quinta-feira, agosto 20, 2009

Instalações à mão no pen drive


Se seu pen drive tem bastante espaço, vale a pena investir alguns megabytes para armazenar versões de instalação de aplicativos essenciais, já que o micro de um amigo pode não ter esses programas. Assim, além de ajudá-lo, você não fica dependente de um download que pode ser demorado se a conexão for lenta. Um pacote básico começa com um browser (Firefox ou Opera, conforme sua preferência), um utilitário de compactação e um pacote de codecs. Adicione o que mais for essencial ao uso diário. Uma opção para automatizar a montagem desse pacote e a atualização dos aplicativos é usar o Ketarin, que recebe a lista de programas desejados e baixa os pacotes de instalação com um clique.

Preserve as informações do orkut

Truques para fazer cópia de segurança de contatos e scraps na rede de relacionamentos orkut

Se você não quer perder informações de contatos e scraps armazenados na rede de relacionamento orkut, confira estes dois truques.

Baixe os contatos
Um truque simples para não perder dados no orkut é o download dos amigos no serviço. Isso facilita a adição deles posteriormente, além de não se perderem os contatos, caso um orkuticídio esteja em seus planos. Para isso, clique no link Amigos, no topo da página do orkut, depois de fazer o login no serviço. Na seção Gerenciar Contatos, clique em Exportar Contatos. Será gerado um arquivo no formato CSV, que pode ser importado em programas de agenda ou aberto em planilhas, como o Microsoft Excel. Nesse arquivo há todos os contatos, com nome completo e e-mail.

Scraps para sempre

Dá para usar um serviço para fazer o backup dos recados, os scraps, no orkut. Para isso, o escolhido é o popular O Curioso. Além de servir para seguir os recados dos outros, o serviço também pode ser usado para manter cópias de seus próprios scraps. Fica faltando uma opção de exportação, mas usar o serviço vale a pena para manter cópias de recados antigos sem precisar deixá-los no orkut. Para usar o serviço, basta criar um login e adicionar seu próprio usuário do orkut para ser monitorado.

Equações vivas nos textos do Word


Elementos podem ser salvos como blocos de construção para uso posterior e se mantêm editáveis

Para estudantes e professores de ciências exatas, o editor de equações do Word 2007 é um recurso muito fácil de usar. Ele aparece numa subguia quando se aciona Inserir > Equação. Você pode salvar a equação como um bloco de construção. Clique na seta à direita do objeto e escolha Salvar Como Nova Equação. O objeto equação se mantém vivo. Clique nele e edite-o, quando necessário. Também é possível copiá-lo e colá-lo em outro documento. Mas atenção: esse objeto só funciona em documento com formato novo. Colado num arquivo DOC, ele perde a capacidade de ser editado e passa a ser uma imagem bitmap.

Pastas favoritas no Windows 7


Recurso do novo Windows baseia-se no uso, mas também admite a personalização manual

No Windows 7, o Windows Explorer mostra as pastas favoritas do usuário com base em sua utilização. Mas é possível adicionar manualmente uma pasta à lista rapidamente. Para isso, no Windows Explorer, navegue até o diretório a ser acrescentado. Depois, clique com o botão direito do mouse no item Favoritos. Escolha a opção Adicionar Local Atual a Favoritos. Para retirar uma pasta da lista de favoritos, basta clicar nela com o botão direito do mouse e escolher Remover.

Duas janelas para conferir a planilha

A melhor opção para conferir dados de planilhas muito extensas é trabalhar com duas janelas ao mesmo tempo

Está trabalhando na célula A1, mas precisa conferir um dado que está na célula M37? Não é preciso rolar a tela na horizontal e na vertical para procurar a informação e voltar à célula inicial. O Excel facilita esse trabalho com a criação de uma nova janela. Na guia Exibição do Excel 2007, clique em Nova Janela. Depois, clique em Organizar Tudo e selecione a disposição que achar mais conveniente. O Excel exibe a mesma planilha em duas janelas que podem ser movimentadas independentemente – mas a alteração de dados em uma é refletida automaticamente na outra. Quando não precisar mais das duas janelas, basta fechar uma delas.