terça-feira, julho 05, 2011

Como Esconder ou Exibir Partições do Disco Rígido




Se por qualquer motivo você quiser esconder uma partição do disco rígido, aqui está o tutorial. Através da mesma dica é possível também exibir partições ocultas no Windows.
Para iniciar o processo vá no Menu Iniciar, digite diskpart e dê ENTER.
Dentro do Prompt de Comando digite list volume e aperte ENTER novamente. Localize a partição que você deseja ocultar e o volume relacionado a ela.
No caso acima para esconder a “letra D” temos como referência o “Volume 1″. Neste caso é preciso digite select volume 1, mas o número do volume pode mudar de acordo com a referência.
Em seguida digite remove letter D (levando em consideração que a unidade a ser ocultada é a “D”) aperte ENTER e reinicie a máquina. Fique tranquilo pois apesar do nome “remover” os dados não serão removidos da partição.
Para que a unidade fique novamente visível é só repetir o procedimento, mas ao invés de digitar “remove letter” digite assign letter=D (levando em consideração que a unidade a ser exibida é a “D”).
Nas versões anteriores ao Windows 7 ao invés do comando “assign letter=” use “assign letter” com espaço seguido da unidade ex: assign letter E
No caso de nenhuma letra estar atribuída a partição, basta colocar o comando “assign letter=” seguindo de uma letra qualquer desde que não esteja ocupada por outra partição.