terça-feira, março 30, 2010

Como prolongar a vida útil da bateria do notebook

s baterias de laptops são como pessoas: algum dia vão morrer, inevitavelmente. Diferentemente dos processadores, as baterias não obedecem a uma 'lei de Moore', ou seja, não espere que as baterias lançadas no próximo ano sejam menores do que as atuais e que tenham ainda mais capacidade de carga, pelo menos até descobrirem outros componentes para substituir o lítio, elemento químico básico usado nas bateriais atuais.

Mas se você cuidar bem dela, é possível adiar o inevitável. Abaixo, listamos proccedimentos que vão ajudar a manter a capacidade de carga da bateria do portátil por mais tempo. Com sorte, o componente irá durar até o momento em que você decida substituir o notebook.

Mostramos também como manter a energia por mais tempo entre as recargas, de modo a permitir que se possa ficar mais preciosos minutos afastado de uma tomada elétrica. E quem precisa de mobilidade sabe como isto é importante.

Não use o notebook até a bateria se esgotar
Extrair até o último elétron da bateria vai diminuir o tempo de vida útil da mesma. Fazer isso uma ou duas vezes não causará danos, mas o efeito acumulativo acaba por encurtar a vida do componente. Há uma exceção a essa regra, em uma circunstância em que é recomendado descarregar a bateria totalmente. Mas falaremos sobre isso mais à frente.

A boa notícia é que os notebooks mais atuais são projetados para desligar antes da bateria se esgotar completamente. O Windows 7 e o Vista já possuem configuração para esta finalidade. Para chegar até ela, clique em Iniciar, digite energia, tecle Enter e escolha o item Opções de energia.

Em seguida, escolha um dos dois planos que aparecem (Equilibrado e Economia de energia) - a escolha não faz diferença, pois vamos personalizar o modo de como o notebook vai consumir energia. Selecione a opção Alterar Configurações do Plano. Isso resulta em outra janela, com mais opções. Escolha o item Alterar configurações avançadas de energia.

Na janela aberta, role a página até o item Bateria e clique no sinal de (+) para expandir mais opções. Escolha Nível de bateria crítica. Sugerimos preencher o campo com o valor 5%.



Mito: a bateria nunca deve ser recarregada totalmente.
Há controvérsias sobre essa afirmação. Em pesquisas para fazer esse artigo, conversamos com alguns especialistas e alguns são a favor e outros são contra. No entanto, não encontramos nada que afirmasse que isso fosse verdade. O melhor é sair de casa com a bateria totalmente carregada e ficar tranquilo de que ela vai durar mais tempo longe de uma tomada.

Mantenha o notebook longe do calor
A via útil da bateria pode ser reduzida por causa de calor excessivo. Certifique-se de que as saídas de ar do notebook (geralmente ficam em uma das laterais) não estão bloqueadas. A parte de baixo do portátil também possui ranhuras para circulação de ar. Portanto não é recomendado trabalhar com o laptop em cima de almofadas ou travesseiros. Caso queira fazer isso, melhor colocar sobre a almofada uma base sólida, como se fosse o tampo de uma pequena mesa.

É possível limpar essas ranhuras sem abri o notebook, usando uma lata de spray de ar comprimido ou mesmo mini aspiradores, ambos encontrados em lojas especializadas. Faça isso com o portátil desligado.

Dê um descanso para a bateria
Se você trabalha frequentemente com o notebook ligado a tomada (a partir de uma semana), retire a bateria do laptop. Caso contrário, a bateria entrará em um processo rápido de desgaste, pois assim que ela descarrega um pouco, já é recarregada novamente. Isso também o evita o desgaste por aquecimento, como já vimos acima.

Também não é recomendado retirar a bateria enquanto o notebook estiver ligado, nem mesmo quando ele estiver no modo de espera. Isso pode travar o sistema e seu trabalho será perdido. E pode acontecer o pior, que é danificar o hardware.

