quinta-feira, junho 11, 2009

Tutorial do Fedora, parte 2

O Fedora não inclui softwares não-livres ou componentes cobertos por patentes, o que deixa de lado o suporte na arquivos AAC, MPEG-4 e até mesmo MP3, sem falar na falta de suporte a flash e DVDs, uma política bem mais estrita do que a adotada no Ubuntu, por exemplo. Com isso, uma instalação limpa do Fedora é virtualmente inútil em relação a multimídia. Basicamente, as únicas coisas que você conseguirá ouvir são CDs de música e arquivos .wav.

As versões recentes do Fedora incluem o assistente do PackageKit, cuja função é monitorar a abertura de arquivos e se oferecer para instalar os visualizadores para formatos de arquivos não-suportados. A ideia seria que, ao tentar abrir um arquivo qualquer, ele verificasse qual é o aplicativo que oferece o melhor suporte a ele e se oferecesse para baixá-lo automaticamente. Parece bom no papel, mas na prática não resolve o problema dos formatos proprietários, simplesmente por que o PackageKit não tem informação sobre os codecs para formatos proprietários e não sabe como baixá-los.

Como de praxe, a solução é instalar os pacotes manualmente, através do uso de repositórios adicionais, mais especificamente, do RPM Fusion (http://rpmfusion.org/), que é a junção dos projetos Dribble, Freshrpms e Livna, que no passado ofereciam repositórios separados.

Ele pode ser instalado de duas maneiras. A primeira, mais simples, é fazer a ativação diretamente através do Firefox. Basta acessar o http://rpmfusion.org/Configuration e clicar no link referente à versão do Fedora em uso. Use a opção de abrir o pacote usando o gerenciador de arquivos e confirme a senha de root (e os avisos sobre a assinatura GPG faltando) para concluir a ativação:

maa95e03

O RPM Fusion é composto de dois repositórios separados: o "free", que é o repositório com pacotes extra disponibilizados sob licenças livres e o "nonfree", que é o repositório com os codecs e componentes proprietários em geral. É preciso ativar ambos.

A segunda opção é fazer a instalação via linha de comando, instalando os pacotes usando o "rpm -Uvh". Nesse exemplo, os pacotes estão sendo instalados diretamente via web, mas você poderia também baixá-los e instalá-los localmente:

# rpm -Uvh
http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm
# rpm -Uvh
http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm

O que estes dois pacotes fazem, é simplesmente adicionar os arquivos de configuração referentes aos dois repositórios dentro da pasta /etc/yum.repos.d/", similar ao que faríamos ao adicionar uma linha com um novo repositório no arquivo "/etc/apt/sources.list" do Debian.