Baixe e instale o Google Gears para ler seus e-mails quando o serviço está inativo ou não há acesso à web
O Gmail traz um sistema prático para permitir a leitura de mensagens quando o serviço está fora do ar ou ainda quando não há conexão à internet. Trata-se do Google Gears, que é instalado no browser e baixa as mensagens para leitura offline. Para instalá-lo, basta clicar no link Offline, no topo da página, ao acessar o Gmail. Será preciso instalar o plug-in Google Gears. Depois da instalação, as mensagens serão baixadas automaticamente. Se o download afetar sua velocidade de conexão e navegação, clique no link Go Into Flaky Connection Mode. Também é possível parar o download temporariamente, clicando em Show Actions e, depois, em Pause Sync For The Next Hour. Outra providência importante é criar um atalho para acessar o Gmail em modo offline. Para isso, clique em Offline Settings e, depois, em Create a Desktop Shortcut. Com isso, se o Gmail estiver fora do ar, basta usar o atalho e ler as mensagens guardadas.
Se você não consegue atualizar o Windows XP, ou está com uma notificação de que o Windows é falso (aquela maldita estrelinha) siga o seguinte tutorial para validação do windows deixando ele totalmente "original" ...
4. No painel à direita, clique duas vezes em OOBETimer
5. Na janela que foi aberta, apague qualquer valor e clique em OK. Feche o regedit
6. Vá novamente em Iniciar > Executar e dessa vez digite:
Código: %systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a
7. Na janela que foi aberta, escolha a opção Sim, desejo telefonar...
8. Na próxima etapa, clique no botão Alterar chave de produto.
9. Na etapa seguinte, digite uma dessas CD-Keys:
Código: THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ
ou
Código: V2C47-MK7JD-3R89F-D2KXW-VPK3J
e clique no botão Atualizar
10. Após clicar no botão Atualizar, o assistente para ativação voltará para a janela anterior, então, clique em Lembrar mais tarde e reinicie o Windows.
11. Reiniciado o Windows vá novamente em Iniciar > Executar e digite:
Código: %systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a
12. Aparecerá a seguinte mensagem:
Ativação do Windows O Windows já está ativado. Clique em OK para sair.
Pronto após isso divirta-se com o IE7 e o WMP11! TUDO ORIGINAL!
Menu Iniciar>executar>digite system.ini e encontre a chave [386nh]coloque o cursor na frente da chave e de enter, abrirá uma linha, nesta linha digite:
conservativeswapfileusage=1
2–Windows mais leve.
Você pode desabilitar muitas coisas desnecessárias no Windows a fim de
deixá-lo mais leve, usando Ferramentas Administrativas, no Painel de
Controle. Após clicar em Ferramentas Administrativas, escolha a opção
Serviços. Desde que você seja um único usuário e não esteja com o
computador ligado em rede, todos os serviços listados abaixo poderão ser desativados:
- Alerta
- Agendador de Tarefas
- Alocador Remote Procedure Call
- Localizador de computadores
- Troca rápida de usuário
- Acesso a dispositivo de interface humana
- Serviço de Indexação (baixa a performance do HD)
- Mensageiro
- Logon de Rede (desnecessário se seu computador não está em rede)
- Netmeeting Remote Desktop Sharing (disabled for extra security)
- Registro Remoto
- Servidor
- Serviço de Descoberta SSDP (bug que deixa aberta a porta 5000)
- Auxiliar Netbios TCP/IP
- Telnet (disabled for extra security)
- Universal Plug and Play Device Host
- Upload Manager
- Horário do Windows
- Configuração zero sem fio
- Estação de trabalho
3 – Remova o Messenger.
Clique em Iniciar (Start) - Executar (Run) e digitar o comando:
"RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove" (sem as aspas)
Não remova o Messenger se você usa o navegador MSN, pois ambos são integrados.
4 – Acelere o menu iniciar.
Seu menu Iniciar vai ficar mais rápido se você fizer uma pequena alteração
no registro. Navegue para HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop.
Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Dê dois cliques nele e
escolha um valor entre 0 e 400. Quanto menor o valor escolhido, mais
rápido o menu fica. O padrão do Windows é 400. Sugestão: deixar em 100.
Reinicie o computador.
5 – Num Lock ON.
Eis que o Windows abre a tela de login. Você vai digitar sua senha e, se ela tiver números, os números não aparecem. É porque a tecla Num Lock está apagada. Pode até parecer bug do Windows, mas não é. O Windows XP mantém a tecla apagada por default por causa de ser multiusuário. Mas você pode corrigir isso através do registro.
Encontre a chave abaixo:
HKEY_USERS>Default>ControlPanel>Keyboard
Troque o valor de InitialKeyboardIndicator de 0 para 2.
6 – Iniciar o Windows Explorer no C:\
Para fazer com que o Explorer abra no driver C:\ basta seguir os passos:
1 - Clique com o botão direito do mouse no Windows Explorer e escolha
Propriedades.
2 - No campo Objeto deixe preenchido como a seguir:
C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/e,c:\
Note que há um espaço em branco após o explorer.exe. Você também pode pura
e simplesmente ignorar o Windows Explorer e sempre navegar pelas pastas e arquivos clicando em "Meu Computador".
Remover programas que não se encontrar no add/remove
Às vezes você pode desinstalar um programa e o teimoso permanece listado na lista Adicionar/Remover do Painel de Controle. Outras vezes você não desinstalou ou programa, mas ainda assim não gosta de vê-lo mencionado naquela lista. Veja então passo a passo como remover as entradas indesejadas do Adicionar/Remover programas.