Inserir a bateria com o notebook ligado é outra ação que não deve ser feita. As únicas situações em que a bateria deve ser retirada ou recolocada é quando o notebook estiver desligado (e como o cabo de força desconectado da tomada) ou no modo de hibernação.

Mito: é recomendado manter a bateria refrigerada
Provavelmente você já ouviu falar algo sobre estender a vida de uma bateria guardando ela por um tempo na geladeira. Saiba que a última coisa que queremos em uma bateria e vê-la molhada. Mesmo que ela seja acondicionada em um saco plástico, a condensação pode estragar a bateria, pois o ar gelado infiltra-se no invólucro e deixa as baterias úmidas.

O melhor a fazer é guardá-la em local seco e à temperatura ambiente, longe de fontes de calor. E se o notebook for usado constantemente na tomada, é recomendado recolocar a bateria nele para uso pelo menos uma vez a cada dois meses.

Faça uma carga, use até o sistema operacional desligar o notebook, recarregue e, então, pode guardá-la novamente. A bateria sem uso perde suas propriedades químicas e isso também diminui sua vida útil.

Mito: é possível ‘dar vida nova’ a uma bateria desgastada
Realmente não há como fazer com que o elemento químico lítio consiga segurar mais elétrons do que atualmente pode gerenciar. Se a bateria está se esgotando rapidamente ou o notebook está com problemas para medir a quantidade de energia restante, o que se pode fazer é instalar qualquer software externo que faça uma medição mais precisa. Mas saiba que isso só permite saber quanto tempo de carga restante o portátil tem; não há qualquer software que seja capaz de recuperar a saúde da bateria desgastada pelo tempo.

Se constatar que a bateria não consegue mais segurar a carga, tente usar o recurso de descarregá-la totalmente. Aliás, esta é a única exceção à regra de não descarregar a bateria até o fim, explicada no início deste texto. Sugerimos que faça isso - descarregá-la e carregá-la totalmente - duas vezes.

Como o sistema operacional foi configurado para não deixar a bateria se esgotar totalmente (ela sempre terá por volta de 5% da carga), você terá fazer o seguinte:

Deixe o sistema ligado, sem proteção de tela e sem desligamento automático. Quando a bateria chegar ao nível de 5%, o Windows irá desligar o notebook. Para consumir o que sobrou de energia, ligue o portátil e entre no sistema de configuração de hardware (BIOS). Dessa forma o laptop ficará ligado até drenar toda a energia da bateria - como o sistema operacional não foi carregado ainda, a bateria continuará a ser drenada, até que a carga se esgote totalmente.

Para acessar o BIOS, cada notebook possui uma tecla diferente. Ao ligar o equipamento, é necessário pressionar uma tecla. Alguns fabricantes optam pela tecla DEL, outros pela tecla de função F2. Apesar de serem as teclas mais comuns para acessar o BIOS, alguns fabricantes podem escolher outras teclas de função. O manual do equipamento sempre indica qual é essa tecla.

Depois de entrar no sistema e configuração do notebook, basta deixá-lo ligado. Como não há nenhum controle de energia nesse sistema, não é necessário ficar monitorando o portátil. Ele será desligado somente quando não houver mais energia qualquer carga na bateria.

A partir disso, deixe a bateria carregando, mas sem ligar o notebook. Repita todo o processo mais uma vez. Com isso, é possível que a bateria tenha mais um sopro de vida até ser substituída por uma nova ou até você decidir qual modelo novo de notebook comprar.

Vida mais longa entre as recargas
As dicas acima servem para aumentar o tempo de vida da bateria até que ela seja substituída por uma nova. Mas na rotina diária, estamos mais preocupados em quanto tempo podemos manter nosso notebook funcionando longe da tomada. Algumas das dicas a seguir podem ser básicas, mas é sempre bom lembrar de todas elas.

