terça-feira, setembro 01, 2009

Fazer backup ajuda restaurar padrões em caso de reinstalação do sistema operacional ou migração para um computador novinho em folha.

O navegador da Mozilla oferece um número enorme de configurações e um volume expressivo de complementos (add-ons) desenvolvidos por ela ou pela comunidade usuária e que torna o serviço ainda melhor. Contudo, não existe uma forma óbvia de fazer backup destas configurações ou como movê-las de um PC para outro. Além disso, também não foi definida um modo claro de salvar os bookmarks do usuário.

Se não há uma forma clara de fazer tudo isso, pelo menos existe uma maneira razoável de alcançar esse objetivo, desde que o usuário saiba o que deve ser feito.

O truque está em fazer backup de uma determinada pasta. Não dá para dizer aqui o nome exato desta pasta porque cada sistema utiliza uma nomenclatura distinta. Entretanto, você vai aprender a localizar esta pasta.

Primeiro: caso esteja aberto, feche todas as janelas do navegador – caso contrário, se tentar os passos abaixo com o browser em execução pode resultar catastrófico para as informações que você quer proteger.

Uma vez fechado, selecione Iniciar, Executar e digite %appdate% (os símbolos de percentual -%- devem ser digitados também) e pressione Enter. Navegue na janela do Windows Explorer que abrir até encontrar a pasta Mozilla/Firefox/Profiles.

A pasta que você localizou agora e que possui um nome gerado aleatoriamente pelo software – no nosso caso h5dkoogf.default – é a que contém todos os arquivos de configuração do Firefox e que deve ser copiada para backup. Faça uma cópia dele e guarde-a em lugar seguro.

Como recuperar a cópia de segurança
Caso tenha comprado um PC novo ou reinstalado o Windows por qualquer motivo em sua máquina atual será necessário restaurar as configurações do Firefox (incluindo os favoritos).

Primeiro, instale, execute e encerre o Firefox na máquina em questão – desta forma, a estrutura de arquivos do navegador será criada adequadamente.

Repita os passos indicados na localização inicial dos arquivos de configuração até encontrar os documentos criados pelo software. Copie o arquivo .default (que foi salvo anteriormente) para esta pasta.

Você terá, agora, duas pastas dentro da pasta Profiles. Selecione o arquivo que acabou de ser copiado, pressione a tecla F2, depois Crtl+C (para copiar o nome do arquivo), seguido da tecla Esc.

Suba um nível da árvore de arquivos para a pasta Firefox. Dê um clique duplo no arquivo profiles.ini para abri-lo no bloco de notas. Na última linha deste arquivo, selecione tudo o que está após a barra e pressione Crtl+V para inserir o nome do arquivo que foi restaurado.

Salve o material e abra Firefox. Se todos os passos foram executados conforme descritos, o navegador deverá se comportar como antes e todos os seus favoritos estarão disponíveis para uso dentro do software.

Guarde bem seus canais de RSS

Faça um backup dos canais de notícias que estão armazenados na sua conta no Google Reader
Apesar de o Google Reader não contar com backup de notícias RSS baixadas, é possível fazer essa cópia de forma separada. Para isso, clique em Configurações > Importação e Exportação > Exportar suas inscrições como um arquivo OPML. Será gerado um arquivo com todos os canais assinados.
Depois, é só usar um leitor de RSS para importar esse arquivo, como o GreatNews. Rode o programa pelo menos uma vez ao dia para manter todas as notícias também guardadas no HD local. O mais legal é que o GreatNews dispensa a instalação, facilitando os backups (basta copiar a pasta do programa com tudo dentro). Só não use o recurso CleanUp, senão ele limpa boa parte do backup.