terça-feira, agosto 11, 2009

Hora de limpar o histórico do browser

Como remover registros de sites visitados e outras informações pessoais do Firefox e do Internet Explorer

Há um jeito rápido de eliminar itens do histórico de navegação do Firefox e do Internet Explorer 8, que é apagá-los da lista de sugestões de endereço da barra correspondente. Mas esse método não é prático se você pretende excluir várias entradas. Veja como fazer uma limpeza mais criteriosa nos dois navegadores mais populares: o Firefox e o Internet Explorer.

Remoção no Firefox
Se você usa o Firefox, clique em Histórico > Exibir Todo o Histórico. A janela Biblioteca se abrirá para exibir a lista de sites visitados. Para simplificar seu trabalho, é possível ordenar a lista por nome, endereço, marcador, data da visita e número de visitas, entre outras classificações. Basta clicar no nome da coluna. Caso o critério pelo qual você quer organizar a lista não esteja visível, clique num dos itens aparentes com o botão direito do mouse e escolha o desejado no menu. Escolhido o registro na lista, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Excluir. O Firefox permite a seleção de mais de um item ao mesmo tempo para exclusão. É só apertar e manter pressionada a tecla Ctrl enquanto se clica

Como remover registros de sites visitados e outras informações pessoais do Firefox e do Internet Explorer


Limpeza no Internet Explorer

O Internet Explorer é menos flexível que o Firefox em relação à seleção dos sites visitados para exclusão. No navegador da Microsoft, você tem de eliminar toda a lista ao mesmo tempo. Clique em Ferramentas > Excluir Histórico de Navegação. Em seguida, marque o que quer eliminar (cookies, hitórico, temporários etc.) e clique em Excluir.

Configurações do histórico

Tanto o Firefox quanto o Internet Explorer permitem que você controle o que o browser deve memorizar. No programa da Mozilla, clique em Ferramentas > Opções > Privacidade. Você pode estabelecer o tempo de memorização do histórico e definir se quer ou não que o navegador guarde dados fornecidos a formulários e downloads realizados, se aceita cookies e se deseja que o programa limpe seus dados pessoais sempre que você fechá-lo. Mais: se você clicar no botão Configurações poderá informar ao navegador o que quer que ele elimine quando você pedir a limpeza.

No Internet Explorer, clique em Ferramentas > Opções de Internet e, na guia Geral, clique em Configurações na área Histórico de Navegação. No programa da Microsoft você poderá definir o espaço em disco destinado ao armazenamento do histórico, o local de armazenamento e o tempo de armazenamento da lista, além de estabelecer como o programa deverá atualizar as páginas armazenadas. Clique em OK quando concluir. Na guia Geral, você indicar também se quer que o browser sempre limpe o histórico ao ser encerrado. Para isso, é só marcar a opção Excluir Histórico de Navegação ao Sair.