Regular o brilho da tela
A iluminação do display LCD consome boa parte da energia fornecida pela bateria. Regule o brilho para o nível mais baixo possível, mas que fique confortável para seus olhos.

Desligue dispositivos que não esteja usando
O primeiro item a ser desligado é o Bluetooth, pois não ficamos utilizando o tempo todo. Se não estiver usando uma rede sem fio, desligue também o sinal do Wi-Fi. Se possível, não use mouse externo e nem o sistema de som.

Evite a multitarefa
Se possível, não deixe muitos programas abertos simultaneamente. Quanto mais aplicativos abertos houver, mas necessidade de acesso ao HD para guardar informações de trabalho e mais a bateria será utilizada. Se você está concentrado em uma planilha de cálculo, só deixe aberto o navegador ou o processador de textos, caso precise fazer alguma pesquisa. Sugerimos não desabilitar o antivírus ou firewall, a não ser que esteja desconectado da rede e da interent - e LEMBRE-SE de executá-los novamente ANTES de tais conexões serem efetuadas.

Modo de espera e o modo hibernar
Se tudo que se quer é economizar energia, é preciso entender qual método é melhor para usar quando o laptop não estiver sendo utilizado.

O modo de espera (também conhecido como 'dormir') no Windows 7, Vista e XP mantém seu notebook ligado, mas consumindo muito menos energia do que se estivesse em atividade. Mas o fato é que ele continua ligado e consumindo um mínimo de energia.


Já o modo hibernar salva todo o ambiente (inclusive as aplicações abertas) no disco rígido e logo depois disso desliga completamente o portátil, cortando a energia por completo. Por outro lado, o Windows leva mais tempo para entrar e sair da hibernação. Alguns casos passam de um minuto.

A regra aqui se baseia no tempo em que o notebook vai ficar sem atividade. Se esse tempo passar de meia hora, o melhor método a escolher é o de hibernar.

Último mito: adicionar memória RAM ajuda a aumentar o tempo de energia fornecida
É verdade que a maior quantidade de memória ajuda o sistema a usar menos o disco rígido como sistema auxiliar. E o disco rígido consome mais eletricidade do que a memória.

No entanto, o disco rígido sempre será utilizado e mais memória não reduzirá a quantidade de energia de modo significativo, já que mais memória também vai consumir mais eletricidade.

Utilize contexto para organizar e localizar suas fotos digitais

O mundo da fotografia digital ampliou consideravelmente a quantidade de fotos que as pessoas têm hoje. Quando elas eram impressas em papel – e ainda há um bom número de pessoas que faz isso – ficava fácil separá-las em álbuns que podiam ser vistos e “compartilhados” facilmente.

Já os arquivos digitais tendem a se acumular no disco rígido e acabam por virar um amontoado de imagens que, fora o nome (atribuído pelo equipamento fotográfico), data e hora de criação, não tem mais informação “útil”. Sem contar que as fotos têm o incrível hábito de se multiplicar. Faça uma busca rápida em seu HD e vai se surpreender com a quantidade de imagens duplicadas (quando não há mais de uma cópia) que encontrará, ocupando espaço desnecessário. Recomendamos eliminar as imagens duplicadas antes de continuar a ler esta dica.

O que fazer
Uma forma muito interessante de organizar suas fotos é fazer uso de metadados, informações que descrever o real conteúdo de um arquivo. Para conhecer os metadado de um arquivo (assumindo que o formato dele possibilite tais informações) no Windows, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo em questão, selecione Propriedades e depois a aba Detalhes.

Arquivos .jpg admitem uma grande quantidade de metadados, ainda que a maior parte deles seja muito geek para o usuário comum. Eles armazenam, por exemplo, o modelo da câmera, número f e tempo de exposição usados, e muitas outras coisas que o usuário comum provavelmente não precisa.

