quinta-feira, agosto 20, 2009

Preserve as informações do orkut

Truques para fazer cópia de segurança de contatos e scraps na rede de relacionamentos orkut

Se você não quer perder informações de contatos e scraps armazenados na rede de relacionamento orkut, confira estes dois truques.

Baixe os contatos
Um truque simples para não perder dados no orkut é o download dos amigos no serviço. Isso facilita a adição deles posteriormente, além de não se perderem os contatos, caso um orkuticídio esteja em seus planos. Para isso, clique no link Amigos, no topo da página do orkut, depois de fazer o login no serviço. Na seção Gerenciar Contatos, clique em Exportar Contatos. Será gerado um arquivo no formato CSV, que pode ser importado em programas de agenda ou aberto em planilhas, como o Microsoft Excel. Nesse arquivo há todos os contatos, com nome completo e e-mail.

Scraps para sempre

Dá para usar um serviço para fazer o backup dos recados, os scraps, no orkut. Para isso, o escolhido é o popular O Curioso. Além de servir para seguir os recados dos outros, o serviço também pode ser usado para manter cópias de seus próprios scraps. Fica faltando uma opção de exportação, mas usar o serviço vale a pena para manter cópias de recados antigos sem precisar deixá-los no orkut. Para usar o serviço, basta criar um login e adicionar seu próprio usuário do orkut para ser monitorado.