domingo, março 21, 2010

Enviando e Recebendo SMS pelo modem 3G

Você pode usar o seu serviço 3G para enviar e receber mensagens SMS, além de navegar. Eis aqui o que eu fiz para conseguir isso, junto com algumas observações sobre as linhas de comandos e os programas disponíveis.

Modem 3G usado

  • ZTE MF622
  • lsusb:
  • Bus 001 Device 004: ID 19d2:0001 ONDA Communication S.p.A.

Operadora

  • Vivo
  • Plano Vivo Zap 250Mb

Programas usados

Para enviar

  • gsmsendsms

Para receber e/ou enviar usando o spool

  • gsmsmsd (daemon)

Ambos contidos no pacote gsm-utils, no Debian Lenny

O dispositivo padrão de modem que estes dois programas procuram é o /dev/mobilephone. Por isso o dispositivo teve que ser especificado, nas linhas de comando abaixo.

1. Configurando

Para enviar e receber mensagens, é necessário saber o dispositivo de modem a ser usado e o número telefônico da central de envio de mensagens.

1.1. Sobre o dispositivo de modem:

Com o modem MF622 configurado segundo a dica "Modem 3G ZTE MF622 com Operadora Vivo, no Debian Lenny", você terá três dispositivos ttyUSBx:

 
  /dev/ttyUSB0
  /dev/ttyUSB1
  /dev/ttyUSB2

Um pouco estranho, mas é isso mesmo, três dispositivos com um só modem. Aqui no meu equipamento de teste o USB1 está inativo. Então usei os modems ttyUSB0 e ttyUSB2.

2. Enviando SMS

Para enviar uma mensagem sem necessariamente estar rodando o daemon, você pode usar diretamente o gsmsendsms:

 
gsmsendsms -d /dev/ttyUSB0 -C +550101102010 -b 19200 91119222 "Oi, fulano"

onde:

-d

dispositivo usado

-C

número da central de envio de mensagens da Vivo.

Para outras operadoras, é necessário saber os telefones das suas centrais. Tentei descobrir isso, mas foi uma busca inútil, pois internet afora, os usuários dizem que os números parecem mudar com o tempo. Alguém confirma? Além disso, não há como testá-los sem assinar o serviço. Então, vá em frente e procure os da sua operadora, você mesmo.

 
  -b : baudrate (outros valores podem ser testados aqui)

O gsmsendsms, então, envia o SMS do número do seu modem para o número celular 91119222, com a mensagem "Oi, fulano".

3. Recebendo e enviando SMS

A forma de receber mensagens é rodando um daemon que fica ouvindo o dispositivo:

 
  gsmsmsd -d /dev/ttyUSB2

O daemon vai ficar ocupando o terminal, à espera de mensagens. Quando chegar uma, ele imprimirá na tela, assim:

 
  Type of message: SMS message
  ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ---------
  Message type: SMS-DELIVER
  SC address: '550112102010'
  More messages to send: 1
  Reply path: 0
  User data header indicator: 0
  Status report indication: 0
  Originating address: 'meu-número-de-cel'
  Protocol identifier: 0x0
  Data coding scheme: default alphabet
  SC timestamp: 01/06/2010 02:14:20 PM (+0200)
  User data length: 22
  User data header: 0x
  User data: 'teste pra dicas-l'
  ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ---------

(O que importa é o texto do SMS, que será a última linha dessa saída, o "User data")

O único problema aqui é que eventualmente o gsmsmsd erra e sai, com avisos semelhantes a esse:

 
  gsmsmsd[ERROR]: unexpected response '+ZMTime: 5;' when sending 'AT'

E se isso acontecer, você para de receber os SMS. O que eu fiz foi embrulhar o

gsmsmsd num laço while, que roda o programa novamente, se ele sair. Assim:

 
  while true ; do
        time gsmsmsd -d /dev/ttyUSB2 -s sms -C +550101102010
  if [ $? = 1 ] ; then
        continue
        else
        break
  fi
  done

(o "time" é opcional, serve para mostrar por quanto tempo o daemon rodou, antes de errar.

Pode omitir, se quiser.)

