Na rede não é muito difícil ler histórias de várias pessoas dizendo estar com problemas de instalação com o Internet Explorer 8 ou até mesmo o 7, no Windows XP com SP3 / Vista com Sp1,SP2.
Pra resolver esse problema é simples, e de quebra, você pode aprender a resolver grande maioria dos problemas com instalação de Software.
Vamos lá.
Ao (tentar) instalar o IE (7 ou 8), pode aparecer uma mensagem escrita:
“O Internet Explorer 7 não pôde ser instalado. É necessário reiniciar o computador para remover todas as alterações efetuadas pela instalação.
Após reiniciar, clique no atalho “Solução de Problemas do Internet Explorer” na área de trabalho para obter mais informações.”
A partir dai, o primeiro passo é identificar o problema.
Quando ocorre um erro, o Instalador cria um arquivo chamado “ie7.LOG” (ou ie8.LOG) (Iniciar-> Executar-> digite “%windir%\ie7.log” (Sem aspas) –> [Enter]) Vai aparecer um log , mais ou menos como esse aqui:
Perceba que tudo o que o instalado tentou fazer, esta lá.
Tendo um pouquinho de atenção, você vai ler aa seguintes linhas:
“1.234: IECUSTOM: Unable to clear DACLs HKCR\Interface\{34A715A0-6587-11D0-924A-0020AFC7AC4D}
1.234: IECUSTOM: Finished setting new registry permissions…
1.234: IECUSTOM: An error occured verifying registry permissions. ERROR: 0×80070534
1.234: DoInstallation: CustomizeCall Failed: 0×3f5 “
Ficou claro que a chave do registro “{34A715A0-6587-11D0-924A-0020AFC7AC4D}”, não pode ser acessada por não ter privilégios suficiente.
Como resolver?
Simples.
Clique no Menu Iniciar –> Executar –> Digite Regedit –> Enter
Vai aparecer uma nova tela, clique em “Editar->Localizar (ou Ctrl + L)”
Copie a chave 34A715A0-6587-11D0-924A-0020AFC7AC4D e cole, de Enter.
Aguarde, o Windows vai procurar essa chave para você (atente-se ao fato de que a chave tem que ser correto, não coloque espaços, por exemplo), quando encontrar a chave, ela será selecionada automaticamente, então, simplesmente clique com o “Botão Direito” do mouse e clique em “Permissões” e procure pelo nome do Seu Computador/Seu nome de usuário, como na tela abaixo:
No meu caso é “Exmachine\Administradores”, ou seja, todas as contas que contenham previlégio de administrador na maquina “Exmachine”.
Perceba que logo abaixo, nas permissões, o “CONTROLE TOTAL”, não esta selecionado.
Basta simplesmente clicar em ambos deixando-os assim:
Depois clique em aplicar –> OK –> Reinicie o Computador e tente instalar novamente, só que dessa vez, você vai conseguir =)
Porém, Caso o erro ainda persista:
Maneira 2:
Iniciar>executar>cmd (Enter)
Digite “cd\” (Sem aspas) e de enter.
Digite “secedit /configure /cfg %windir%\repair\secsetup.inf /db secsetup.sdb /verbose” (Sem aspas) e de enter.
Aguarde.
Quando terminar, reinicie a maquina e tente instalar novamente.
Maneira 3:
Se no Log der problema parecido como:
“In Function TestVolatileFlag, line 11825, RegOpenKeyEx failed with error 0×2″
Tente o seguinte o procedimento:
1 – Iniciar>Executar>CMD>Enter (Se for vista ou Seven, tem que abrir o cmd como administrador).
2 – Digite (ou cole) esse comando:
secedit /configure /cfg %windir%\repair\secsetup.inf /db secsetup.sdb /areas REGKEYS
Reinicie e tente instalar de novo.