domingo, setembro 25, 2011

Faça o backup da ativação do Windows 7, Vista e Office 2010




Sempre que você instala o Windows 7, Windows Vista ou Microsoft Office 2010 em seu computador, você precisa fazer a ativação online de sua cópia. O problema é que a Microsoft limitou o número de vezes que  você pode fazer a ativação online de sua cópia genuína do Windows 7, Windows Vista e MS Office 2010.
Depois de esgotar o número de ativações online que você tem direito, a única forma de ativar sua cópia do do Windows 7, Windows Vista ou Office 2010 é por telefone, o que é muito inconveniente para os usuários que estão frequentemente formatando o disco rígido do computador e reinstalando o Windows e o Office.
Uma forma de resolver esse problema é fazer o backup da ativação do Windows e do Office instalado em seu computador. Com o backup da ativação você pode ativar sua cópia do Windows 7, Vista e Office 2010 em offline quantas vezes quiser e também pode recuperar sua chave de produto no caso de você perdê-la.
Advanced Tokens Manager é uma ferramenta portátil que lhe permite fazer o backup da chave de produto e ativação do Windows 7, Vista e Office 2010 para que você possa restaurá-las após uma nova instalação.



Para usar o programa, basta executá-lo, selecionar se deseja fazer o backup da ativação do Windows ou Office e clicar no botão “Backup Activation” para fazer o backup de sua ativação do Windows ou do Office.
Isso cria um arquivo assinado digitalmente (Tokens.dat) com os dados da ativação. Este, junto com outro arquivo (config.ini) são armazenados em uma nova pasta, dentro da pasta do Advanced Tokens Manager. Copie a pasta do Advanced Tokens Manager, junto com a nova pasta que ele criou para um local seguro.
Após fazer uma nova instalação do Windows ou do Office, basta executar o Advanced Tokens Manager e ele detectará o backup feito anteriormente. Você pode então restaurar os arquivos da ativação para fazer  a ativação offline de sua cópia do Windows ou Office. A ativação é restaurada em menos de 30 segundos.
Note que o backup leva a assinatura digital dos componentes de hardware conectados no computador no momento em que o backup foi criado. Isto impede que este seja utilizado para ativar outros computadores.

Download Advanced Tokens Manager


Faça backup do Firefox com o Firefox Profile Backup Tool




Antes de formatar o disco rígido do computador, você precisa fazer o backup de seus arquivos importantes e isso inclui os dados armazenados no navegador, tais como favoritos, senhas de sites e assim por diante.
Firefox Profile Backup Tool  é uma ferramenta gratuita que permite fazer o backup de todas as informações armazenadas no Firefox, incluindo suas extensões, favoritos, histórico e senhas memorizadas pelo Firefox.




A utilização do Firefox Profile Backup Tool é muito simples. Primeiro, baixe e instale o programa em seu computador. Em seguida, execute-o e selecione os dados que você deseja incluir no backup do navegador.
Entre as informações disponíveis estão as preferências do usuário, favoritos, extensões, cookies, histórico de navegação, histórico de downloads, pesquisa, permissões, sessões salvas, senhas memorizadas, etc.
Após selecionar os dados que deseja incluir no backup do Firefox, selecione a pasta onde deseja salvar o backup, digite um nome para o arquivo de backup e clique em “Backup” para iniciar a cópia de segurança.
Assim que ele terminar, será exibida uma mensagem informando que o backup foi concluído com sucesso. Note que todos os dados do Firefox são compactados em um único arquivo de backup com a extensão fbk.
Um recurso interessante do Firefox Profile Backup Tool é que ele permite (opcionalmente) que você proteja o arquivo de backup com senha. Essa senha será solicitada quando você for restaurar o backup do Firefox.
Para restaurar o backup do Firefox, execute o programa novamente, clique na aba “Restore” e selecione o arquivo de backup. Se o arquivo de backup estiver protegido com senha, digite-a e clique em “Restore”.

Download Firefox Profile Backup Tool




Troque as configurações de rede rapidamente com o Simple IP Config



Se você precisa alterar as configurações de rede de seu computador frequentemente, Simples IP Config  é um programa gratuito que permite alterar as configurações de rede do Windows com rapidez e facilidade.




