vista Home Basic

Quem tem o Windows Vista Home Basic sabe das limitações dessa edição do sistema. Uma delas é a restrição a novíssima interface Aero, com glass e blur. Já existe há algum tempo uma maneira, via registro, de ativar o Aero no Vista Home Basic. Apesar do visual melhorar um pouco, nada do principal eye candy: a transparência.

Comparação entre edições do Windows Vista

Pois bem, infeliz usuário do Windows Vista Home Basic, recentemente um usuário do DeviantArt (~killermole23) descobriu como fazer a façanha. E não precisa nem chegar perto do registro do Windows. Simplesmente baixe o tema Aero modificado, substitua o Aero.msstyles em C:\Windows\Resources\Themes\Aero e reaplique o tema. Pronto, a mágica






Por se tratar de um tema modificado é necessário alterar a famosa Uxtheme.dll. Por padrão essa DLL vem bloqueada para receber temas de terceiros. Mas você pode substituí-la facilmente com ajuda de algum programa, como VistaGlazz, ou manualmente. Desse modo você poderá aplicar qualquer tema extra-oficial feito para o Windows Vista. E lá vai outra dica: O tema AeroVG, criado pelo pessoal do Tweaking with Vishal, também foi modificado para ativar a transparência no Vista Home Basic.

Não confia no tema modificado ou quer aprender como faz? Há duas maneiras. A primeira é utilizando o pago Vista Style Builder. Com o Aero.msstyles original aberto, navegue até Fonts, Colors & System Metrics / Colors (Globals). No painel direito, em COLORIZATIONCOLOR:INT, coloque 0 (zero), salve o tema e reaplique-o.

A outra forma de se fazer isso é com o gratuito XVI32. Abra o arquivo .msstyles, procure por DF DF DF FF e substitua por 00 00 00 00 (zeros). Salve e reaplique o tema. Fácil, não?

Se o seu hardware suporta o Aero sem gargalos, seu Windows Vista Home Basic deve ter ficado menos sem graça.




Primeiras impressões do KDE 4.3

Semana passada tivemos um grande lançamento, o Caizen, nome de desenvolvimento da versão 4.3 do K Desktop Environment, ou simplesmente KDE 4.3.



Os números impressionam: Segundo o anúncio oficial de lançamento, aproximadamente 10 mil bugs foram corrigidos, mais de 2 mil recursos implementados, entre outras melhorias, totalizando cerca de 63 mil mudanças em 6 meses de trabalho de uma comunidade formada por 700 contribuidores.

O KDE 4, que nasceu minado por bugs e instabilidades, hoje está mais atrativo, moderno e finalmente estável. Instalado no Kubuntu 9.04, o KDE 4.3 finalmente funciona como deveria. Alguns lags ainda persistem, como para abrir o poderoso explorador de arquivos Dolphin ou o Menu K. Mas isso acontece em qualquer sistema virtualizado, e como o Kubuntu foi instalado numa VM do VirtualBox, é algo compreensível.

A primeira vista, o que mais chama a atenção é a interface gráfica. O KDE 4.3 trouxe um novo tema padrão, o Air. Semelhanças com o Aero do Windows a parte, ele está muito agradável visualmente e leve, sem agredir os olhos. Mas se você não gostou da mudança, o tema antigo, Oxygen, do KDE 4.2, está disponível.



Desktop do KDE 4.3

O visual padrão, na imagem acima, também não me agradou muito. Alguns minutos gastos e deixei o sistema com a minha cara, sem baixar um ícone da internet. O KDE ainda não está tão personalizável quanto seu irmão GNOME, mas por padrão já se mostra o mais avançado na questão visual.




Desktop personalizado



Uso de memória e processamento

O uso dos recursos da máquina também estão dentro de um limite aceitável. Apenas o sistema, com alguns widgets, não consumiu mais de 300 MB dos 512 MB configurados. Vale lembrar que os efeitos de transparências são nativos do KDE. Não foi possível ativar os efeitos da área de trabalho. Certamente o desempenho não será mesmo com essas firulas ativadas.



Explorando pastas e arquivos facilmente

Uma novidade interessante é o novo modo de explorar diretórios no desktop. Mantenha o mouse sobre uma pasta e um pequeno pop-up surgirá, exibindo o conteúdo desse diretório. Você pode abrir um arquivo, pasta ou continuar explorando outras pastas do mesmo modo até encontrar o que realmente deseja. Simples, mas muito funcional.

A “bandeja do sistema” ganhou um novo ícone, o Notifications and jobs (notificações e trabalhos, em português). É algo parecido com o Action Center (Central de ações) do Windows 7, mas com o diferencial de ser mais completo. Além das notificações e mensagens do sistema, trabalhos, como de copiar ou mover arquivos, downloads com o Konqueror, estão resumidos lá, numa simples pop-up que surge na área de notificação, sobre o relógio. Quer informações mais completas? Não se preocupe, você tem acesso a todos os detalhes clicando em alguns botões.