Nesse laço while, inseri também outros parâmetros, veja:

 
  -s sms

Define como spool o diretório "sms", dentro do meu $HOME

 
  -C +550101102010

Instrui o daemon a ligar para esse número para o envio da mensagem.

Com isso rodando, posso enviar um SMS assim:

 
  echo "91119222
  Nova mensagem de testes para dicas-l" > sms/sms1

O comando acima mostra como o arquivo deve ser salvo em sms/:

Primeira linha com o telefone do destinatário.

Segunda em diante, texto da mensagem.

Qualquer nome de arquivo serve.

Dois detalhes

a mensagem deve ter no máximo 160 caracteres. O daemon consulta o spool a cada cinco segundos. Depois de enviado o SMS, o arquivo é apagado.

Nesse laço, você pode comandar Ctrl+C (a forma indicada na man page para sair), que o laço interrompe. Se o gsmsmsd errar e sair, cai no caso do "continue", e o laço roda novamente o daemon.

Repare que, como existem dois dispositivos ativos, você pode fazer combinações de funcionalidades com eles. Você pode rodar o wvdial no primeiro, se conectar, e deixar o segundo para ouvir e enviar mensagens.

Outros programas a serem testados

gammu - Ferramenta de linha de comando para controle de modems. Tem diversas funções interessantes, inclusive de resgatar mensagens armazenadas no modem, o que não consegui com o gsm-utils. Em meus testes, teve um funcionamento irregular. Após um certo momento, parou de se comunicar com o dispositivo, definitivamente. Por isso não pude usar em produção. Provavelmente o suporte ao dispositivo seja incompleto.

kmobiletools - Ferramenta gráfica do kde, para controle de modems e celulares. Com funções de recebimento e envio de mensagens, mostrador de intensidade de sinal da rede e da bateria (para celulares), caderno de endereços e outras. Bem interessante, também, inclusive porque permite configurar ações a serem executadas quando uma mensagem chega, como alguma forma de chamar a atenção. Isso é melhor do que a solução de ter a mensagem mostrada no terminal, onde pode passar despercebida. O problema com esse programa, novamente, é o suporte ao dispositivo. O modem usado é parcialmente suportado, e o envio de mensagens não funcionou confiavelmente. Além disso, às vezes as mensagens chegam com caracteres incompreensíveis.

E é isso. Feliz sms'ing!

Como fazer dual boot com Windows 7

Quem tem pelo mens 40GB de espaço disponível no disco rígido do seu PC (seja ele notebook ou desktop), pode ser uma boa ideia instalar o Windows 7 e manter a versão atual do sistema operacional instalada. A principal vantagem de se fazer isso é assegurar que as aplicações ja instaladas no PC irão continuar a funcionar, apesar de o Windows 7 oferecer o modo de compatibilidade.

O procedimento de instalação é relativamente simples e a maior dificuldade está em diminuir a partição do disco rígido para liberar espaço para o novo sistema operacional.

Antes de começar, é recomendado fazer um backup de seus dados ou mesmo criar uma imagem de seu sistema antigo. Isso é importante porque vamos alterar a estrutura de arquivos do disco rígido; caso aconteça algo errado, como acabar a energia elétrica durante o processo, os dados podem ficar seriamente comprometidos

Um bom programa para criar uma imagem, com interface extremamente amigável, é o Macrium Reflect Free.

Backup feito, o próximo passo é buscar um programa para particionar o disco rígido. Sugerimos três opções, todas versáteis e que redimensionam partições sem apagar nada.

Programa de gerenciamento do computador: Se você utiliza o Windows Vista, já tem um. Para acessá-lo, clique em Iniciar e, em seguida, com o botão direito do mouse, clique em Computador. Agora escolha o item Gerenciar.

No painel esquerdo do programa, escolha o item Armazenamento. Agora clique em Gerenciamento de disco. No painel ao lado direito, estará a visualização do seu disco. Clique com o botão direito do mouse, como mostra a figura abaixo, e no menu que se abre, escolha a opção Diminuir volume.



Agora é com você: escolha o tamanho desejado para a partição do Windows 7. A dica é seguir o bom senso e deixar espaço suficiente para se trabalhar com os dois sistemas instalados.

