sexta-feira, julho 09, 2010

Conheça o modo todo poderoso do Windows 7

Superpainel: dezenas de configurações do Windows 7 num só lugar

Um truque permite criar um superpainel de controle no Windows 7, concentrando uma enorme lista de configurações do sistema no mesmo local.

Usuários americanos apelidaram o superpainel de God Mode (Modo Deus). Esse é o nome daquele modo em que o protagonista de um jogo de ação ganha munição infinita e todas as armas disponíveis. O apelido é um exagero, é claro. Mas o truque – uma espécie de “ovo de Páscoa” escondido no Windows 7 – não deixa de ser interessante. Ativar o modo todo poderoso é simples. Basta criar uma pasta e dar a ela um nome com um código hexadecimal específico como extensão. Tente, por exemplo, este nome:

PoderTotal.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Feito isso, a pasta passa a ser identificada com o ícone do Painel de Controle. Dentro dela, aparecem dezenas de ícones para acesso a configurações do sistema. Me disseram que isso funciona também no Windows Vista. Mas, num teste rápido que fiz no INFOLAB, não funcionou. Cada vez que eu tentava abrir, apagar ou renomear a pasta, o Windows Explorer travava e era reiniciado. Já no Windows 7 não houve problemas e o superpainel funcionou como esperado.

Atualização Importante

Como observaram alguns leitores, o truque funciona no Windows 7 de 32 e 64 bits e no Windows Vista de 32 bits, mas não no Windows Vista de 64 bits. Nesta última versão do sistema, acontece a falha que descrevi acima. Se isso aconteceu com você, siga estes passos para remover a pasta problemática:

Entre no Modo de Segurança. Para isso, tecle F8 durante a partida do micro e escolha a opção Modo de Segurança com Prompt de Comando.

No Prompt de Comando, navegue até a pasta onde você criou o superpainel. Se ele estiver, por exemplo, na Área de Trabalho, o comando para chegar até lá será este (Nome é o nome do usuário): cd \Users\Nome\Desktop

Apague a pasta que você criou com o comando rd, como neste exemplo:

rd PoderTotal.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Se quiser confirmar que a pasta foi apagada com sucesso, use o comando dir para listar os arquivos e pastas. Depois, tecle Ctrl+Alt+Del para reiniciar o micro e sair do Modo de Segurança.

Desligue mais rápido o Windows 7

Ao ser desligado, o Windows 7 dá um tempo para que processos malcomportados sejam finalizados. Uma opção para agilizar o desligamento é reduzir essa espera. Para isso, tecle Windows e, no campo de busca, escreva o texto regedit. Navegue, na parte esquerda da janela, até Hkey_Local_Machine > System > CurrentControlSet > Control. Do lado direito, clique duas vezes em WaitToKillServiceTimeout. Mude o valor de 12000 para 4000 e clique em OK. Com isso, o tempo limite para esperar por processos passa de doze para quatro segundos. Vale lembrar que, após esse tempo, os processos serão fechados de forma abrupta, possivelmente perdendo dados, se eles não foram salvos em disco. Assim, ao usar essa dica, sempre grave tudo antes de dar o comando para desligar o micro.