segunda-feira, agosto 03, 2009

Apague o conteúdo de uma pasta em dois cliques no Win7

Se você precisa rapidamente apagar todo o conteúdo de uma pasta, sabe que o procedimento é um tanto repetitivo e/ou chato. Que tal agilizar isto de tal forma que apenas dois cliques são necessários? Vamos aprender como no Windows 7!

01. Use o arquivo abaixo para rapidamente inserir o comando no menu do botão direito do mouse.

- Apagar conteúdo de uma pasta

02. Para fazer o procedimento de forma manual, abra o Editor de Registro, digitando regedit na caixa de busca do Menu Iniciar.



03. Navegue pelas chaves HKEY_CLASSES_ROOT \ Directory \ Shell, clique com o botão direito do mouse em Shell e escolha Exportar para criar uma cópia de segurança deste setor do registro.



04. Clique novamente com o botão direito do mouse em Shell e aponte para Novo > Chave para criar uma nova chave, com o nome que você deseja para o comando. Faça o mesmo procedimento nesta nova chave para criar a subchave Command.


05. Dentro da subchave Command, dê um duplo clique em (Padrão) e coloque como valor o comando cmd /c \"cd /d %1 && del /s /f /q *.*\". Este é um antigo comando DOS para apagar todo o conteúdo de uma pasta.



06. Você não precisa nem reiniciar o computador. Clique com o botão direito do mouse em alguma pasta e você terá o novo comando – neste exemplo, chamado de Apagar Conteúdo.