1. Execute o Regedit.
2. Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE
3. Selecione Software
4. Dentro de Software, selecione Microsoft
5. Dentro de Microsoft, encontre Windows
6. Selecione então Current Version
7. Selecione Uninstall
Ao selecionar Uninstall você encontrará a lista de todos os programas que estão listados em Adicionar/Remover. Simplesmente selecione o nome do programa cujo nome deseja remover da lista e o delete.
7 – Para que uma lixeira tão grande?
Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor.
Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Você deve decidir pelo tamanho mais apropriado para você.
8 – Faça o Internet Explorer abrir mais rápido!
Um bug original do Windows 2000 acabou permanecendo no Windows XP, levando o Internet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que é aberto.
Você pode eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\RemoteComputer\NameSpace
Encontre então na coluna da direita a chave ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e a delete simplesmente. Saia então do registro e abra o Internet Explorer. Observe a diferença!
Outra dica é, quando o Internet Explorer é aberto, mesmo que não haja uma página da Web definida como inicial, ele carregara a instrução “about:blank”. Desabilitar esta “instrução” tornara mais rápido de carregar.
Para fazer isto, basta adicionar o comando “-nohome” no atalho do Internet Explorer que você costuma usar. Clique com o botão direito no atalho, Vá em Propriedades, e na linha Destino, adicione (após as aspas) o comando –nohome. Ficará algo assim:
“C:\Arquivos de Programas\Internet Explorer\IEXPLORER.EXE” –nohome
9 – Microsoft Front Page 200 no Windows XP.
Se você usa o Front Page do Office 2000 no Windows XP, já deve ter percebido uma incompatibilidade. O Front Page fecha sozinho quando se está trabalhando com ele. Para resolver o problema, edite o registro e siga os passos:
Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE
Localize e selecione a chave abaixo:
\Software\Microsoft\Office
No menu Editar (do regedit), escolha Permissões.
Selecione o usuário que estiver logado e marque um x nos quadradinhos Controle Total e Leitura.
10 – Windows discando sozinho para internet.
Por default a discagem automática da rede dial up fica habilitada na instalação do Windows. Para mudar isso:
Abra o Painel de Controle, então clique em Ferramentas Administrativas.
Dê dois cliques em Serviços. Dê dois cliques em Gerenciador de conexão de acesso remoto automático. Escolha Desativada. Clique Ok.
11 – Computador reiniciando sozinho.
É padrão do Windows dar um reboot no seu computador quando encontra uma
alha de sistema. Você pode impedir isso desabilitando o autoreboot. Edite o registro e localize
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControl\SetControl\CrashControl.
Selecione AutoReboot na lista da direita. Dê dois cliques nele e troque o valor para 0 (zero) para desabilitar ou 1 para habilitar. Reinicie o computador. Também é possível solucionar o problema sem editar o registro.
Abra o Painel de Controle, escolha Sistema, selecione Avançado e clique em Configurações no último tópico (inicialização e recuperação). Desmarque a opção Reiniciar automaticamente.
12 – Boot bem rápido. (feito)
Vá ao Bloco de Notas.
2. Digite "del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)
3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.
4. Execute o gpedit.msc 5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento). 6. Clique duas vezes em Desligar. 7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.
8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat . Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar.
13 – Instalando o SP1 num Windows XP Pirata.
Nesta dica, vou ensinar a instalar o Service Pack 1 em um XP pirata.
Ele causa danos em cópias piratas do XP, mas isso só acontece se forem utilizados eventuais cracks na instalação, mas as versões Corporate (que já vem ativadas) não são danificadas pelo SP1. Para saber se o seu XP é crackeado ou Corporate, vá em Iniciar > Painel de controle > Sistema.
Se a serial começar com 55274, isso quer dizer que seu XP não é crackeado e você poderá instalar o SP1... Um outro detalhe é que alguns CD's já vem com o SP1 embutido, portanto se estiver escrito Service Pack 1 abaixo da versão do seu XP, isso quer dizer que ele já está instalado e você não precisará mais fazer nada (se você ainda não tem o CD do XP, recomendo que não compre o que já vem com o SP1 embutido)..
O SP1 não poderá ser instalado usando uma cd-key falsa (a tal FCKG). Mas quem já tem o XP instalado com essa cd-key, pode escapar da reinstalação do sistema operacional, alterando a serial do Windows:
Inciar > Executar > regedit
Vá até HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows NT > Current Version > WPAEvents e altere o conteúdo da chave OOBETimer (basta alterar qualquer caractere desta variável).
Iniciar > Executar > oobe/msoobe /a
Agora escolha ativação via Telefone > Alterar serial > insira um cd-key válido e reinicie o Windows XP.
Pronto! Agora você pode instalar o Service Pack 1 e ter acesso a todas as correções e novidades!
14 – Acelere suas conexões! (feito)
O software TCP OPTIMIZER. Onde pode ser obtido aqui:
http://www.speedguide.net/files/TCPOptimizer.exe
Tem apenas 425 KB é freeware e trabalha com todos os sistemas operativos Windows e resulta! ( alguns parâmetros da Internet não estão optimizados por defeito ).
Quando está com o programa aberto irá-se deparar com esta janela!
Você pode fazer uma optimização de acordo com as configurações já definidas onde basta escolher o tipo de conexão que você tem e clicar em Apply Changes e dar um reboot.