O campo de metadados mais importante para ajudar em nosso problema de organização de imagens é Marcas (ou Tags). Nele, pode-se colocar todo tipo de informação, tais como nome de pessoas, lugares, eventos, enfim, tudo que possa ser útil em sua organização e que auxilie você, mas tarde, a encontrar o que precisa.

Como o campo Marcas aceita mais de um metadados, você pode colocar, por exemplo, férias, praia e família. E usar qualquer destes argumentos para encontrar a imagem ou uma combinação deles, o que tornará a busca mais precisa.

Tanto o Vista quando o Windows 7 tornam o uso de tags relativamente fácil (veja abaixo como fazer isso no Windows XP). No Windows Explorer, clique sobre um determinado arquivo e dê uma olhada nas informações que são exibidas no painel inferior da tela.

Entre outros dados, você verá um campo chamado Marcas. Clique nele e comece a digitar as informações desejadas. Caso utiliza mais de uma tag, separe-as usando ponto-e-vírgula (;).



epois, para localizar suas imagens, basta usar qualquer campo de busca (por exemplo, no Windows Explorer, existe um, localizado no campo superior direito), digite a palavra marca: (ou tag: caso utilize a versão em inglês do Windows), seguida da(s) palavra(s) desejada(s).

Pode-se ainda utilizar a coluna Marcas, no próprio Windows Explorer, para tal busca. Caso ela não esteja visível, clique com o botão direito do mouse em uma posição vaga na barra de identificação do Windows Explorer (onde estão as colunas Nome, Data de modificação etc.) e no menu que abrir, selecione a opção Marcas.

Você pode usar essa mesma coluna para atribuir tags para vários arquivos simultaneamente. Basta selecionar os arquivos desejados e com o botão direito do mouse, clicar em Propriedades e, na aba Detalhes, clique no campo Marcas e coloque lá as tags desejadas. Ao final, clique em Aplicar.

No caso do Windows XP será necessário utilizar uma ferramenta adicional para adicionar as tags. Existe um grande número delas por aí, mas sugerimos o Windows Live Photo Gallery, da própria Microsoft. Aliás, sugerimos que até os usuários do Vista e do Windows 7 o utilizem – a ferramenta torna muito mais simples atribuir marcas à suas fotos.



O aplicativo da Microsoft permite atribuir marcas apenas arrastanto e soltando os arquivos em uma área específica da tela. E, como pastas, é possível organizar as tags hierarquicamente. Por exemplo, pode haver uma tag Feria e, abaixo dela, tags para todo lugar em que já esteve.

A ferramenta permite organizar as imagens pela data em que foram tiradas, pasta onde estão armazenadas e ainda atribuir avaliações (com estrelas). Ah! Existe ainda uma categoria importante, Pessoas, mas que infelizmente, ela não permite utilizar subcategorias e o recurso de detecção de faces não é muito bom.

O Windows Photo Gallery não é um editor de textos, mas oferece alguns recursos elementares como manipular a exposição (para clarear ou escurecer uma foto) e até uma ferramenta para remoção de olhos vermelhos. Dá para fazer slide show com as imagens, enviá-las por e-mail sem precisar sair do aplicativo e até carregá-la para o Flickr.

quinta-feira, março 25, 2010

Ajude o Windows 7 localizar as pastas e arquivos que você quer

Ao criar um arquivo, não importa com que programa ou apilcativo, o Windows adiciona automaticamente uma série de propriedades a ela, como tipo, data de criação, data de modificação e tamanho. Tais informações são importantes para o controle de arquivos, mas não nos ajuda muito quando queremos encontrar um arquivo específico.

Mas é possível adicionar ou modificar as “marcas” de um arquivo, recurso interessante que auxilia a rápida localização da informação desejada. Por analogia, as tags funcionam de forma similar quando buscamos por algum assunto dentro de um blog ou site. As marcas ou tags formam uma lista extensa de palavras, em geral dispostas em forma de colunas; clicar sobre qualquer delas faz o serviço listar todo tipo de conteúdo que tenha sido marcado com aquela tag.

