domingo, setembro 25, 2011

Ligue computadores remotamente com o WakeMeOnLan



Quando você tem computadores conectados em rede, você pode ligá-los remotamente utilizando o recurso Wake-on-LAN. Esse recurso envia um pacote chamado de Magic Packet através da rede para o adaptador de rede do computador remoto, que fica em stand-by, reconhece o comando enviado e liga o computador.

A maneira mais fácil de usar esse recurso é através de um programa e o WakeMeOnLan é uma pequena ferramenta portátil  que lhe permite usar o Wake-on-LAN para ligar remotamente os computadores da rede.




É importante notar que para o computador remoto receber o “Magic Packet” existem algumas condições. A primeira é que o Wake-on-LAN funciona somente em redes a cabo, ele não funciona em redes sem fio.
Você também precisa habilitar o recurso “Wake-on-LAN” na BIOS dos computadores e nas propriedades de energia do adaptador de rede no Gerenciador de Dispositivos. Além disso, se você estiver usando um roteador, crie uma regra encaminhado a porta UDP 40000 para o endereço IP dos computadores remotos.
Após habilitar o “Wake-on-LAN” nos computadores, abra o programa e clique no botão “Start Scaning” ou pressione “F5″ com todos computadores ligados para ele coletar o endereço IP e MAC dos computadores.
Agora você já pode usar o WakeMeOnLan para ligar os computadores remotamente. A próxima vez que você executá-lo, ele vai exibir a lista de computadores da rede. Basta selecionar o computador que deseja ligar e pressionar a tecla “F8″ ou clicar no botão “Wake Up Selected Computers” para ligá-lo remotamente.
Depois de ligar um computador remotamente, você pode realizar uma nova verificação “F5″ para confirmar se o computador foi ligado. Os computadores ligados são exibidos com um ícone verde e com o status ON.
Por fim, WakeMeOnLan também permite que você ligue um computador remotamente a partir de linha de comando, especificando o nome do computador, endereço IP ou o endereço MAC do computador remoto.
Exemplos de linhas de comandos:
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup 192.168.1.10
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup computadorX
  • WakeMeOnLan.exe /wakeup 11-34-46-F2-56-77
Download WakeMeOnLan