segunda-feira, agosto 31, 2009

Explore melhor os mapas no iPhone


Confira dois truques para usar melhor o recurso de mapas que vem embutido no seu smartphone

Olhando a rua
O recurso visão de rua (street view) não fazia parte da vida de quem usava o serviço Google Maps pelo iPhone nas primeiras versões do sistema operacional. Nas versões mais recentes do sistema é possível ter a visão de rua nas localidades em que esse modo está disponível. Mas o acesso ao recurso não é automático. Para chegar a ele é preciso procurar um endereço, clicar no alfinete para que apareça a etiqueta com o nome da localidade e, aí, clicar no ícone do homenzinho para alternar para esse modo. Para retornar à visão normal, clique no destaque do mapa que aparece na visão de rua.



Direto ao aeroporto
Esteja você acessando o Google Maps do computador ou do iPhone, há um jeito fácil de chegar ao aeroporto da cidade que está sendo visualizada: digite as três letras do código do aeroporto no campo de busca e clique em Pesquisar. O Google Maps exibe o aeroporto desejado. Aí é só clicar em instruções e digitar o endereço de partida, caso você queira saber o roteiro para chegar até lá. O código para o Aeroporto Internacional de São Paulo, por exemplo, é GRU e o de Congonhas é CGH. Para saber outros códigos, consulte o site World Airport Codes.


Novos ícones nas pastas do Mac OS



Veja onde encontrar opções bacanas de ícones e como proceder para fazer a personalização das pastas

Você pode mudar o ícone de uma pasta. O problema é achar ícones bem desenhados. Uma fonte pode ser o site Interfacelift.com, que oferece painéis de parede, temas e ícones gratuitos. Pegue lá alguns ícones para Mac. E como usá-los? Clique no ícone selecionado com o botão direito e escolha Obter Informações (lembre-se que este comando também está no botão Ação, na barra de ferramentas do Finder). Abre-se a tela Informações. No canto superior dessa janela há uma imagem. Clique nela. Aparece uma discreta aura em torno da figura. Acione Command + C para copiar o ícone. Agora, abra a janela de propriedades da pasta à qual você quer associar o ícone. Selecione o ícone que está lá e acione Command + V (colar). Pronto! Se isso não der certo na primeira tentativa, repita os passos. Com certeza, vai funcionar. Você pode usar esse mesmo truque se quiser reproduzir o ícone de uma pasta em outra.

Viaje pelas moléculas com o Jmol



Tudo bem que química não é a matéria preferida de muita gente. Mas talvez isso fosse diferente se mais pessoas estudassem usando o Jmol.

O aplicativo, aliás, tem sido cada vez mais usado em escolas. O programa permite visualizar estruturas moleculares em 3D. É possível ver coisas muito simples, como a água, mas o mais legal são as complexas, como o DNA e uma infinidade de proteínas. É preciso, no entanto, baixar os arquivos compatíveis em sites especializados, como o RCSB Protein Data Bank.

Entre os recursos disponíveis no software estão: zoom, exibição de rótulos com os nomes dos elementos químicos, visualização das ligações atômicas e seleção de átomos. Dá também para girar as estruturas em todas as direções. No download estão incluídos também os arquivos necessários para quem quiser incorporar o visualizador a um site.

Depois de tudo isso, vai dizer que não é divertido conhecer as estruturas atômicas da matéria? O maior ponto fraco do Jmol está em não vir com uma biblioteca de moléculas cuidadosamente selecionadas. Mas há uma série de tutoriais e sites na web que ajudam quem quiser aproveitar todas as potencialidades do software.

Stellarium, um planetário no seu PC




Quem gosta de astronomia vai adorar o Stellarium. O programa é um planetário virtual, que permite ver o céu em 3D de acordo com as coordenadas geográficas inseridas.

Ao contrário do Google Earth e do World Wide Telescope, nele não há fotos em alta definição de galáxias ou nebulosas. As imagens que aparecem são as que uma pessoa comum vai conseguir ver a olho nu ou com lunetas, binóculos e telescópios de pequeno porte. Pode parecer uma desvantagem, mas isso permite conhecer mais facilmente o céu e suas constelações. É complicado ter a mesma noção em outros aplicativos do gênero.

Totalmente gratuito, o Stellarium traz um conjunto de dados sobre o objeto celeste que for clicado, como magnitude e distância em relação à Terra. É possível ainda simular os níveis de poluição visual, para obter um céu mais realista – dentro da cidade de São Paulo, é bom colocá-la no nível máximo.

É interessante ter o programa instalado em um notebook, e usá-lo como assistente de observações noturnas. O modo “Noite” põe tudo em tons de vermelho, para não ofuscar a visão se você estiver no escuro. Outro recurso é a possibilidade de conhecer as constelações de diferentes mitologias, como a egípcia e a tupi-guarani. A versão 0.10.2 conta com um novo modo de projeção, chamado “Hammer-Aitoff”, que permite campos de visão bem vastos (até 360 graus).

Gosta de matemática? Use o GeoGebra




O GeoGebra dá uma bela ajuda para alunos de ensino médio no estudo da matemática. Não por acaso, o software acumula um punhado de prêmios internacionais.