Aconselho a fazerem uma optimização personalizada de acordo com a vossa conexão.
Para isso selecciona qual o tipo de conexão que tem ( Dialup,Cable,Adsl...) e seleccione a opção ''Custom Settings''.
O Windows vem configurado para performance optimal em conexões LAN.
Isto significa que embora seu modem funcione perfeitamente bem, mas não usará
com sua máxima eficiência, e gastará tempo em ações que poderiam ser optimizadas
ou mesmo puladas.
Estas opções não são exatamente tão fáceis de mudar. Você não pode apenas clicar no "painel
de controle" e mudá-las. Você terá que se aventurar no registro ou instalar aplicações externas
para mudá-los. Mas vale a pena. Você irá optimizar seu modem e vai aprender
alguma coisa sobre redes de trabalho (network).
Em Network Adapter selection , escolha qual é o seu adaptador de Internet e seleccione a opção ''Modify all Network Adapters''.
Em Time to Live ( TTL ) - O TTL indica quanto tempo um "pacote" deve ser permitido sobreviver antes que esteja apagado. O TTL determina essencialmente o número máximo dos hops permitidos. Vale a pena mudá-lo para um valor maior, ou seja 128. Para Win98 coloque 32 e para Win98/98SE/ME/2K/XP coloque 128.
Em MaxMTU - "Maximum Transmission Unit" de uma rede é a maior quantidade de dados que podem ser transferidos nessa rede. Cada host tem um valor MTU.Quando dois computadores começam uma seção TCP, um deles pode enviar um pacote ou diversos pacotes para o outro, eles concordam com a unidade maior de transmissão de valores. Como eles fazem isso? Bem, cada host toma seu próprio valor
MTU e compara com o outro valor do host. Se ambos valores forem identicos, então os dois
hosts concordarão com o valor. Se os dois valores forem diferentes, o valor mais baixo
será usado para esta seção.
O normal MTU da maioria dos sistemas é de 1500, na qual é ótimo para LANs (Área Local de redes
de trabalho) e para todas as conexões do tipo Intranet mas pode ser muito ineficiente ao usar-se uma conexão de PPP (Point To Point Protocol). O MTU é ajustado conjuntamente com o MSS, o "Maximum Segment Size" (Tamanho Máximo do Segmento) , e o RWIN, "Receive Window". O MSS é o maior segmento de dados do TCP esta preparado para receber nessa conexão. O MSS deve ser menor do que MTU pelo menos em 40 bytes.
Em relação a números para banda larga coloque valores entre 1492-1500 e DiaLup coloque 576.
TCP RECEIVE WINDOW (Janela receptora) - RWIN determina quantos dados o computador de recepção está preparado para receber. Se RWIN estiver ajustado demasiado grande resultará numa maior perda dos dados se um pacote for perdido ou danificado.
Pondo a janela receptora para 8760 para Win95/98/98SE/NT e 17520 para WinME/2K/XP pode melhorar e muito a velocidade dos seus downloads. A fórmula para calculares a tua RWIN é multiplicar a tua latência a multiplicar pela a velocidade de download e dividir por 8.
Black Hole Detect (Detectação do Buraco Negro) - Detectação do buraco negro é desactivada originalmente. Activando essa opção, força o sistema a tentar detectar rotas de buraco negro. Rotas de buraco negro são rotas que não enviam de volta mensagens fragmentadas necessárias de ICMP (Protocolo da Internet de controle de mensagen) enquanto automaticamente determinam o valor optimal MTU. Isso eleva ao máximo número de retransmissões feitas por um dado segmento. Opcionando este parametro quando não é preciso pode causar degradação na performance. Então não é recomendado que você active esta opção ao menos que você entenda as consequências feitas.
Aqui vai uma simples analogia para se perceber como tudo isto funciona:
O TCP/IP recebe um e-mail (ou da página da web) e divide-os em bocados (pacotes). Depois põe cada um dos bocados num envelope com um endereço (header) para que os "routers" o emitam logo à sua maneira. Todas as letras são entregadas na sua caixa postal. Assim...
MSS = o tamanho de cada pacote de dados
MTU = o tamanho do envelope (que deve ser ligeiramente maior do que o pacote de dados)
RWIN = o tamanho da caixa postal que " recebe" as letras ...
MTU Discovery- Permite a determinação do MTU máximo para um dado caminho.
Selective Acks - Permite que o TCP recupere da perda de pacotes sem renviar pacote que já estavam com sucesso recebidos. Coloque ''yes'' para Win98/98SE/ME/2K/XP e ''no'' para Win98/NT.
Max Duplicate Acks - Retransmissão rápida e rápida e recuperação dos conexões TCP que encontraram um pacote perdido na rede. Permite ao remetente do TCP deduzir rapidamente um único pacote perdido. Coloque 2 para Win98/98SE/ME e 3 para Win98/98SE/ME.
Extra ( apenas uma observação , se quiser passe à frente):
TCP Tahoe
Usa arranque lento/prevenção da congestão
Uma melhoria: rápida retransmissão
Detectar pacotes (segmentos) descartados por três Acks duplicados
W = W/2, e começa a prevenção da congestão
TCP Reno (recuperação rápida)
Depois de receber três Acks duplicados
ssthresh = W/2, e retransmitir pacotes em falta
W = ssthresh + 3
Depois de receber a confirmação (ACK): W = ssthresh
Permitir ao tamanho da janela crescer depressa para manter cheio o pipeline
Em TCP 1323 Options vamos conhecer o seguinte:
Windows Scaling - 65535 é valor mais alto da janela receptora que você pode usar com o Windows Scaling activado. Então simplesmente é necessário para por algum número mais alto que 65535 . Seleccione esta opção de acordo com a sua configuração.