E é exatamente assim que funciona no Windows 7 também. O exemplo abaixo ilustra como usar o recurso. Na figura 1 selecionamos todos os arquivos em que os assuntos eram relacionados com "notebooks". Em seguida, na barra onde são exibidos os detalhes dos arquivos (localizada na parte inferior da tela), clicamos na opção Marcas. Uma caixa de texto é aberta e então basta digitar a palavra ‘notebooks’ e salvar.


E é exatamente assim que funciona no Windows 7 também. O exemplo abaixo ilustra como usar o recurso. Na figura 1 selecionamos todos os arquivos em que os assuntos eram relacionados com "notebooks". Em seguida, na barra onde são exibidos os detalhes dos arquivos (localizada na parte inferior da tela), clicamos na opção Marcas. Uma caixa de texto é aberta e então basta digitar a palavra ‘notebooks’ e salvar.
Outra dica é salvar os arquivos já inserindo as marcas desejadas, como mostra a figura 3. Dessa forma o usuário terá um sistema de arquivos sempre organizado e a pesquisa pelo disco rígido fica mais fácil e rápida, mesmo para quem possui um volume muito grande de arquivos.

Fazendo a Conexão de Rede Doméstica Sem Fio no Windows XP sem um Roteador

Iremos começar com um único computador que já possui uma conexão à Internet com banda larga Ethernet com fio. Então iremos construir uma rede sem fio ad hoc em três passos:

1.

O primeiro passo será instalar um cartão sem fio 802.11b no computador principal e configurá-lo como uma conexão sem fio computador-a-computador (ad hoc).

2.

O segundo passo será instalar um cartão sem fio em um segundo computador.

3.

Para concluir a rede e fornecer conectividade à Internet, o Compartilhamento de Conexão com a Internet (ICS) será habilitado no host.

Enquanto você lê os procedimentos abaixo, observe que as imagens que acompanham são capturadas tanto do computador host quanto dos clientes e que as telas do computador host contêm uma barra de título cinza, enquanto que as telas do computador cliente contêm uma barra de título azul.

Configurando o Computador Host

Depois que você instalar um adaptador 802.11b (tal como um cartão de rede sem fio Orinoco ou Cisco) em um computador, o Windows XP irá detectar automaticamente o cartão, instalar os drivers e exibir um ícone na área de notificação. (Eu estou usando cartões Agere's Orinoco Silver para construir a rede sem fio ad hoc aqui. Ainda que eles tenham suporte nativo no Windows XP, esses cartões podem ser atualizados até com drivers e firmware mais novos pelo Microsoft Update). Se o computador está um ambiente em que haja outras redes sem fio ao alcance, o Windows deverá exibir automaticamente uma lista de redes disponíveis. Entretanto, se não houver redes sem fio ao alcance, o ícone de conexão sem fio pode exibir um "X” vermelho e pode não abrir automaticamente a janela Exibir Redes sem Fio. Para abrir essa janela, clique no ícone para a conexão sem fio.

Não selecione uma rede disponível nesse momento se alguma for exibida na lista das Redes disponíveis. Se seu computador se conectou anteriormente a um ponto de acesso preferido, remova todos os pontos de acesso preferidos. Isso irá assegurar que uma conexão seja estabelecida somente à rede ad hoc que você está tentando configurar.



Em seguida, clique na guia Avançado no topo da janela. Selecione Somente redes computador-a-computador (ad hoc) e desmarque a caixa Conectar automaticamente a redes preferenciais se selecionada. Essa configuração, junto com a remoção de redes preferidas, assegura a conexão somente à rede ad hoc.

