domingo, março 21, 2010

Como Formatar Seu PC - Passo a Passo


Você precisará dos seguintes itens:
- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a serial-key)
- Drivers de seus dispositivos
Primeiramente é necessário que você configure sua BIOS para dar boot , procure isso no manual de sua Placa mãe. Após Configurado deverá aparecer a seguinte mensagem antes de Iniciar o Windows.
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…
Pressione Alguma coisa, depois disso irá iniciar alguns testes e logo irá aparecer uma tela com 3 opções:
- Instalar o XP
- Entrar no console de recuperação
- Sair da instalação

Tecle ENTER Para iniciar a instalação, feito isso a instalação irá procurar versões anteriores do Windows. Aparecendo uma nova tela Navegue com as setas até onde você gostaria de instalar o seu windows (Normalmente em C, selecionado! Agora tecle D e após irá aparecer duas confirmações, Primeiro Tecle ENTER , depois tecle L.

Pronto, a partição foi excluída e temos um HD “vazio”. Agora, tecle C e depois ENTER
Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

Com o reinicio do sistema irá aparecer novamente a mensagem
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…
Não aperte Nenhuma tecla. Siga a risca como o tuto ensina!

Configurando
Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc.). Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc… continue seguindo as instruções.

Agora aguarde mais um pouco até aparecer área de trabalho do Windows!!
Parabéns, Seu Computador já está formatado, agora basta adicionar os Drivers.

Adicionando Drivers
O Maior problema quando formatamos uma maquina são os “Benditos” drivers!
Após Beckup ou mesmo quando baixa alguns drivers da net, eles não são executaveis. O Jeito é instalar na raça Mesmo. Abaixo irei ensinar como instalalos na falta do setup.exePrimeiro aperte ao mesmo tempo a Tecla com o Simbolo do Windows e o Pause Break,aquele ao de NUM LOCK. Caso Não consiga fazer este atalho vá em

Painel de Controle>Sistema. Feito isso em ambos os casos deveram abrir a aba SISTEMA.
Agora vá em Hardware>Gerenciador de dispositivos. Procure o icone de Interrogação Amarelo.
Clique com o botão direito em cima do icone e vá em atualizar driver, na proxima tela cmarque em “Não, Não Agora” clique em next, agora marque a opção Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e avance. Na próxima tela, deixe marcada a opção Procurar o melhor driver nestes locais. Desmarque a opção Pesquisar mídia removível e marque Incluir este local na pesquisa. Clique em Procurar e selecione a pasta onde o driver está descompactado.O botão Ok só estará disponível se no diretório apontado houver um driver. Clique em avançar. O Windows identificará o driver, e caso seja o correto, instalará. Caso não seja este, surgirá uma tela informando que não é possível continuar o assistente, pois não foi encontrado o driver correto. Quando isso acontecer, procure outro driver, e recomece o processo. Em caso de sucesso, uma tela informará que correu tudo bem e o hardware está pronto para ser usado.