Usando o Simples IP Config, você pode alterar as configurações de rede de seu computador de forma mais rápida e simples que utilizando as configurações de rede nativas do Windows. Ele permite que você altere o endereço IP, gateway, máscara de sub-rede, servidores DNS e também permite que você ative o DHCP.
Simples IP Config tem uma interface muito simples e fácil de usar. Basta selecionar o adaptador de rede em “Select Adapter” e em “IP Settings” configurar o endereço IP, a máscara de sub-rede e o gateway.
Em seguida, você deve preencher os servidores DNS preferencial e alternativo em “DNS Settings”. Por fim, basta clicar no botão “SUBMIT” para que as alterações que você fez entrem imediatamente em vigor.
Simples IP Config também permite que você ative/desative o Firewall do Windows e habilite o DHCP, que atribui os dados da rede automaticamente (endereço IP, máscara de sub-rede, gateway e servidores DNS).
Clicando em “Refresh” você pode atualizar as configurações de rede para confirmar se as alterações que você fez foram aplicadas. O botão “Renew” renova o endereço IP e o botão “Release” aplica as alterações.
Download Simples IP Config

Ligue computadores remotamente com o WakeMeOnLan



Quando você tem computadores conectados em rede, você pode ligá-los remotamente utilizando o recurso Wake-on-LAN. Esse recurso envia um pacote chamado de Magic Packet através da rede para o adaptador de rede do computador remoto, que fica em stand-by, reconhece o comando enviado e liga o computador.

A maneira mais fácil de usar esse recurso é através de um programa e o WakeMeOnLan é uma pequena ferramenta portátil  que lhe permite usar o Wake-on-LAN para ligar remotamente os computadores da rede.




É importante notar que para o computador remoto receber o “Magic Packet” existem algumas condições. A primeira é que o Wake-on-LAN funciona somente em redes a cabo, ele não funciona em redes sem fio.
Você também precisa habilitar o recurso “Wake-on-LAN” na BIOS dos computadores e nas propriedades de energia do adaptador de rede no Gerenciador de Dispositivos. Além disso, se você estiver usando um roteador, crie uma regra encaminhado a porta UDP 40000 para o endereço IP dos computadores remotos.
Após habilitar o “Wake-on-LAN” nos computadores, abra o programa e clique no botão “Start Scaning” ou pressione “F5″ com todos computadores ligados para ele coletar o endereço IP e MAC dos computadores.
Agora você já pode usar o WakeMeOnLan para ligar os computadores remotamente. A próxima vez que você executá-lo, ele vai exibir a lista de computadores da rede. Basta selecionar o computador que deseja ligar e pressionar a tecla “F8″ ou clicar no botão “Wake Up Selected Computers” para ligá-lo remotamente.
Depois de ligar um computador remotamente, você pode realizar uma nova verificação “F5″ para confirmar se o computador foi ligado. Os computadores ligados são exibidos com um ícone verde e com o status ON.
Por fim, WakeMeOnLan também permite que você ligue um computador remotamente a partir de linha de comando, especificando o nome do computador, endereço IP ou o endereço MAC do computador remoto.
Exemplos de linhas de comandos:
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup 192.168.1.10
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup computadorX
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup 11-34-46-F2-56-77
Download WakeMeOnLan

sexta-feira, setembro 23, 2011

Como desativar o reinício automático pós-atualizações no Windows 7



A Microsoft libera todo mês atualizações de segurança e estabilidade pro Windows e seus programas, parte do seu ciclo mensal chamado Patch Tuesday. As atualizações chegam pelo Windows Update e, na maioria das vezes, é instalada automaticamente. O problema é: nessa “maioria das vezes”, o sistema fica perturbando o usuário periodicamente pedido um reinício para a aplicação das atualizações.
Apesar de não muito recomendado, há maneiras de impedir o Windows de chamar a atenção para o reinício de atualizações. Uma é pelo Editor de Diretiva de Grupo Local e outra pelo Editor do Registro.

Através do Editor de Diretiva de Grupo Local

Atenção: esta dica não é válida para as versões Starter, Home Basic e Home Premium do Windows 7.
1. Vá no menu Iniciar, digite gpedit.msc e selecione-o;
2. Siga em Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Update;


                                                  Opção no Editor de Diretiva de Grupo Local.
3. Vá em “Não há reinicializações automáticas para usuários conectados”, entre nesta diretiva e selecione a configuração “Habilitado”.
4. Caso você queira reativar essa opção, marque a diretiva como Não-configurado ou Desabilitado.

Através do Editor de Registro

Se você usa uma versão doméstica do Windows, essa parte pode servir para você.







