quinta-feira, setembro 10, 2009

Troque os programas de lugar

Com um ajuste no Registro, altere o local que o Windows usa como padrão para a instalação de programas

Se você está com o drive do sistema cheio e não quer particionar o HD, é possível mudar o local padrão de instalação de aplicativos no Windows. Basta mexer em um item no Registro. Para isso, rode o comando regedit e navegue, no lado esquerdo da janela, ao item HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion. Clique duas vezes em ProgramFilesDir e tecle uma nova pasta (que também pode ser em um drive diferente). Com isso, os programas serão instalados normalmente no diretório escolhido. Lembre-se de que mudanças no Registro podem comprometer o funcionamento do computador. Portanto, é recomendável fazer um backup do Registro antes de qualquer alteração e saber como recuperá-lo em caso de problemas.


Navegue escondido na versão 8 do IE

Você está num computador público e não quer deixar traços de seu percurso na web. Ou, então, está em casa mesmo, mas prefere que os outros membros da família ignorem seu destino. O Internet Explorer 8 facilita sua vida. Um dos recursos da nova versão do programa da Microsoft é a Navegação InPrivite. Quando você visita uma página usando esse modo de privacidade, o IE não armazena nenhuma informação dessa sua sessão de navegação. Isso inclui cookies, arquivos de internet temporários, histórico e o que mais for. O único senão é que extensões e barras de ferramentas que porventura você use ficam desabilitadas.

Há três caminhos para ativar a navegação InPrivate: pelo menu Ferramentas, pela opção Segurança na Barra de Comandos ou com o atalho Ctrl + Shift + P. Na nova janela do browser que o programa abrirá, a etiqueta InPrivate aparece na barra de endereços. Basta fechar a janela para sair desse modo.



MenuApp


Facilita o acesso aos programas e arquivos mais usados, através de um pequeno menu pop-up

Fazer todo aquele longo caminho por entre pastas e menus até conseguir encontrar aquele arquivo que estava procurando, pode ser cansativo e irritante. O aplicativo gratuito MenuApp facilita esse trabalho, ao agilizar o acesso aos seus arquivos e programas mais utilizados.

O aplicativo abre um pequeno menu pop-up exibindo essas informações e onde você escolhe o que quer abrir. Este utilitário gratuito não necessita de instalação e pode ser utilizado onde você quiser.

Dê um duplo clique no arquivo executável do MenuApp e uma lista aparecerá em um pop-up, exibindo todos os arquivos e subpastas do mesmo diretório, e selecionar qualquer um desses arquivos ou programas irá abri-lo ou executá-lo.

Este menu pop-up parece com o que você vê quando configura o menu Iniciar para exibir sua pasta Meus Documentos ou Painel de Controle como um menu, em vez de um link.


Para apontar o MenuApp para pastas diferentes, você pode criar atalhos para o utilitário e modificar a entrada “Start in” para apontar qualquer pasta que você queira. Você também pode iniciar o programa com comandos diferentes e que abram pastas em particular – como O para abrir a pasta Meus Documentos.

Um arquivo que acompanha o download lista todas as opções diferentes, juntamente com instruções de como usar atalhos, entre outras funções. O MenuApp é indicado para quem quer rápido e fácil acesso a seus arquivos e pastas.