Notificações e ações do sistema resumidas

Por fim, a equipe de desenvolvimento também liberou um vídeo, onde as algumas novidades são apresentadas de forma mais dinâmica.

Durante todo o tempo que testei o KDE 4.3 não ocorreu nenhum problema grave ou que comprometeu o bom uso do sistema. Usuários do KDE 3, que buscam estabilidade, talvez essa seja a hora de migrar.

Ficou com vontade testar e descobrir essa nova versão do KDE? Você pode baixar o KDE 4.3 Live, que nada mais é do que openSUSE 11.1 (live CD e instalador) com KDE 4.3. Ou ainda pode instalá-lo manualmente em sua distro preferida, como Ubuntu. Mais informações, detalhes e outras screenshots podem ser encontradas no site oficial.



MSN com qualquer e-mail

A maioria dos usuários do famoso MSN utilizam uma conta hotmail. Porém ja me perguntaram como fazer para acessar o mesmo, porém com outra conta, como @gmail ou um @qualquercoisa.

A Microsoft possui um sistema chamado PASSPORT .NET/Windows Live ID o qual você pode utilizar qualquer endereço de e-mail de qualquer provedor, cadastrar nesse sistema e usufruir dessas credenciais para entrar em qualquer site e/ou serviço compatível.

RESOLUÇÃO:

1) Acesse o site W.L.ID e escolha Sim, usar meu endereço de e-mail;

2) Em Endereço de e-mail coloque o seu msn@qualquercoisa (sua nova conta do MSN);

3) Em Senha, por questões de segurança não utilize a mesma senha que você usa para ler os e-mails, portanto crie uma nova;

4) Preencha os demais dados e clique em Continuar;

5) Na página Revise e assine os contratos repita seu novo endereço de e-mail;

6) Na página Você criou suas credenciais, dê um sorriso e clique em Continuar;

7) Cheque o seu e-mail, pois nele será enviado um LINK para confirmação da ativação da conta, caso contrário, ela será deletada em alguns dias. Leia o e-mail e procure o link, clique nele e confirme.

8) Abra o seu MSN e faça o login com sua nova conta e senha criada nos passos anteriores.


COMPLEMENTO:

Caso você decida trocar de conta, e não quer perder seus contatos antigos, segue a resolução:

1) Logue no MSN sua ANTIGA CONTA que contém seus contatos e clique no menu Contatos e escolha Salvar contatos de mensagens instantâneas;

2) Abrirá uma janela, salve o arquivo em um local que você encontrará facilmente, clicando em Salvar e depois OK no aviso de confirmação;

Neste momento seus contatos foram salvos, agora vamos transferí-los para a nova conta.

3) Logue no MSN sua NOVA CONTA;

4) Clique no menu Contatos e escolha Importar contatos de mensagens instantâneas;

5) Abrirá uma janela, selecione o arquivo salvo no 'passo 2' e clique em Abrir e depois Sim; Isso pode demorar alguns minutos de acordo com sua máquina/número de contatos;

Extrair som do Youtube para mp3

As vezes encontramos alguns vídeos com um som muito legal no YouTube e não sabemos o nome da música, ou então não encontramos tal som em nenhum outro local para baixar.
Ensinarei como extrair o audio com qualidade e em mp3 dos vídeos do YouTube.

É possível realizar esta tarefa por alguns sites grátis que oferecem esse serviço online, porém a qualidade é padrão, e não é das melhores. Quem quiser usufruir do serviço online e depois editar em seu programa de som preferido, um site que conheço é o FLV2MP3.

Vou explicar da maneira via software. Existem vários, e o meu escolhido é um freeware muito simples chamado Free YouTube to MP3 Converter (linkado para local de download).


RESOLUÇÃO:

1) Faça o download do programa, e execute o instalador; Siga apertando para seguir exceto nesta tela:


Desative todas as caixas e selecione para avançar até o final da instalação.

2) Copie o endereço do vídeo no YouTube com a música escolhida.
Exemplo http://br.youtube.com/watch?v=w9KnuJZkBjg;

3) Abra o programa, e essa tela surgirá:

4) Clique em Paste, e o endereço copiado no 'passo 2' aparecerá no quadro;

5) Em Output folder, selecione o local para onde o audio irá ser salvo;

6) Em Presets escolha a qualidade do audio, Optimal(ótima) está de bom tamanho.

7) Para finalizar, clique em Download e o processo começará em uma nova janela.

Ao término, basta apertar close e o ficheiro mp3 estará no local destinado por você.

