O Windows já apresenta um utilitário que também faz backup do registro (a Restauração de Sistema), mas se você procura algo específico, o gratuito RegBak é uma boa opção.
01. Quando você iniciar o programa, ele já pergunta onde o backup do registro será salvo (Select a folder to save the registry) e quais áreas serão salvas (System, Current User e Other available hives). Você também pode entrar nas opções do programa (Options) e ver os antigos backups (Backups).
02a. Nas opções, você pode definir a pasta padrão para backups (Default Backup Folder) e definir quando apagar backups antigos – mais velhos que uma quantidade de dias (Delete backups that are older than) ou os últimos backups feitos (Delete all backups expect the last).
02b. Já no caso dos backups, clique em Search para localizar os backups feitos e escolha Restore para restaurar o backup selecionado.
03. Durante o backup, o RegBak mostra os passos do processo.
04. Para restaurar um backup específico, execute o RegBak na mesma pasta do backup salvo (o próprio programa cria uma cópia de si mesmo para cada pasta) e clique em Next>. Clique em Options para definir quais setores serão restaurados (System, Current User e/ou Other Users).