segunda-feira, abril 12, 2010

Remova programas sem deixar rastros para trás

Quando você instala e remove muitos programas do Windows, normalmente algum rastro acaba ficando para trás, ocupando espaço em disco e até roubando recursos do computador. Neste tutorial, vamos conhecer o Software Revo Uninstaller Pro, especializado em apagar estes rastros.

01. Como o Revo Uninstaller é basicamente um software para a remoção de outros programas, seu modulo principal é o Desinstalador, com as guias Todos os programas e Rastrear Programas. Na primeira guia, simplesmente selecione o software que será removido e clique em Desinstalar na barra de ferramentas. O Revo Uninstaller fará um Ponto de Restauração de Sistema, executará o desinstalador e procurará por possíveis rastros que ainda ficaram no Windows (se existirem, claro).


02a. Outro modo de remoção segura é rastrear o programa desde sua instalação. Para isso use a guia Rastrear Programas e o botão Instalar Programas. Escolha o instalador do programa que será vigiado.

02b. Faça a instalação do programa normalmente e encerre o processo de rastreamento clicando no botão de parada, localizado normalmente no canto superior direito da tela.


03. O Gerenciador Autorun / Gerenciamento de Inicializações pode ser usado para desativar programas que são iniciados com o Windows, bastando desmarcar a entrada correspondente. Você também pode desinstalar os programas por aqui, clicando com o botão direito do mouse.


04. As Ferramentas do Windows servem como atalho para vários serviços do Windows, como Restauração de Sistema (System Restore), Central de Segurança (Security Center) e Políticas de Grupo (Group Policy).


05. O Revo Uninstaller Pro apresenta vários módulos além da remoção de arquivos, que podem ser acessados a partir do Menu Ferramentas. Dentre os módulos, destacam-se o Limpador do Windows e a Remoção de Evidências, para apagar rastros de arquivos já excluídos do computador.