Remover manualmente os vírus Hole.zip e cia

Um vírus que ultimamente encontro bastante usuários infectados, e creio eu que se pega mais por unidades USB, é um tal de HOLE.ZIP e cia, que se espalha no computador e ao tentar fechá-lo no gerenciador de tarefas, ele reabre sozinho, assim como seus demais amiguinhos.

É um vírus chato, que espalha alguns arquivos e altera alguns dados no registro do Windows.


RESOLUÇÃO:

1) Faça o download do programa KillBox (linkado para download direto);

2) Execute-o e essa tela surgirá:


3) Escolhas as opções como a imagem acima, Delete on Reboot e depois All Files; Que significa deletar todos os arquivos (citaremos quais são) depois de reiniciar o computador, no próximo boot;

4) Em Full Path of File to Delete colocaremos ítem por ítem e apertaremos o terceiro botão (vermelho) que é o delete;



Detalhe: ao colocar os ítens, o nome dele aparecerá em azul logo abaixo, o que significa que o arquivo existe, se não aparecer, ele não existe ou você pode ter digitado errado o nome.

Coloque um por um, e vá apertando o botão delete do programa. Ao adicionar um ítem e apertar delete, um aviso surgirá perguntando se deseja reiniciar agora, escolha a opção Não, e continue até colocar todos, e aí sim, reiniciar o computador.

São eles:

c:\aut0exec.bat
c:\windows\system32\dllcache\Regedit32.com
c:\windows\system32\dllcache\Shell32.com
c:\windows\system32\dllcache\rund1132.exe
c:\windows\system32\dllchache.exe
c:\windows\system32\M5VBVM60.exe
c:\(Read Me)Pendekar Blank.txt
c:\windows\system32\dllchache\blank.doc
c:\windows\system32\dllchache\empty.jpg
c:\windows\system32\dllchache\hole.zip
c:\windows\system32\dllchache\msvbvm60.dll
c:\windows\system32\dllchache\unoccupied.reg
c:\windows\system32\dllchache\zero.txt
c:\windows\system32.exe
5) Ao terminar e reiniciar o computador, os arquivos não estarão mais rodando nos processos. Agora teremos que limpar alguns dados manualmente no registro. Fique atento para não deletar coisa errada, se não sabe, não faça.

Procure por eles:

- HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run e delete Secure32
- HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run e delete Secure64
- HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run e delete Blank Antiviri
- HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon e altere o valor de Userinit para userinit.exe
- HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\SafeBoot e altere o valor de AlternateShell para cmd.exe
- HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SafeBoot e altere o valor de AlternateShell para cmd.exe


6) Feito isso, faça um scan completo com um anti-vírus em seu computador, para remover algum ficheiro infectado que pode existir, como música, foto, etc. Recomendo o Kaspersky online


Retirando popup/propagandas do Avira

O Avira é um anti-virus recomendado por muitos, pois é um ótimo AV. e ainda por cima gratuito, porém o que não agrada nele são as popups e propagandas que constantemente aparecem na hora de atualizá-lo e também quando se inicia.

RESOLUÇÃO:

Quando iniciamos o Windows e o Avira é carregado, uma imagem do mesmo aparece ao centro da tela, e depois some. Para retirá-la:

1) Abra o editor de registro (regedit) e vá até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run, procure no lado direito, o avgnt e edite-o colocando ao final de tudo um /nosplash ficando assim (...)/min /nosplash ;

A popup mais chata, seria a de propaganda, que aparece após a atualização das databases de vírus, para retirá-la:

Em Win XP:

1) No menu iniciar, escolha Executar, e digite secpol.msc e OK;

2) Abrirá uma janela, escolha Ação, Diretivas de Restrição de Software, Regras Adicionais e por fim Nova regra de caminho..;

3) Abrirá uma janela, aperte em Pesquisar e navegue até o diretório do Avira, que seria algo como :\Arquivos de Programas\Avir\AntiVir PersonalEdition...\ e escolha o arquivo avnotify.exe e OK;

4) Em Nível de Segurança escolha Não permitido e de OK;

Em Win Vista:

1) Basta alterar as permissões do arquivo avnotify.exe, clicando com o botão direito em cima do arquivo avnotify.exe, e escolha Propriedades;

2) Mude para a aba Segurança, e escolhe Editar, e por fim, negue as permissões de leitura e escrita dele, e depois OK;

Quando o programa vai atualizar a database de vírus, ele abre uma janelinha com o processo. Eu prefiro que seja em silêncio (atualize sem aparecer a janelinha), caso você também:

1) Abra o Avira, no menu dele, escolha Administration e depois Scheduler;

2) Ao lado direito, clique com o botão direito em cima de Daily Update e escolha Edit Job;

3) Clique em Avançar até chegar na janela com a opção Display Mode, ao localizá-la, altere para Invisible, e depois OK;



Avira instalado e configurado para rodar 100% sem atrapalhar o sistema/usuário.