terça-feira, outubro 18, 2011

Controle seu PC remotamente com o Chrome


No fim de semana, o Google lançou a extensão Chrome Remote Desktop (ou Área de trabalho remota do Chrome, como queira) para o seu navegador. A extensão permite que você controle remotamente e gerencie um outro Mac, Windows, Linux ou até um Chromebook, vejam vocês, através do Google Chrome, contanto que você tenha a extensão instalada em ambos os sistemas.


Primeira execução do Chrome Remote Desktop.
A extensão pode ser instalada lá pela Chrome Web Store e, para usá-lo, você deve proceder da seguinte maneira:
1. Abra o aplicativo e, se necessário, configure sua Conta do Google para autorizar o aplicativo a fazer algumas ações, como bate-papo, por exemplo.
2. Escolha se você quer compartilhar sua área de trabalho com alguém ou se você quer ajudar alguém usando a área de trabalho dele.
2.1. Se você escolheu a opção de compartilhar sua área de trabalho, o aplicativo te fornecerá um código. Compartilhe-o com a pessoa que irá te ajudar (certificando-se antes que esta determinada pessoa também tem o Chrome Remote Desktop instalado).
2.2. Se você escolheu a opção de ajudar alguém, pegue o código fornecido pelo seu amigo e insira no campo “Código de Acesso”.
3. A sessão compartilhada começará e você poderá controlar o computador do seu colega e auxiliá-lo a resolver algum problema.


Chrome Remote Desktop, com sua interface simples e básica.
O processo funciona ao contrário também: você pode remotamente solucionar problemas de um amigo ou membro da família PC, desde que eles lhe forneçam o código de acesso.
A Google diz que o serviço está disponível atualmente para usuários que estão especificamente em frente à máquina, porém, eles estão planejando expandí-lo para pessoas que desejam acessar seus próprios computadores quando estão longe deles no futuro, sem a necessidade de ter alguém o controlando ou aguardando autorização.