Timestamps - É usado para dois distintos mecanismos : RTTM (Round-Trip Time Monitor) e PAWS (Protection Against Wrapped Sequences). A desvantagem de usar TimeStamps é que adiciona 12 bytes para os 29 bytes do Header do TCP. Não selecione esta opção.
Agora você pode dar uma olhadela na aba ''Other Settings'' onde você define o número máximo de conexões simultâneas ao compartilhamento ( Max Connections per server ) .
De seguida quando já aplicado as suas configurações clique em Apply Changes e dê um reboot.
Conclusão :
A velocidade máxima das transferências do TCP/IP através de uma conexão do SLIP "Serial Line Protocol" ou do PPP "Point To Point Protocol" fica desde logo, limitado pela velocidade do modem. Num mundo ideal, com um ficheiro já comprimido, devia-se poder obter 3,2 KBytes/sec com uma conexão de 28,8 Kbps (kilobits por segundo); 2,7 KBytes/sec com uma ligação de 24 Kbps; 1,6 KBytes/sec com uma ligação de 14,4 Kbps; etc.
Cada Byte/sec da taxa de dados entregue do TCP requer 9 bps da velocidade do modem.
As velocidades de transferência de dados mencionadas acima, estão referidas como velocidades ideais que se podem conseguir, mas são freqüentemente impedidas pela fragmentação que pode ocorrer na transmissão dos pacotes dos dados. Quando visita vários locais da web, você encontrará pelo menos um "routers" no trajeto do download com um MTU de somente 576 bytes. Este é o MTU o mais comum que se ajusta no uso da Internet e é considerado geralmente como o "padrão Internet".
Ao evitar a fragmentação nota-se um efeito de melhoria na velocidade do download de ficheiro, principalmente em ficheiro html, imagens e e-mail.
15 – Carregue os programas mais rapidamente.
A Microsoft usa a chave /prefetch:1 para acelerar a carga do Windows Media Player. Esta mesma chave pode ser utilizada para outros programas Microsoft Windows ou de terceiros.
Inclua esta chave logo após a linha de comando de carga do programa, em Propriedades => Objeto. Ex.: Para fazer com o IE6, inclua a chave após o comando, ficando assim "C:\Arquivos de Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE"/prefetch:1
16 – Rapidez de acesso a programas e ficheiros.
Este truque aplica-se a qualquer versão do Windows. Através dele nos permitirá , sobretudo quando a utilização dos disco rígido é muito frequente , um acesso mais rápido a ficheiros e programas.
Start/Run/Regedit.
Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem e criamos um dword valor ( Edit/New/Dword Value) . Renomeamos com o nome de ContigFileAllocSize. Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ).
Feche o Editor do Registro
17 – Navegue mais rápido na internet. (feito)
Start/Run/Regedit.
Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\InternetSetting.
No panel da direita , crie/modifique os valores dword seguintes
MaxConnectionsPerServer: Duplo-clique sobre ele e escrever 4 em decimal (para Adsl 20 é a escolha ideal).
MaxConnectionsPer1_0Server: Duplo-clique sobre ele e escrever 8 em decimal ( para Adsl 20 é a escolha ideal).
Depois desta dica possibilita uma maior velocidade de acesso a servidores HTML, imagens e emails!
18 – Melhore a performance do seu HD.
Painel de Controle> Sistema> Gerenciador de Dispositivos> Controladores IDE/ATAPI> Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso)> Configurações Avançadas> Em modo de transferência, selecione “DMA se disponível”.
19 – Desabilite a reprodução automática de CDs.
Vá em Iniciar> Executar e digite “gpedit.sc” (sem aspas). Vá em Configuração do Computador> Modelos Administrativos> Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática”. Selecione Ativar.
20 – Desabilite o visualizador de imagens padrão.
O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e faz, que sempre se sobreporá a um outro qualquer que for instalado. Para desativa-lo, basta executar o comando regdvr32 /u shimgvw.dll em iniciar> Executar.
21 – Como obter uma maior rapidez nos seus jogos!
A informação indicada só é designada para o Windows XP Professional ou para o Windows XP Home Edition.
Sempre quando você joga com certeza que vocês querem conseguir o maior poder do processador e impedir a lentidão dos jogos também.
Isto é particularmente necessário quando você joga jogos de FPS (Frames por segundo).
Uma maneira eficiente para conseguir uma rapidez é digitar o comando “Rundll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks” (sem as aspas) na caixa do Executar (Start/Run).
Isto impede que as tarefas inativas corram em background e centralize toda a atenção no que você quer fazer.
Por exemplo jogar jogos com gráficos muito intensivos.
Embora haja uma maneira mais fácil e mais conveniente de fazer este comando antes de correr qualquer jogo.
A primeira coisa que tem de fazer é abrir o Notepad (Start/Run/notepad) e copiar o texto em baixo num novo documento.
De seguida guarde o documento. Vá a Arquivo/Salvar como.
Onde diz “Salvar como tipo”, selecione “todos os arquivos”. Não interessa o nome que você coloque mas tem de adicionar “vbs” no final do nome do arquivo.
