quinta-feira, setembro 03, 2009

Defina prioridades no seu Windows


Recurso do XP e Vista permite privilegiar o processamento de um programa em detrimento de outras aplicações

O Windows permite que se ajuste a prioridade de processamento, concedendo maior poder a um programa do que a outros. Esse ajuste é útil para a execução de tarefas que exijam muitos recursos do equipamento. Pressione a telas Ctrl + Alt + Del para abrir o Gerenciador de Tarefas. Abra a guia Processos e localize na lista o programa que será privilegiado. Clique nele com o botão direito do mouse e selecione Definir Prioridade. Escolha, em seguida, a opção Alta ou Acima do Normal - essas são as opções mais indicadas para melhorar o desempenho de um software.

Recuse a sobrescrição de arquivos

Use a tecla Shift para fazer aparecer a opção Não Para Todos na caixa de confirmação de substituição

Ao copiar ou mover arquivos, quando há a possibilidade de sobrescrever um arquivo existente, o Windows XP pergunta o que você quer fazer. Entre as opções está Sim Para Todos. Se você clicar nesse botão, todos os arquivos com nomes coincidentes serão sobrescritos. Mas não há um botão chamado Não Para Todos, que seria útil para evitar ter de clicar repetidas vezes no botão Não. Se você sente falta dessa opção, saiba que ela existe. Para usá-la, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica em Não.

Desfragmentar no menu de contexto

Truque para inserir o comando Desfragmentar como opção do menu de contexto do Windows XP

Como você já deve saber, desfragmentar os arquivos no disco rígido periodicamente ajuda a manter o bom desempenho do PC. Vejamos como adicionar o comando Desfragmentar ao menu que aparece quando você clica com o botão direito sobre uma unidade de disco. Primeiro, abra o Bloco de Notas e copie os comandos abaixo (note que as duas últimas linhas são, na verdade, uma só):
[version]
signature=“$CHICAGO$”
[DefaultInstall]
AddReg=AddMe
[AddMe]
HKCR,“Drive\Shell\Desfragmentar\command”,,,
“DEFRAG.EXE %1”
Salve o arquivo com o nome desfragmentar.inf. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha Instalar. Quando a instalação terminar, abra a janela Meu Computador e clique com o botão direito sobre uma unidade de disco. Deve aparecer a opção Desfragmentar no menu. Se você clicar nela, uma janela do Prompt de Comando vai se abrir e executar a versão não gráfica do Desfragmentador de Disco. Quando a desfragmentação terminar, a janela será fechada automaticamente.

Atalho para desligar seu Windows

Uma linha de comando num arquivo do Bloco de Notas ativa a caixa de diálogo Desligar o Computador

Você gostaria de criar um atalho na Área de Trabalho para abrir a caixa de diálogo Desligar o Computador? Para isso, abra o Bloco de Notas e escreva nele este comando em JavaScript (tudo numa única linha):
(new ActiveXObject("Shell.Application")).ShutdownWindows();
Salve o arquivo na Área de Trabalho do Windows XP ou do Windows Vista, dando a ele um nome como Desligar.js (atenção à extensão js em vez de txt). Depois, basta dar um duplo clique nesse item para ativar rapidamente a caixa de diálogo Desligar o Computador. Para tornar ainda mais prático e rápido a tarefa, arraste e solte o arquivo da Área de Trabalho para a Barra de Início Rápido.

Acesse fácil os comandos do Office

Para evitar cliques, acrescente os comandos mais usados na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Basta olhar para o Office 2007 para ver que muita coisa mudou na interface em relação às versões anteriores. E embora os programas do pacote sejam menos personalizáveis, é possível fazer alguns pequenos acertos para que eles se adaptem melhor ao seu jeito de trabalhar. As instruções a seguir tratam da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Futuramente, veremos como ajustar outros elementos.

Novas funções
A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido vem com apenas três elementos à mostra (Salvar, Desfazer e Refazer), mas pode incluir novas funções e evitar incontáveis cliques ao longo do dia. Para incluir rapidamente novos comandos a ela, clique na seta Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e, em seguida, no comando que pretende acrescentar. Você pode repetir a operação para cada comando que quiser acrescentar ou, uma opção mais prática, é clicar em Mais Comandos.
A caixa de diálogo que surgirá inclui uma lista bem maior de comandos que podem ser integrados à barra e permite que se faça o ajuste em lote. Basta selecionar as funções no painel à esquerda e clicar em Adicionar para transferir os itens para o painel direito. Se um botão que você julga muito útil não estiver no painel esquerdo, tente escolher outros grupos de comandos no menu Escolher Comandos Em. Quando tiver concluída a seleção, clique em OK.
Para evitar cliques, acrescente os comandos mais usados na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido


Nova posição
O PowerPoint, o Word e o Excel não oferecem muitas opções de deslocamento da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Por definição, ela fica alojada na barra de título. Quem preferir pode deslocá-la para baixo da Faixa de Opções. Para fazer esse ajuste, clique na seta Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e marque Mostrar Abaixo da Faixa de Opções (ou o contrário se ela estiver abaixo e você desejar que ela retorne à posição original). Nessa posição, a barra pode comportar mais comandos, mas, em compensação, tira espaço da área de trabalho.