1. Abra o Editor do Registro no menu Iniciar, digitando regedit e selecionando-o.
2. Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows.
3. Clique com o botão direito na chave Windows, selecione Novo > Chave e nomeie essa chave como “Windows Update” (sem aspas).
4. Faça o mesmo procedimento descrito em 3, usando como base a chave Windows Update recém-criada e nomeando a nova chave como “AU”.
5. Dentro da chave AU, clique com o botão direito na área em branco na direita da janela, selecione Novo > Valor DWORD ou Valor DWORD (32 bits).
6. Nomeie o valor como “NoAutoRebootWithLoggedOnUsers”, exatamente como descrito aqui. Depois, dê um duplo clique e dê o valor 1 pra ele.
7. Se você quiser reativar essa opção, dê o valor 0.



Como habilitar o menu Iniciar clássico no Windows 8 Developer Preview

Windows 8 Developer Preview foi apresentado há alguns dias e chegou com uma nova interface completamente diferente da que estamos acostumados atualmente. A interface Metro vem com a Start Screen, o substituto do menu Iniciar, porém, ela não agradou algumas pessoas. Se você é uma delas, veja como fazer com que o botão Iniciar volte. Para fazer com que a Start Screen (e, consequentemente, a interface Metro) saia de cena e o menu Iniciar volte, faça o seguinte:
1. Vá para o desktop comum do Windows 8, clicando em “Desktop” na Start Screen;
2. Pressione as teclas WinKey + R para abrir a janela “Run” (Executar) e digite “regedit”. Tecle Enter;
3. Vá para HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer.



Configurando o registro do Windows para reativar o menu Iniciar.
4. Procure o valor “RPEnabled”, entre nele e altere a informação de 1 para 0.
A mudança ocorrerá na hora, mas é recomendável o reinício do computador, para evitar falhas. Depois de reiniciado, o sistema operacional não iniciará mais com a interface Metro, consequentemente, não terá mais a Start Screen.

 Menu Iniciar já habilitado no Windows 8.

domingo, setembro 18, 2011

Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites



O procedimento quase sempre é feito com a utilização de aplicativos que geralmente são eficientes, porém nem sempre são discretos e gratuitos pensando nisso, criamos este tutorial para ajudá-lo a efetuar o mesmo procedimento sem utilizar aplicativos adicionais e de maneira discreta.
1 - vá ao menu iniciar e na caixa de pesquisa e digite:

c:/windows/system32/drivers/etc/hosts













2 - Ao visualizar o arquivo hosts, clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades. Na caixa de propriedades clique em segurança e na sequencia em editar:
 


2.1-selecione a opção usuarios e selecione permitir para todas as opções de permissões para usuarios e em seguida clique em aplicar e depois em ok.


Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites




3 - Repita o primeiro passo. Mas agora clique com o botão esquerdo do mouse e escolha o o wordpad ou notepad para abrir o arquivo.


Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites

  

4 - Após a ultima linha adicione:
#bloqueio de sites
127.0.0.1 endereço do site1
127.0.0.1 endereço do site2
 


Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites


Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites
 e assim sucessivamente dependendo da quantidade de sites


Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites


Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites


****nesse exemplo foi bloqueado o site do buscador Google.

5 - Em seguida devemos desativar o cliente dns.
Digite na caixa de pesquisa services.msc; na sequencia procure por cliente dns




5.1 - clique para abri-lo e em seguida na opção tipo de inicilização selecione desativado. E depois em status de serviço clique em parar e para finalizar, em aplicar e ok.

Pronto está feito o bloqueio! Agora você pode bloquear a quantidade de sites que desejar! De forma fácil e  prática.






Leia mais no Oficina da Net: Bloqueio de hosts - aprenda a bloquear sites

Como configurar o VirtualBox para instalar o Windows 8 Developer Preview

O sistema ainda está em um estágio preliminar de desenvolvimento, antes do Beta, e é arriscado instalá-lo na máquina principal. Se você não tem um PC secundário, pode improvisar uma máquina virtual para testar, mesmo que instável, o Windows 8.
Para fazer com que o Windows 8 não dê problemas ao inicializar, faça os seguintes passos antes de instalar o sistema na máquina virtual. Supondo-se que o VirtualBox já está instalado no seu sistema:
1. Abra o VirtualBox e crie uma nova máquina virtual, clicando em Novo, na janela principal.



