quinta-feira, junho 11, 2009

Copiando instalação do Windows e integrando o SP3

Crie uma pasta temporárias em algum local de fácil acesso no HD para a instalação do Windows XP (como exemplo, usarei D:\XPSP3). Copie todo conteúdo do CD do Windows XP para a pasta. Para garantir que tudo seja copiado, é importante exibir os arquivos ocultos (faça isso nas opções de pasta). Agora, copie o arquivo executável do SP3 para um local de fácil acesso no HD (usarei a partição D: como exemplo).

Dê o seguinte comando para integrar o SP3 a instalação do Windows XP copiada no HD:

D:/WindowsXP-KB936929-SP3-x86-PTB.exe /integrate:D:\XPSP3” (sem aspas e lembrando que os caminhos destacados podem variar de acordo com a sua escolha).


Uma mensagem como essa abaixo deve aparecer:

Extraindo o boot do CD

Para isso, vamos usar o Bart’s Boot Image Extractor (BBIE). Baixe o arquivo e o extraia para uma pasta acessível (usarei D:\BBIE). Abra o Executar… e dê o comando:

D:\BBIE\bbie.exe E:” (destaco onde o caminho pode variar, sendo E: corresponde a unidade de CD/DVD onde o CD de instalação do Windows XP está inserido).

Uma janela do prompt de comando abrirá e mostrará o processo. Não a feche, pois ela se fechará automaticamente dentro de alguns segundos, quando tudo terminar.

O que nos interessa, o arquivo de boot do CD, se encontra na pasta que você colocou o aplicativo (no meu caso, D:\BBIE), nomeado image1.bin.

Iremos usar o Nero Burning ROM (trial aqui) para tal procedimento. Caso não o tenha instalado no PC, baixe-o e instale (pode ser a versão Lite mesmo). Abra o Nero Burning ROM, clique em CD-ROM (Inicializ.) (CD-ROM (boot)). Na guia Inicialização (Boot), selecione Arquivo de imagem (Image file) e procure pelo image1.bin do procedimento anterior. Marque Ativar opões avançadas (Enable expert settings), e em Tipo de emulação (Kind of emulation), selecione Sem emulação (No emulation). Em Carregar segmentos de setores (Load segment of sectors), coloque 07C0, e mude o Número de setores carregados (Number of loaded sectors) para 4 (caso tenha dúvidas, veja a imagem abaixo). Para dar um nome ao CD (que é indiferente no resultado final), vá até a guia Nome do Volume (Label). Em seguida, clique em Novo (New).

Procure pela pasta que o Windows XP SP3 está copiado e adicione todo o conteúdo ao CD (imagem abaixo - clique para ampliar).

Por fim, clique em Gravar (Burn) e aguarde o processo terminar.

Pronto, se tudo ocorreu como deveria, você já tem em mãos o CD do Windows XP SP3!

Qualquer problema ou dúvida, você já sabe: O Fórum Guia do PC está a disposição!