Clique novamente na guia Redes sem fio. Abaixo de Redes Preferidas, clique em Adicionar, como mostra a Figura 1. Na caixa de diálogo Propriedades da Rede sem Fio, especifique um Nome da Rede (SSID). Utilize qualquer nome desejado, mas assegure-se de usá-lo para configurar todos os computadores. Observe que o tipo de rede já está marcado como rede computador-a-computador e que isso não pode ser mudado uma vez que já foi especificado que uma conexão deveria ser feita somente para redes ad hoc.



As configurações do Protocolo de Equivalência Sem Fio ( WEP ) não estão sendo configuradas nesse momento porque é mais fácil conseguir uma rede sem fio ad hoc executando sem problemas antes de tentar configurar a criptografia de dados WEP. A decisão sobre usar ou não o WEP deve se basear no seu ambiente. Na maioria dos casos, para melhor proteção e segurança, depois que sua rede ad hoc estiver funcionando adequadamente, você deve retornar às Propriedades da Rede Sem Fio e especificar as configurações do WEP.

Depois de configurar o nome da rede (SSID) na caixa de diálogo das Propriedades da Rede Sem Fio, a nova rede ad hoc será exibida com um ícone PC Card para designar que essa é uma rede computador-a-computador.




Observe o X vermelho. Quando um segundo computador estiver ao alcance e a nova rede ad hoc estiver conectada, a exibição muda para mostrar uma rede computador-a-computador em atividade sem o X.

Configurando um Computador Cliente

Depois de instalar um PC Card Agere Orinoco 802.11b Silver em um segundo computador, a guia Redes Sem Fio exibe uma lista de redes sem fio ad hoc ou pontos de acesso sem fio ao alcance, como mostra a Figura 4.



A nova rede ad hoc aloha4321 está listada (e é identificada pelo ícone do PC Card). Destaque o nome da rede e então clique em Configurar. Como o WEP não será configurado agora, clique em OK.

Compartilhando a Conexão

Agora que uma rede sem fio ad hoc foi criada com sucesso, iremos configurar o Compartilhamento de Conexão com a Internet.

1.

Abra as Conexões de Rede no computador host. (Vá até Iniciar, Painel de Controle, clique em Alternar para o modo de exibição clássico e então clique em Conexões de Rede.).

2.

Clique na conexão a ser compartilhada e, dentro de Tarefas de Rede, clique em Alterar as configurações desta conexão.

3.

Na guia Avançado, marque a caixa de opção Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão à Internet deste computador.

4.

Se você não está usando um firewall de terceiros e ainda não configurou o Firewall de conexão com a Internet (ICF), assegure-se de marcar a caixa habilitando esse recurso. (Leia mais sobre por que habilitar o ICF em uma coluna anterior, Não dê descanso à defesa. )

5.

Finalmente, você tem a opção de habilitar a configuração para deixar outros usuários controlarem ou habilitarem essa conexão.

Depois de concluir a configuração ICS, a janela Conexão de Rede no computador host irá exibir a conexão Ethernet com fio original e exibirá o status como Compartilhada e Habilitada. A janela de Conexão de Rede no computador cliente irá exibir a conexão no host como um Gateway de Internet.


O(s) computador(es) cliente deve(m) agora receber uma classe privada, um endereço IP não-roteável na faixa de endereço 192.168.0.* via DHCP do computador host e devem ter uma conectividade total com a Internet.

Configurando o WEP

Como a conectividade foi estabelecida com sucesso, o próximo passo é voltar às Propriedades de Rede e determinar as configurações do WEP para garantir a melhor segurança possível para a rede ad hoc.

No computador host, abra a caixa de diálogo Propriedades da Rede sem Fio e selecione a caixa de opção Criptografia de dados (WEP ativado). Consulte a documentação fornecida pelo fabricante do seu cartão sem fio para o formato e comprimento de chave.