2. Ao criar a máquina virtual, selecione Windows/Other Windows e coloque, pelo menos, 1 GB de RAM pra ele, para que rode razoavelmente. De resto, prossiga criando normalmente.
3. Depois de criada a máquina virtual, selecione-a e clique em Configurações.
3.1. No painel esquerdo, clique em Sistema.
3.1.1. Na guia Placa-mãe, mude o Chipset para ICH9 e marque a caixa Habilitar o IO APIC.
3.1.2. Verifique se, na guia Aceleração, as duas caixas estão marcadas. (Habilitar VT-x/AMD-V e Habilitar Paginação Aninhada).
3.2. No painel esquerdo, clique em Monitor.
3.2.1. Na guia Vídeo, coloque o máximo de memória de vídeo possível (128 ou 256 MB) e selecione as caixas Habilitar Aceleração 3D e Habilitar Aceleração de Vídeo 2D.
3.3. No painel esquerdo, clique em Rede.
3.3.1. Na guia Adaptador 1, clique em Avançado (D) e mude o tipo de placa para Intel PRO/1000 MT Desktop (82540EM).



. Confirme todas as alterações, clicando em OK e inicie a máquina virtual. Após essa configuração, será possível instalar o Windows 8 normalmente.
Atenção: após a instalação do Windows 8, certifique-se de configurar a resolução da máquina virtual como pelo menos 1024×768. Caso contrário, os aplicativos em Metro-style não funcionarão. Isso pode ser feito como no Windows 7, entrando no desktop convencional, clicando com o botão de contexto na área de trabalho e selecionando a opção Screen Resolution.


Como configurar o login automático no Windows 8

Se você instalou o Windows 8  em seu computador e é o único usuário do sistema, você pode habilitar o login automático do Windows para agilizar a inicialização do sistema operacional. Veja como configurá-lo:
  • Pressione as teclas “Win+R”, digite netplwiz na janela aberta e pressione “Enter”.



Em User Accounts, desmarque a opção “Users must enter a user name and password to use this computer” e clique em “OK”.


Na janela aberta, digite sua senha de usuário, confirme-a e clique em “OK”.


Pronto, ao fazer isso, o Windows salvará sua senha, para você não precisar digitá-la na tela de login do sistema. Ao ligar o computador, o Windows será inicializado e fará automaticamente o login de seu usuário.
É importante notar que ao habilitar o login automático você agiliza a inicialização do sistema operacional, mas, por outro lado, qualquer pessoa com acesso ao computador pode fazer login no Windows com a sua conta de usuário. Portanto, somente habilite o login automático se você é o único que utiliza o computador.
Se você quiser desabilitar a opção de login automático do Windows, basta acessar a janela User Accounts novamente e marcar a opção “Users must enter a user name and password to use this computer”.




terça-feira, setembro 06, 2011

Como automatizar a verificação de discos no Windows 7


O Windows conta com um recurso que permite facilmente o usuário verificar erros no disco rígido para que possam ser reparados. Muita gente não sabe, mas esta é uma tarefa que pode ser facilmente automatizada através do Agendador de Tarefas.
Sabendo que é algo muito difícil alguém lembrar de realizar a verificação de discos frequentemente e que é um cuidado altamente recomendado, passamos a entender o quanto é interessante programar para que esta tarefa seja automaticamente executada em intervalos pré-definidos.

Automatizando a verificação de discos

Para começar digite da caixa de pesquisa do Windows “Agendador de Tarefas” ou, opcionalmente coloque na caixa de pesquisa %windir%\system32\taskschd.msc /s e dê ENTER. 





O Agendador de tarefas será aberto, do lado direito clique em “Criar Tarefa”.


Em “Nome” coloque o nome da tarefa e a descrição. Neste caso, não precisamos especificar uma localização para a tarefa, apenas em “Configurar Para” selecionar o sistema operacional usado.


 Feito isso clique na aba “Ações” e a seguinte janela lhe será apresentada:


Clique em “Novo”, selecione a opção “Iniciar um programa” e em “Programas/Script” coloque chkdsk.exe/ R / C: levando em consideração que a unidade a ser verificada é a “C:”.


O argumento / R depois de chkdsk.exe garante que o computador é reiniciado após o término da tarefa. Você pode remover este argumento, no entanto, será preciso ligar manualmente a máquina ao término do processo.
Logo após clicar em “OK” você será interrogado se deseja incluir novos argumentos, clique em “Sim”.
Clique na aba “Geral” e certifique-se de configurar corretamente o sistema operacional usado. Se estiver correto dê “OK”.
O último passo é clicar na aba “Disparadores” e botão “Novo”. Este é o local onde você poderá definir a frequência da verificação de discos. Uma verificação por mês já é mais que suficiente. Clique em “OK” e pronto!

Note que para ativar o agendamento mensal você precisa selecionar o meses clicando em “Meses”.
Se futuramente você quiser desativar o recurso é só abrir novamente o Gerenciador de Tarefas e na parte superior da ferramenta clicar com o botão direito sobre o nome que você deu a tarefa e clicar em “Excluir.