Por exemplo ponha o nome de “speed.vbs”. Guarde o ficheiro no diretório que quiser mas eu aconselho a guardarem no Driver C:\
Agora abra outra vez o Notepad e digite “C:\speed.vbs” (ou outro diretório que você tenha guardado o arquivo) e digite juntamente com as aspas.
Agora dê um clique com o botão direito do mouse no atalho do jogo que você pretende uma maior rapidez.
Copie tudo o que estiver no campo Target (em baixo da orelha atalho).
Por exemplo no jogo Diablo II estava (no meu atenção):
“D:\Jogos\Diablo II\Diablo II.exe”
E copie essa linha em baixo da .. “C:\speed.vbs”. Isto iria ficar assim no notepad:
“C:\speed.vbs”
“D:\Jogos\Diablo II\Diablo II.exe”
Nota: Não se esqueçam de colocar juntamente as aspas!
Agora guarde o arquivo e certifique-se que coloca “todos os arquivos” a seguir de “salvar como”.
Depois guarde com o “nome que quiser.bat” (certifique-se que coloca com a extensão .bat*).
Eu aconselho aqui a colocarem o nome do jogo. Por exemplo Diablo II.bat.
Você acaba de criar um arquivo de lote que depois quando der um clique sobre o mesmo ele executará o comando “Rundll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks” e mais tarde irá correr o jogo.
Isto significa que você se livrará de todas as tarefas inativas que correm em background antes de jogar esse jogo e você irá conseguir uma maior performance do mesmo.
22 – Recuperando RAM após o fechamento dos programas (feito)
A dica tira todas as DLLs, que estavam sendo usadas, da RAM, evitando mensagens de falta de memória ou eventuais travamentos, e recompondo o Windows XP mais rapidamente.
Essa dica foi usada como Flight Simulator 2002, demorado para se recompor após o fechamento, e funcionamento perfeitamente.
A tela de logon do Windows 7 é bem mais chamativa que das versões anteriores do Windows, mas você sabia que pode trocá-la para personalizada ainda mais? O utilitário gratuito aTweksLogon faz a tarefa em questão de segundos!
01. Veja a tela de logon padrão do Windows 7. Como o sistema operacional ainda não foi lançado, ela pode mudar até a versão final.
02. Execute o TweaksLogon (que exige privilégios administrativos) e clique em Change Logon Screen para trocar a tela de logon. Use o botão Revert to Default Logon Screen para retomar a imagem padrão.
03. Note que o programa aceita apenas imagens em JPG.
04. E se a imagem for maior que 245KBs, ele ainda pergunta que você deseja fazer as correções automáticas. 05. Veja a nova tela de logon com a imagem personalizada.
O Linux (na verdade, GNU/Linux), assim como qualquer sistema operacional moderno, é perfeitamente capaz de oferecer interação com o usuário através de gráficos, fazendo com que seja possível utilizar a maioria de seus recursos através do mouse. Porém, em dado momento, o modo gráfico pode não estar disponível, restando apenas o modo texto (para a inserção de comandos). Além disso, determinadas tarefas só podem ser executadas por comandos digitados. Para não ficar perdido em qualquer dessas situações, é necessário conhecer alguns comandos do Linux. É isso que essa matéria apresenta a seguir.
Onde e como digitar os comandos?
Se o Linux que você utiliza entra direto no modo gráfico ao ser inicializado, é possível inserir comandos no sistema através de uma aplicação de terminal. Esse recurso é facilmente localizável em qualquer distribuição. A imagem abaixo, por exemplo, mostra um terminal no Ubuntu Linux:
Se o computador que você acessa não estiver com o modo gráfico ativado, será possível digitar comandos diretamente, bastando se logar. Quando o comando é inserido, cabe ao interpretador de comandos (também conhecido como shell) executá-lo. O Linux conta com mais de um, sendo os mais conhecidos o bash e o sh.
Quando um terminal é acessado, uma Informação aparece no campo de inserção de comandos. É importante saber interpretá-la. Para isso, veja os exemplos abaixo:
Exemplo 1: [root@infowester /root]#
Exemplo 2: [wester@alecrim /]$
Observação: dependendo de sua distribuição e de seu shell, a linha de comandos pode ter um formato ligeiramente diferente do que é mostrado nos exemplos. No Ubuntu Linux, por exemplo, o segundo exemplo fica na seguinte forma:
wester@alecrim: ~$
Nos exemplos, a palavra existente antes do símbolo @ diz qual o nome do usuário que está usando o terminal (lembre-se de que no Linux é necessário ter um usuário para utilizar o sistema). Os nomes que aparecem depois do @ indicam o computador que está sendo acessado seguido do diretório.
O caractere que aparece no final indica qual o poder do usuário. Se o símbolo for #, significa que usuário tem poderes de administrador (root). Por outro lado, se o símbolo for $, significa que este é um usuário comum, incapaz de acessar todos os recursos que um administrador acessa. Independente de qual seja, é depois do caractere que o usuário pode digitar os comandos.
Os comandos básicos do Linux
Agora que você já sabe como agir em um terminal, vamos aos comandos do Linux mais comuns. Para utilizá-los, basta digitá-los e pressionar a tecla Enter de seu teclado. É importante frisar que, dependendo de sua distribuição Linux, um ou outro comando pode estar indisponível. Além disso, alguns comandos só podem ser executados por usuários com privilégios de administrador.