EASEUS Partition Master: Muito fácil de usar, com interface gráfica intuitiva. Pode ser instalado tanto no Windows XP, quanto no Vista. Entretanto, a versão gratuita suporta apenas sistemas de 32 bits. Caso seu sistema seja de 64 bits


GParted Live: É um dos utilitários que vieram do código aberto do Linux e o download pode ser feito no site da Sourceforge. O arquivo está em formato ISO e é necessário gravar um CD para a instalação ser feita. Faça o download gratuito do ISO Recorder para montar o CD com o GParted Live.

Com o disco pronto, faça o boot com ele e sua execução será automática. Depois de carregado, basta redimensionar a partição.

Seja qual programa for utilizado, recomendamos diminuir a partição (do XP ou Vista) em, no mínimo, 40 GB. Isso será suficiente para instalar o Windows 7 e ter espaço para outros programas.

Feita a divisão das partições, basta iniciar o computador com o DVD do Windows 7 e começar a instalação na partição nova. Quando o sistema perguntar o tipo de instalação que você deseja, escolha Personalizar (avançado). Na tela em que aparece a pergunta Onde você deseja instalar o Windows?, selecione a opção Espaço não alocado.

O programa de instalação do Windows 7 irá criar automaticamente uma tela de dual boot. Ao ligar o computador, uma tela exibe os sistemas instalados para que o usuário escolha qual sistema deve ser carragado.

Qualquer que seja a versão do Windows escolhida, a outra partição será visível como outra unidade de disco. Isso significaque é possível acessar todos os seus arquivos em ambas versões do Windows.

Cancelando todas as impressões rapidamente




Todos sabem o quanto é chato quando queremos cancelar a impressão de algum arquivo e demora demais, mas agora ensinarei a cancelar TODAS as impressões rapidamente no Windows XP:


  1. Abra o Prompt de comando (Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando, ou digite cmd no Executar).


  1. Depois de aberto, digite net stop spooler, aparecerá a mensagem O serviço de Spooler de impressão foi finalizado com êxito.


  2. Agora digite net start spooler, aparecerá a mensagem O serviço de Spooler de impressão foi iniciado com êxito.


  3. Pronto, agora é só clicar com o botão direito sobre o ícone da impressora ao lado do relógio e selecionar a opção Atualizar.



Atenção: Este processo fará com que todas as impressões da lista sejam canceladas.

Removendo atualização Anti - Pirataria Windows 7

1 – Vá em Iniciar >Painel de Controle >Programas e Recursos ou Desinstalar um Programa.
2 – No canto superior esquerdo tem escrito ” Exibir atualizações instaladas”.
3 – Clique em cima, irá aparecer uma lista de atualizações separada em Grupos.
4 – Procure o grupo ” Microsoft Windows”.
5 – Agora procure pela atualização ( KB971033).
6 – Clique com o lado direito do mouse em cima dela e clique em Desinstalar.
7 – Pronto, você já retirou a Atualização, mas ainda esta alertando que o Windows é falso, isso ocorre porque você retirou apenas o registro da Atualização.
8 – Para fazer ele voltar a funcionar normalmente você precisa de um programa que remove os arquivos da Atualização.
9 – Remove WAT 2.2: DOWNLOAD DELE AQUI
10 – Faça o download do arquivo, descompacte e execute o Programa.
11 – Irá abrir uma janela com 3 botões principais, no primeiro estará escrito “WAT alrady removed!”, clique nele, logo em seguida ele irá pedir para reiniciar, se não pedir reinicie você mesmo.
12 – Quando o PC ligar novamente já estará sem os avisos de falsificação e novamente “Original”.
13 – Para garantir que isso não irá se repetir, vá em Iniciar >Painel de Controle >Windows Update.
14 – Clique em atualizações importantes, localize a atualização (KB971033).
15 – Com o lado direito do mouse clique nela e clique em “Ocultar Atualização”.
16 – Pronto, agora você não precisa mais se preocupar com o seu Windows “Original”.