Os pontos fortes do aplicativo são as áreas de geometria, álgebra e cálculo. As opções são inúmeras. É possível, por exemplo, visualizar funções e criar modelos bidimensionais ou inserir equações e coordenadas. Por outro lado, podem ser inseridas diretamente. A interface é bem intuitiva e não faltam dicas e tutoriais na web para quem quiser mergulhar fundo no mundo dos números. Um dos pontos de partida é o GeoGebra Wiki.

Funciona como um programa de desenho. Basta escolher uma das ferramentas e traçar as linhas e curvas em um layout em forma de gráfico. Dá para desenhar polígonos regulares ou irregulares, círculos, retas, parábolas e até mesmo hipérboles. Com o programa, é possível ainda verificar ângulos, rotacionar figuras e também calcular áreas. Mas as possibilidades vão muito além.

Pronto para fazer os seus cálculos? Então, deixe régua e compasso dentro do estojo e mãos ao mouse.

Comodo Internet Security protege o Registro do Windows




Se a Comodo já produzia um firewall gratuito de qualidade, com a adição de antivírus, o pacote fica ainda mais interessante.

O programa traz uma interface centralizada de gerenciamento dos aplicativos de segurança, além de acesso rápido a tarefas comuns nesse tipo de software, como a busca e remoção de vírus e a proteção de ataques externos.

O Comodo Internet Security ainda conta com ajustes rápidos para facilitar a instalação de programas sem a avalanche de perguntas normalmente feitas por utilitários de segurança.

Outro recurso bacana é a visualização dos programas que mais baixam e enviam dados à internet, que aparece na interface principal do Comodo Internet Security.

O antivírus tem um sistema de caça e remoção de malware bastante eficiente. Além disso, ele é equipado com um recurso extra que protege o Windows da ação das pragas que alteram dados do Registro - e acabam deixando computador lento ou com problemas na execução dos programas.

A interface do programa, embora um pouco poluída, facilita o acesso às principais funções do aplicativo e traz muitas opções de configuração de segurança.

Limewire 5 integra contatos do Gmail




O LimeWire é um tradicional software para baixar arquivos torrents de imagens, músicas, documentos, jogos e software na internet. Ele utiliza as redes peer-to-peer (P2P) para fazer os downloads dos arquivos.

A maior novidade da quinta versão do programa é a possibilidade de trocar arquivos somente com pessoas conhecidas ou contatos do Gmail e do Facebook. Essa última opção é graças a integração que o Limewire ganhou com os dois serviços populares da web.

O software tem uma interface simples e intuitiva. Nelas se destacam a caixinha de buscas de torrents, os botões que permitem iniciar, parar e pausar o download de um torrent. Em alguns minutos usando o software, o internauta já entende todos os comandos do LimeWire.

Um aspecto interessante do LimeWire é que ele é bem informativo. Quando um arquivo é baixado, ele mostra na tela o percentual concluído, o número de pessoas que compartilham o software e o tempo que falta para acabar. Essas informações, inclusive, são atualizadas em tempo real.

Outros bons destaques do software são suas opções de configuração para rodá-lo em redes com firewall e servidores proxy e para desligar o computador quando um download for finalizado. Um aviso importante: Para rodar o LimeWire no PC, o internauta precisa ter no computador um cliente Java instalado.

Picasa cria álbuns de fotos no YouTube



Na terceira versão, o Picasa continua com sua função básica, que é vasculhar as fotos perdidas no computador e organizá-las em categorias. Mas ganhou novas funções, que o tornaram um programa mais atraente.

Entre elas, estão as novas ferramentas de edição de imagens. Elas permitem corrigir olhos vermelhos, dar pequenos retoques e ajustes finos em fotos. Inclui ainda uma função para permitir ao usuário inserir textos nas imagens preferidas.

Depois de arrumar as fotos, o usuário pode escolher algumas delas para fazer uma espécie de slideshow para apresentar na tela do micro. Se quiser, pode utilizar uma ferramenta do Picasa que ajuda a publicar as mesmas fotos em serviços de álbuns virtuais e até no You Tube.

Os engenheiros do Picasa capricharam bastante no desenvolvimento e fizeram uma inteface bastante intuitiva e simples de usar. Basta um clique para o usuário criar pastas e arrastar as fotos de um lado para o outro.

O Picasa também apresenta recursos de buscas avançados. Nele, é possível pesquisar fotos replicadas no disco. Um filtro facial, inclusive, permite a busca de imagens que contenha rostos de pessoas.

FEBE faz backup dos add-ons do Firefox




O Firefox Environment Backup Extension (FEBE) é um programinha especial para quem equipa o navegador Mozilla Firefox com temas e complementos. Ele faz o backup desses add-ons, permitindo ao usuário sempre ter em mãos esses dados.

O programa é bem esperto. Além de fazer backup das extensões, ele guarda cookies, favoritos e configurações. Nas opções do FEBE, dá para configurar se os dados ficarão armazenados no computador ou em um serviço de storage online (no caso, o Box.Net).

Uma ferramenta bastante interessante do programa é o agendador de tarefas. Com ele, dá para configurar um dia e um horário para o programa realizar um backup das configurações do Firefox. Esse recurso do software ficam acessíveis no menu “Ferramentas” do navegador.

Como a interface do FEBE é bem desenhada e intuitiva, qualquer internauta tem facilidade em usá-lo. O complemento é gratuito e tem versões para o Firefox dos sistemas operacionais Linux e Mac OS.