A relação a seguir mostra os comandos seguidos de uma descrição:
cal: exibe um calendário;
cat arquivo: mostra o conteúdo de um arquivo. Por exemplo, para ver o arquivo infowester.txt, basta digitar cat infowester.txt;
cd diretório: abre um diretório. Por exemplo, para abrir a pasta /mnt, basta digitar cd /mnt. Para ir ao diretório raiz a partir de qualquer outro, digite apenas cd;
chmod: comando para alterar as permissões de arquivos e diretórios. Saiba mais neste artigo;
clear: elimina todo o conteúdo visível, deixando a linha de comando no topo, como se o sistema acabasse de ter sido acessado;
cp origem destino: copia um arquivo ou diretório para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo infowester.txt com o nome infowester2.txt para /home, basta digitar cp infowester.txt /home/info.txt;
date: mostra a data e a hora atual;
df: mostra as partições usadas;
diff arquivo1 arquivo2: indica as diferenças entre dois arquivos, por exemplo: diff calc.c calc2.c;
du diretório: mostra o tamanho de um diretório;
emacs: abre o editor de textos emacs;
file arquivo: mostra informações de um arquivo;
finddiretório parâmetro termo: o comando find serve para localizar informações. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretório da pesquisa mais um parâmetro (ver lista abaixo) e o termo da busca. Parâmetros:
name - busca por nome type - busca por tipo size - busca pelo tamanho do arquivo mtime - busca por data de modificação
Exemplo: find /home name tristania
finger usuário: exibe informações sobre o usuário indicado;
free: mostra a quantidade de memória RAM disponível;
halt: desliga o computador;
history: mostra os últimos comandos inseridos;
id usuário: mostra qual o número de identificação do usuário especificado no sistema;
kill: encerra processados em andamento. Saiba mais no artigo Processos no Linux;
ls: lista os arquivos e diretórios da pasta atual;
lpr arquivo: imprime o arquivo especificado;
lpq: mostra o status da fila de impressão;
lprm: remove trabalhos da fila de impressão;
lynx: abre o navegador de internet de mesmo nome;
mv origem destino: tem a mesma função do comando cp, só que ao invés de copiar, move o arquivo ou o diretório para o destino especificado;
mkdir diretório: cria um diretório, por exemplo, mkdir info cria uma pasta de nome infowester;
passwd: altera sua senha. Para um administrador mudar a senha de um usuário, basta digitar passwd seguido do nome deste;
ps: mostra os processos em execução. Saiba mais no artigo Processos no Linux;
pwd: mostra o diretório em que você está;
reboot: reinicia o sistema imediatamente (pouco recomendável, preferível shutdown -r now);
rm arquivo: apaga o arquivo especificado;
rmdir diretório: apaga o diretório especificado, desde que vazio;
shutdown: desliga ou reinicia o computador, veja: shutdown -r now: reinicia o computador shutdown -h now: desliga o computador
O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;
su: passa para o usuário administrador, isto é, root (perceba que o símbolo $ mudará para #);
tar -xzvf arquivo.tar.gz: extrai um arquivo compactado em tar.gz;
telnet: ativa o serviço de Telnet em uma máquina. Para acessar esse computador a partir de outros por Telnet, basta digitar telnet nomedamáquina ou telnet IP. Por exemplo: telnet 192.168.0.10. Após abrir o Telnet, digite help para conhecer suas funções;
top: exibe a lista dos processos, conforme os recursos de memória consumidos;
uname: mostra informações do sistema operacional e do computador. Digite uname -a para obter mais detalhes;
useradd usuário: cria uma nova conta usuário, por exemplo, useradd wester cria o usuário wester;
userdel usuário: apaga a conta do usuário especificado;
uptime: mostra a quantas horas seu computador está ligado;
vi: inicia o editor de textos vi. Saiba mais aqui;
whereis nome: procura pelo binário do arquivo indicado, útil para conhecer seu diretório ou se ele existe no sistema;
w: mostra os usuários logados atualmente no computador (útil para servidores);
who: mostra quem está usando o sistema.
Finalizando
Praticamente todos os comandos citados possuem parâmetros que permitem incrementar suas funcionalidades. Por exemplo, se você digitar o comando ls com o parâmetro -R(ls -R), este mostrará todos os arquivos do diretório, inclusive os ocultos.
A melhor forma de conhecer os parâmetros adicionais de cada comando é consultando as informações de ajuda. Para isso, pode-se usar o recurso --help. Veja o exemplo para o comando ls:
ls --help
Também é possível utilizar o comando man (desde que seu conteúdo esteja instalado), que geralmente fornece informações mais detalhadas. Par usar o man para obter detalhes do comando cp, por exemplo, a sintaxe é:
man cp
Se você estiver utilizando o bash, pode-se aplicar o comando help ou info da mesma forma que o comando man:
help cp
info cp
Assim como conhecer os comandos básicos do Linux é importante, também o é saber como acessar seus recursos de ajuda, pois isso te desobriga de decorar as seqüências das funcionalidades extras. Sabendo usar todos os recursos, você certamente terá boa produtividade em suas tarefas no Linux.
Nem tudo é configurável em todas as versões do sistema operacional, mas existem possibilidades. Veja o que fazer.
O campo Barra de Locais, localizado do lado esquerdo das caixas de diálogo Abrir e Salvar, traz uma lista com locações populares para salvar arquivos, como as pastas Documentos e Desktop. Infelizmente, o Windows não deixa muito à mão opções para alterar esses diretórios, preferindo a política do “A Microsoft sabe o que é melhor para você”.