Como Formatar Seu PC - Passo a Passo


Você precisará dos seguintes itens:
- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a serial-key)
- Drivers de seus dispositivos
Primeiramente é necessário que você configure sua BIOS para dar boot , procure isso no manual de sua Placa mãe. Após Configurado deverá aparecer a seguinte mensagem antes de Iniciar o Windows.
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…
Pressione Alguma coisa, depois disso irá iniciar alguns testes e logo irá aparecer uma tela com 3 opções:
- Instalar o XP
- Entrar no console de recuperação
- Sair da instalação

Tecle ENTER Para iniciar a instalação, feito isso a instalação irá procurar versões anteriores do Windows. Aparecendo uma nova tela Navegue com as setas até onde você gostaria de instalar o seu windows (Normalmente em C, selecionado! Agora tecle D e após irá aparecer duas confirmações, Primeiro Tecle ENTER , depois tecle L.

Pronto, a partição foi excluída e temos um HD “vazio”. Agora, tecle C e depois ENTER
Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

Com o reinicio do sistema irá aparecer novamente a mensagem
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…
Não aperte Nenhuma tecla. Siga a risca como o tuto ensina!

Configurando
Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc.). Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc… continue seguindo as instruções.

Agora aguarde mais um pouco até aparecer área de trabalho do Windows!!
Parabéns, Seu Computador já está formatado, agora basta adicionar os Drivers.

Adicionando Drivers
O Maior problema quando formatamos uma maquina são os “Benditos” drivers!
Após Beckup ou mesmo quando baixa alguns drivers da net, eles não são executaveis. O Jeito é instalar na raça Mesmo. Abaixo irei ensinar como instalalos na falta do setup.exePrimeiro aperte ao mesmo tempo a Tecla com o Simbolo do Windows e o Pause Break,aquele ao de NUM LOCK. Caso Não consiga fazer este atalho vá em

Painel de Controle>Sistema. Feito isso em ambos os casos deveram abrir a aba SISTEMA.
Agora vá em Hardware>Gerenciador de dispositivos. Procure o icone de Interrogação Amarelo.
Clique com o botão direito em cima do icone e vá em atualizar driver, na proxima tela cmarque em “Não, Não Agora” clique em next, agora marque a opção Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e avance. Na próxima tela, deixe marcada a opção Procurar o melhor driver nestes locais. Desmarque a opção Pesquisar mídia removível e marque Incluir este local na pesquisa. Clique em Procurar e selecione a pasta onde o driver está descompactado.O botão Ok só estará disponível se no diretório apontado houver um driver. Clique em avançar. O Windows identificará o driver, e caso seja o correto, instalará. Caso não seja este, surgirá uma tela informando que não é possível continuar o assistente, pois não foi encontrado o driver correto. Quando isso acontecer, procure outro driver, e recomece o processo. Em caso de sucesso, uma tela informará que correu tudo bem e o hardware está pronto para ser usado.

Como criar uma rádio online

A partir deste tutorial podem aprender como criar a sua própria radio online totalmente grátis a partir de pequenos passos fáceis de executar.

1. Fazer o download do Windows Media Enconder:http://www.streamwebtown.com/download/windows_encoder9_32bit.exe

Citar

2. Ir ao menu Iniciar, Programas e na pasta windows media escolher windows media player.


3. Criar nova sessão seleccionando 'Broadcast a live event' e clicar em 'Ok'.


4. Marque a opção Audio e em seguida carregar em 'Ok' .



5. Seleccione a opção"Push to a Windows Media Server" e clique em 'Next' novamente.

6. Na caixa "Server Name" introdução 'streamwebtown.com' e escolha o nome da sua radio (sub-endereço) em "Publishing Point" e clicar em 'Next'.


7. Na opção Audio, seleccionar a opção com qualidade de CD ou FM, e carregar em 'Finish'.


8. Em seguida vai aparecer uma janela de login, no username escrever User e na password digite Stream, aconselho a marcarem a opção Remember Password para não estarem sempre a escreva quando criarem nova sessão.


8. Vai aparecer uma janela e clicem em 'Ok'


9. E por fim carregar no botão 'Start Encoding'
E agora podem testar a vossa radio a partir de:
http://streamwebtown.com/oteupublishingpoint

PS: Substituir oteupublishingpoint por o que escolheu na caixa da opção publishingpoint (nome da rádio)


http://streamwebtown.com/oteupublishingpoint