sábado, agosto 01, 2009

Gerenciando o Dual Boot

Muitas vezes, um iniciante tem uma duvida corriqueira: “Tenho windows instalado, será que ao instalar o linux não conseguirei entrar no windows, depois da instalação?

Bem… a resposta é sim e não.

Sim: Hoje em dia, quase 100% de certeza que a distro (linux) ao ser instalado corretamente, vai identificar e criar entradas para o windows, que já esta instalado.

Não: As vezes ele não detecta com 100% de precisão, ou, as vezes, ao fazer uma atualização do Kernel, perde-se informações e muitas vezes, simplesmente, ignora a existência do Windows.

Até pouco tempo atrás, muitas pessoas, ficariam ou frustradas ou bem chateada, por não poder acessar de forma simples, seu S.O preferido (ou não).

Porem, para a felicidade da nação, um projeto chamado SuperGrub (http://www.supergrubdisk.org/), tenta resolver esse problema.

Como funciona? Super Simples.

Basta baixar a versão CD (tem versão para USB, Disquete e diretamente no Windows), que é uma imagem .ISO (http://www.supergrubdisk.org/index.php?pid=5), e então bootar com esse CD.

Ele é extremamente rápido, e traz opções (em inglês), para corrigir a Mbr com linux (Caso seja esse o problema), restaurar o mbr com Windows (ou seja, no próximo boot seu windows vai funcionar tranquilamente.

Ou simplesmente escolher um sistema operacional (linux ou windows), escolher e pronto, será carregado e sua inicialização não trara problemas.

O que gostei é o fato de reconhecer tudo, mesmo se na mbr conste apenas um S.O, ainda assim, se tiver outros ele enxergara e conseguira bootar.

Então, se tiver problemas de boot, não precisa se desesperar, esse projeto, foi feito pra você! ;)