O Vista tem, na verdade, dois tipos de padrões, e eles funcionam de forma diferente.
O primeiro se parece com o Windows Explorer:
Não há barra de locais aqui, mas a Lista de Links Favoritos do Windows Explorer faz o mesmo trabalho. Se você não está usando essa lista no Explorer, está perdendo um dos melhores recursos para arquivos no Vista.
Para adicionar uma pasta a essa lista, simplesmente arraste-a para o painel Lista de Favoritos no canto esquerdo superior. Você pode mudar a ordem arrastando as pastas para cima e para baixo, e remover uma pasta da lista (não se preocupe, você não vai apagar a pasta) clicando com o botão direito na pasta e selecionando Remover Link.
Entretanto, as coisas não são tão simples com o outro estilo de caixa de diálogo do Vista, que se parece com modelos anteriores ao Windows Vista (veja na imagem abaixo). Você pode customizar esse tipo no Vista Business e Ultimate, mas não na edição Home.
Vá em Iniciar, digite gpedit.msc e aperte Enter.
Na página da esquerda, acesse Configurações de Usuário, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Windows Explorer, Caixa de diálogo comum Abrir Arquivo. Clique duas vezes em Items exibidos na barra de locais. É tudo muito óbvio a partir daqui, apesar de você ter que digitar diretórios para suas locações - você não pode navegar até elas.
Há ainda outra solução, que funciona para qualquer versão do Vista, edições mais velhas do Windows e até mesmo para o Office: Um programa gratuito e de código aberto chamado the Meloware PlacesBar Editor, na imagem abaixo. Ele funciona de forma semelhante ao recurso do Windows.
Sabe aquela tecla com o logotipo do Windows, que fica entre o Ctrl e o Alt? Pois ela serve para bem mais do que simplesmente abrir o Menu Iniciar ao ser pressionada. Ela é uma ferramenta importante para navegar com mais agilidade pelo sistema operacional. Basta combiná-la a outras, e se torna possível ativar diversos atalhos para várias funções.
Confira no quadro abaixo alguns atalhos bastante úteis nos quais se usa a tecla do Windows.
Atalho
Função
Win+E
Abrir o Windows Explorer
Win+D
Minimizar todas as janelas e levar à Área de Trabalho. Caso todas já estejam minimizadas, o atalho abre todas as janelas novamente.
Win+F
Abrir a ferramente de pesquisa do Windows
Win+L
Trava o computador
Win+M
Minimizar todas as janelas
Win+Shift+M
Maximizar janelas que foram minimizadas com o Win+M
Win+R
Abrir a ferremanta Executar
Win+F1
Abrir Ajuda do Windows
Win+Pause/Break
Abrir Propriedades do Sistema
Win+Tab
Navega entre as janelas abertas (somente Windows Vista com o Aero ativado)
Win+B
Deixar ativo o primeiro aplicativo da barra de sistema
Pessoas que passam muito tempo na frente de computadores podem estar sofrendo de Síndrome de Visão de Computador (CVS, em inglês), cujos sintomas são queimação, olhos secos e cansados, dores de cabeça e no pescoço e visão embaçada. A CVS é normalmente conhecida como cansaço visual ou eyestrain, um mal causado por excessivo uso de monitores, iluminação de má qualidade e outros fatores do ambiente. Desconforto físico persistente é outro sintoma.
De acordo com a Clínica Mayo, a CVS acontece pelo longo tempo passado pelos usuários em frente ao computador. Entretanto, existem alguns hábitos que podem aliviar a rotina de estresse visual. Confira 22 dicas do site The Lighting Blog:
1. O usuário deve ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível, a cada hora.
2. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.
3. Sugere-se separar trabalhos auxiliares para realizar durante estas pausas.
4. São muito proveitosos exercícios de alongamento com movimentos próprios para execução em ambiente de escritório, recomendados pela Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/2wdwst).
5. Iluminações e brilhos que emanam de trás do monitor entram em contato direto com os olhos. Se houver opção, o mais recomendável é usar lâmpadas de mesa que fiquem em qualquer dos lados da área de trabalho. O monitor produz sua própria luz, de modo que o usuário apenas necessita ajustar a luz indireta ao redor de si.
6. Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.
7. Evitar trabalhar em locais demasiado escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo. Se não há maneira de evitar, deve-se diminuir a luminosidade da tela. Isso permitirá um razoável conforto, mas, mesmo assim, em determinado momento os olhos vão se irritar.
8. Caso o usuário pretenda realmente se livrar do cansaço visual e necessite de luzes apropriadas para sua casa ou local de trabalho, existem lojas especializadas em iluminação de alta qualidade que podem se adequar ao padrão de cada um.
9. Plantas naturais no local de trabalho não só tornam os espaços mais úmidos, como também reduzem a poeira e outras partículas que poderiam irritar os olhos.
10. Alguns produtos naturais também podem ser úteis para aliviar olhos secos, que são uma das maiores reclamações entre usuários de computadores.
11. Monitores CRT convencionais (de tubo de imagem) podem ter sua intensidade regulada para reduzir o cansaço visual. Além disso, a taxa de "refresh" pode ser ajustada, melhorando a qualidade de vídeo e o conforto visual.
