sexta-feira, agosto 21, 2009

Faça backups do registro do Windows

O Windows já apresenta um utilitário que também faz backup do registro (a Restauração de Sistema), mas se você procura algo específico, o gratuito RegBak é uma boa opção.

01. Quando você iniciar o programa, ele já pergunta onde o backup do registro será salvo (Select a folder to save the registry) e quais áreas serão salvas (System, Current User e Other available hives). Você também pode entrar nas opções do programa (Options) e ver os antigos backups (Backups).


02a. Nas opções, você pode definir a pasta padrão para backups (Default Backup Folder) e definir quando apagar backups antigos – mais velhos que uma quantidade de dias (Delete backups that are older than) ou os últimos backups feitos (Delete all backups expect the last).

02b. Já no caso dos backups, clique em Search para localizar os backups feitos e escolha Restore para restaurar o backup selecionado.
03. Durante o backup, o RegBak mostra os passos do processo.
04. Para restaurar um backup específico, execute o RegBak na mesma pasta do backup salvo (o próprio programa cria uma cópia de si mesmo para cada pasta) e clique em Next>. Clique em Options para definir quais setores serão restaurados (System, Current User e/ou Other Users).


Tenha a barra de tarefas do Windows 7 no XP!

Remover formatação da seleção

Uma das novidades mais visíveis do Windows 7 é sua nova barra de tarefas. Se você quer ter algo parecido (mas sem as mesmas funcionalidades) no bom e velho Windows XP, o software gratuito ViGlance faz um excelente trabalho:

01. Como o programa não tem instalador, basta executar o programa ViGlance OneSetep.exe.

02. O programa já é executado e, por padrão, também substitui o Menu Iniciar. Note na imagem que há mais de uma janela do Windows Explorer aberta – o que significa que o ViGlance também imita o agrupamento de botões do Windows 7.
03. As janelas do (neste caso) Windows Explorer podem ser acessadas também de forma semelhante à vista no Windows 7, mas sem thumbnails mostrando miniaturas de cada janela.
04. Se você clicar com o botão direito do mouse em qualquer botão, a opção Pin o fixa na barra de tarefas, criando um atalho para o programa em questão – note que esta funcionalidade também está na barra de tarefas do Windows 7.
05. As opções do ViGlance pode ser acessadas pelo ícone do programa na bandeja do Windows. Escolha Options.
06. Você pode ativar/desativar o novo botão iniciar (Enable Start button), o efeito de transparência na barra de tarefas (Enable Windows Taskbar Transparency), o agrupamento de botões da barra de tarefas (Automatically Show Group Submenu) e o início do ViGlance com o Windows (Start ViGlance with Windows).