terça-feira, agosto 18, 2009

Use o botão direito do mouse no Mac

Configure o botão direito do mouse em computadores da Apple para abrir menus de contexto
No sistema operacional OS X, você pode configurar o botão direito do mouse. Para isso, selecione Sistema (ícone da Maçã) > Preferências do Sistema. Clique em Teclado e Mouse e, depois, escolha Mouse. Se o mouse não tem a função botão direito, os dois lados mostram Botão Principal. Selecione à direita Botão Secundário. É o que basta para que o botão direito fique ativo. Com essa mudança, você poderá usar o botão para abrir o menu de contexto, que lista as opções de ação de acordo com a situação. Se você clicar com o botão direito no ícone de um pen drive conectado, por exemplo, poderá selecionar a opção Ejetar no menu de contexto para remover o dispositivo com segurança.

Galeria para a web com o Photoshop


Use recurso do programa gráfico para criar um álbum de fotografias e incrementar páginas da web

Se você tem um site pessoal ou profissional no qual deseja incluir uma galeria de fotos, o Photoshop pode lhe dar uma mãozinha nessa tarefa. Além de gerenciar e visualizar arquivos, o Adobe Bridge, que acompanha o Photoshop, facilita a criação de galerias de fotos para a web. Acompanhe a seguir o roteiro para a montagem de uma galeria.

Início
O primeiro passo é criar um diretório e colocar nele as imagens que vão formar a galeria. Em seguida, no Photoshop, dê o comando Arquivo > Automação > Galeria de Foto na Web. Se quiser, você também pode começar pelo Adobe Bridge, acionando Tools > Photoshop > Web Photo Gallery. Abre-se a janela contendo as opções que você deve configurar.

Definições

Em Estilos existem as opções de layout para escolher, conforme seu gosto e as imagens selecionadas. No quadro Imagens de Origem, no menu Usar, selecione o diretório de origem das imagens da galeria. Se preferir, há também a opção de fazer a galeria apenas com as imagens selecionadas no Bridge, caso você tenha iniciado o processo com o Bridge. Clique no botão Procurar e indique o diretório onde estão as fotos, se for o caso. Acione o botão Destino e aponte uma pasta em que o Photoshop deverá gerar os arquivos HTML com as imagens. Na caixa Opções, se você escolher a opção Geral, serão criados arquivos HTML. É a alternativa mais comum. Dê OK.

Arquivos criados

O Photoshop consome algum tempo abrindo todas as imagens escolhidas e salvando-as nos padrões adequados à galeria. Aguarde. Dependendo do tamanho e da quantidade das imagens, o processo pode ser relativamente longo. No diretório de destino, o Photoshop cria três subdiretórios: thumbnails, images e pages. No primeiro, salva cópias de todas as imagens na forma de miniaturas. No outro, escreve as mesmas imagens em tamanho maior. No terceiro, ficam os arquivos HTML que contêm as páginas. Na raiz do diretório, ficam alguns arquivos de trabalho, entre os quais index.htm, o documento que abre a galeria. Para colocar esses arquivos na web, copie todo o conteúdo do diretório para o site e crie um link para o arquivo index.htm.

Mantenha a privacidade no Vista


Limpe ou esconda de vez as listas dos últimos programas e arquivos abertos no computador

Para dar uma mão, o Windows Vista inclui uma lista de itens recentes no menu Iniciar a apresenta os últimos programas abertos. Esses elementos são podem ser úteis se você quiser editar ou concluir um trabalho iniciado há pouco. Quem está preocupado com privacidade, no entanto, talvez prefira esconder essas listas. Se quiser apenas limpar a relação Itens Recentes, clique na opção com o botão direito do mouse e selecione Limpar Lista de Itens Recentes.

Para uma solução mais radical, que elimine as listas de vez, clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e selecione Propriedades. Na tela seguinte, abra a guia Menu Iniciar e desmarque, sob Privacidade, os itens Armazenar e Exibir Uma Lista dos Arquivos Abertos Recentemente e Armazenar e Exibir Uma Lista dos Programas Abertos Recentemente.



Três dicas de arquivo do Office 2007


Como alterar o local de armazenamento e o formato padrão dos arquivos no pacote da Microsoft

O Office 2007 difere das versões anteriores do pacote de escritórios em vários aspectos. Dois deles são a interface e os novos formatos de arquivo. Confira a dica para mudar o formato que os programas usam por padrão, verificar a compatibilidade dos trabalhos com versões antigas e escolher um novo local para armazenar seus dados.

Os aplicativos do Office 2007 trabalham com novos formatos de arquivo. Se você vai salvar seu trabalho para ser aberto em versões antigas do programa por pessoas que não instalaram o pacote de compatibilidade do Office há a opção de salvá-lo no formato anterior. Quando essa regra precisa ser seguida sempre, no entanto, é tedioso ter de localizar o formato antigo na lista Tipo. Nesse caso, a melhor saída é mudar o formato padrão de salvamento. Clique no Botão Office e em Opções do programa aberto e clique na categoria Salvar. Clique na seta ao lado da linha Salvar Arquivos Neste Formato e escolha a opção desejada na lista.

Alguns recursos disponíveis nas versões 2007 dos aplicativos do Office são incompatíveis com os formatos antigos do pacote. Ou seja, se você criar um arquivo no novo Office e decidir salvá-lo no formato antigo terá de arcar com algumas perdas. Para conferir se o documento contém itens incompatíveis com versões anteriores, acione Botão Office > Preparar > Executar Verificador de Compatibilidade. O verificador lista os itens e as perdas que terão no formato antigo.

Por padrão, o Word, o Excel e o PowerPoint armazenam seus arquivos na pasta Documentos (Meus Documentos, se o sistema operacional em uso for o XP). Se você aceitar a sugestão dos aplicativos, nenhum problema: sempre que precisar procurar um documento, uma planilha ou uma apresentação é nessa pasta que terá de vasculhar em primeiro lugar. Mas, e se você preferir escolher outro lugar para guardar suas produções? Clique no Botão Office e clique Opções do programa em uso (se for o Word, clique em Opções do Word, por exemplo) e, por fim, clique na categoria Salvar. Na linha Local Padrão do Arquivo, clique no botão Procurar e escolha uma nova pasta de armazenamento.