A grande utilidade do item "Documentos rcentes", no menu Iniciar do Windows, é permitir recuperar rapidamente um ou mais arquivos abertos recentemente sem precisar buscar a pasta onde ele está ou abrir o respectivo programa.
No Windows XP, ele vem, por padrão, habilitado, tanto na versão normal do Menu Iniciar quanto no "menu iniciar clássico". Se você quiser remover a opção ou se o item tiver desaparecido por alguma razão e você quiser restaurar, siga o passo-a-passo abaixo:
1 – Clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse e escolha a última opção, “Propriedades”.
2 – Clique na aba “Menu Iniciar”.
3 – Clique no botão “Personalizar” que aparece ao lado do item “Menu Iniciar”.
4 – Acione a aba “Avançado”.
5 – Na parte de baixo da janela, desmarque (ou marque) a opção “Listar documentos abertos mais recentemente”.
Também dá para limpar a lista de arquivos acionando a alternativa correspondente, lembrando que isso, logicamente, não remove os arquivos do computador.
6 – Confirme a escolha apertando “OK”.
7 – Na janela anterior, escolha “Aplicar” e depois dê “OK” novamente.
Pronto, agora a opção aparece novamente e você pode encontrar de forma mais fácil os arquivos com os quais andou trabalhando.