12. Modelos de tela plana valem o investimento, pois oferecem visualização melhor que as telas curvas. Além de maior qualidade visual, os monitores CRT de tela plana oferecem melhores taxas de refresh, além de ajustes mais ricos de contraste e cor. Muitos escritórios vêm optando por telas LCD por razões ergonômicas e de economia de energia. O mais importante é que a resolução da tela de LCD também reduz o cansaço visual.
13. Vale a pena investir em um laptop. Os modelos variam de 10 a 19 polegadas, possuem boa definição gráfica, cores profundas, contraste e várias formatações ajustáveis. É preciso comparar e determinar qual o que melhor se encaixa às necessidades e ao orçamento de cada usuário.
14. É necessário configurar adequadamente os elementos gráficos do computador para maximizar o conforto visual. Configurações são totalmente subjetivas e, por isso, laptops podem requerer freqüentes ajustes dependendo da luz e de outras variáveis do ambiente em que se encontram.
15. Tamanhos de fonte também podem ser ajustados para facilitar a leitura. Caso seja necessário se inclinar em direção à tela para ler o texto, é melhor aumentar um pouco o tamanho das letras. De acordo com a Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/yp5uqh) "fontes pequenas podem causar aumento de pressão e de estresse visual".
16. Optometristas recomendam que o monitor esteja a uma distância entre 50 e 70 cm dos olhos, aproximadamente à distância de um braço esticado.
17. Filtros e escudos antibrilho para monitores podem ser de vidro óptico ou polarizado, servindo para telas CRT, telas planas ou laptops. Pode-se ainda optar por coberturas anti-estáticas, que repelem poeira.
18. Pessoas que trabalham com entrada de dados e assistentes administrativos usualmente convertem dados de documentos para bancos de dados eletrônicos. Recomenda-se a estes profissionais o uso de braçadeiras mecânicas para segurar o documento que está sendo digitado, mantendo-o a uma distância dos olhos igual à que separa os olhos do monitor, pois isso causará menor cansaço visual.
19. Programadores trabalham intensamente com linguagens de computador em que, às vezes, são utilizados muitos símbolos com configurações visuais complicadas. Em casos assim, é preferível que se utilize fontes simples, tais como Courier e New Courier.
20. Diretores de arte e webdesigners precisam de maiores resoluções gráficas de monitor para seus trabalhos. Devem, portanto, ajustar a configuração de vídeo para aliviar seus olhos. Usuários de Windows com monitor LCD, devem habilitar o ClearType, ferramenta para melhoria na resolução da imagem. O site de de suporte da Microsoft traz instruções sobre como aprimorar as fontes de tela, no atalho tinyurl.com/yvzb29.
21. É importante fazer exames de vista regulares. De acordo com a Associação Norte-Americana de Optometria, adultos com mais de 40 anos deveriam fazer exames a cada três anos. De 40 a 60, a cada dois; e com mais de 60, a cada ano. Se o usuário tiver tendência a apresentar problemas de vista, ou se trabalhar com uma demanda diária muito pesada, então deveria fazer exames mais regularmente.
22. Outra opção são óculos de descanso para uso enquanto se trabalha no computador. São uma boa alternativa para atenuar o cansaço visual, mas seu uso é individual e requer recomendação médica.
As informações são do site The Lighting Blog e estão disponíveis através do atalho tinyurl.com/3b5nge.
Este é um exemplo de arquivo RSS, que deve ser editado em um programa como o TextEdit (no Mac) ou no Bloco de Notas (no Windows) e salvo com um nome como meupodcast.xml. Altere os links para seu servidor e seu podcast. www.meuservidor.com.br/meupodcast.xml
Note que para cada podcast adicionado, você deve repetir tudo entre as tags e , alterando os dados para o outro podcast. Para finalizar, envie-o para seu servidor seguindo a estrutura de diretórios utilizada no arquivo XML por meio de seu programa de FTP favorito. Há um programa pequeno, simples e multiplataforma que se chama EasyPodcast (www.easypodcast. com) que, além de ajudar na hora de montar a estrutura do link, possui um FTP embutido.
Depois de tudo isso, verifique se seu podcast está funcionando direito por meio de um agregador. Você pode encontrar alguns deles para diversas plataformas no site iPodder (www.ipodder.org), do ex-VJ Adam Curry, pioneiro dos podcasts. Lá também existe uma lista com vários podcasts para você ouvir quando não estiver ocupado criando seus programas. Se você não quiser instalar mais nada na sua máquina, o iTunes 4.9 já vem com seu próprio agregador de podcasts, além de dar acesso a uma seção na iTunes Music Store só para eles. Para ouvir novos programas de podcast, basta clicar em Advanced e escolher "Subscribe to Podcast" (assine podcast).
Nas Preferências do iTunes, clique na aba Podcasts para determinar a freqüência com que o software vai baixar novos programas. Se você tiver iPod, é possível configurar o iTunes para que jogue no tocador o que quiser. Caso tenha bons conhecimentos em Mac, poderá criar podcasts com capítulos. A Apple lançou uma ferramenta chamada Chapter Tool, em estágio beta de testes (ainda há poucos podcasts com capítulos), que pode ser baixada em homepage.mac.com/applepodcast/podcasts/Resources/ static/podcast_chapter_tool_beta.dmg. Um exemplo de podcast com capítulos é o produzido pelo próprio Adam Curry, que fica em podfinder.podshow.com.
Agora que sabe tudo sobre podcast, só pedimos uma coisa: depois que seu podcast ficar famoso, pode nos chamar para as festinhas, ok?