quinta-feira, junho 25, 2009

Conheça o novo antivírus da Microsoft!

Você já sabe aqui pelo BABOO que a Microsoft entrou de forma definitiva no mercado de segurança doméstico, com o Microsoft Security Essentials Beta,"UPDATE: A versão beta do Microsoft Security Essentials não está mais disponível para download. A Microsoft informou que já obteve o número necessário de downloads (75 mil) para a continuidade dos testes. Assim que uma nova versão for disponibilizada para download, nós publicaremos." um antivírus e anti-malwares gratuito. Ele está disponível para Windows XP, Windows Vista e Windows 7, vamos conhecê-lo neste tutorial!

01. Não se preocupe com a demora da instalação, o programa fica totalmente disponível após a mesma. Esta é a janela principal do Microsoft Security Essentials. Na Guia Home, você pode fazer varreduras manuais. Escolha o tipo de varredura (Quick para varredura rápida, Full para varredura completa e Custom para definir o que será verificado). Clique em Scan now para iniciar a varredura.

02. Fora da varredura, se algum arquivo malicioso for pego, esta janela aparecerá na bandeja do Windows. Para resolver o problema de forma rápida, clique em Clean Computer, enquanto Show details mostra mais detalhes.

03. Na janela de detalhes, você pode decidir que ação será tomada contra o arquivo malicioso (Quarantine para quarentena, Remove para remoção e Allow para permissão sem nenhuma ação). Faça a decisão e clique em Apply Actions.04. Voltando à janela principal, a Guia Update permite fazer atualizações automáticas no programa. Basta clique no botão Update.
05. Na Guia History, você tem acesso rápido a todos os itens que já foram detectados pelo Microsoft Security Essentials (All detected itens), aos itens que estão na quarentena (Quarantined itens) e aos itens que não estão sendo vigiados pelo antivírus (Allowed itens).

06. Na Guia Settings, você encontra as configurações avançadas do programa. Em Scheduled scan, por exemplo, é possível agendar uma varredura automática (Run a scheduled scan on my computer), podendo configurar dia (When), hora (Around) e tipo de varredura (Scan type).
07. Já em Default Actions, você pode configurar qual a ação padrão quando o software encontrar ameaças de baixo risco (Low Alert level), de médio risco (Medium alert level), de alto risco (High alert level) e de risco máximo (Severe alert level).
08. Em Real-time protection, é possível configurar a proteção automática do computador (admitindo que ela esteja ativada em Turn on real-time protection). Você pode vigiar a atividade de arquivos e programas no computador (Monitor file and program activity on your computer) e arquivos/anexos vindos da Internet (Scan all downloaded files and attachments).
09. Em Advanced, há opções avançadas, como ativar a varredura de arquivos compactados (Scan archive files), de flash drives e cartões de memória (Scan removable drivers), criar pontos de restauração de sistema antes de remover algum arquivo infectado (Create a system restore point) e permitir que usuários não administradores tenham acesso irrestrito à guia History (Allow all users to view the full History results).