Utilize o nível mais alto de criptografia possível (comprimento da chave) que for suportado pelo seu hardware e drivers. Os cartões Agere's Orinoco Silver foram usados aqui e somente suportam o WEP de 64 bits (também conhecido como 40 bits). Usando os drivers e firmware mais recentes, o Windows XP na verdade detecta automaticamente que esse hardware somente suporta criptografia de 64 bits e não irá permitir configurar a chave para 128 bits. Se você estiver usando uma chave de rede ASCII, assegure-se que você escolheu caracteres e letras aleatórios e que não podem ser adivinhados facilmente. O passo final é utilizar as mesmas configurações de criptografia e chave e configurar o(s) computador(es) cliente. Nota: Para segurança adicional, considere mudar a chave semanalmente.

Rede Privada Instantânea

Uma rede sem fio ad hoc fornece um método para compartilhar uma conexão de Internet mais barato que uma solução de roteador sem fio/roteador mais ponto de acesso separado. Além disso, permite uma forma rápida e simples de estabelecer meios de compartilhar dados e documentos para grupos sem LAN ou conexão à Internet externas. Sem um servidor DHCP disponível, o Windows XP oferece um endereço de IP privado automático entre 169.254.0.0 e 169.254.255.255 para adaptadores de rede. Se você está sentado em uma mesa de conferência com um grupo de colegas e acha que todos precisam desesperadamente de uma apresentação em Power Point no computador de um associado que está do outro lado da sala, configurar uma rede sem fio ad hoc instantânea pode ser a solução, permitindo que todos copiem o arquivo para seus computadores pela rede sem fio. Você precisará ter o mesmo grupo de trabalho configurado com permissões apropriadas para compartilhamento de arquivos e impressão, e você nunca terá que esperar novamente para se conectar à Internet ou a uma LAN corporativa para receber cópias de documentos de necessidade urgente.

domingo, março 21, 2010

Enviando e Recebendo SMS pelo modem 3G

Você pode usar o seu serviço 3G para enviar e receber mensagens SMS, além de navegar. Eis aqui o que eu fiz para conseguir isso, junto com algumas observações sobre as linhas de comandos e os programas disponíveis.

Modem 3G usado

  • ZTE MF622
  • lsusb:
  • Bus 001 Device 004: ID 19d2:0001 ONDA Communication S.p.A.

Operadora

  • Vivo
  • Plano Vivo Zap 250Mb

Programas usados

Para enviar

  • gsmsendsms

Para receber e/ou enviar usando o spool

  • gsmsmsd (daemon)

Ambos contidos no pacote gsm-utils, no Debian Lenny

O dispositivo padrão de modem que estes dois programas procuram é o /dev/mobilephone. Por isso o dispositivo teve que ser especificado, nas linhas de comando abaixo.

1. Configurando

Para enviar e receber mensagens, é necessário saber o dispositivo de modem a ser usado e o número telefônico da central de envio de mensagens.

1.1. Sobre o dispositivo de modem:

Com o modem MF622 configurado segundo a dica "Modem 3G ZTE MF622 com Operadora Vivo, no Debian Lenny", você terá três dispositivos ttyUSBx:

 
  /dev/ttyUSB0
  /dev/ttyUSB1
  /dev/ttyUSB2

Um pouco estranho, mas é isso mesmo, três dispositivos com um só modem. Aqui no meu equipamento de teste o USB1 está inativo. Então usei os modems ttyUSB0 e ttyUSB2.

2. Enviando SMS

Para enviar uma mensagem sem necessariamente estar rodando o daemon, você pode usar diretamente o gsmsendsms:

 
gsmsendsms -d /dev/ttyUSB0 -C +550101102010 -b 19200 91119222 "Oi, fulano"

onde:

-d

dispositivo usado

-C

número da central de envio de mensagens da Vivo.

Para outras operadoras, é necessário saber os telefones das suas centrais. Tentei descobrir isso, mas foi uma busca inútil, pois internet afora, os usuários dizem que os números parecem mudar com o tempo. Alguém confirma? Além disso, não há como testá-los sem assinar o serviço. Então, vá em frente e procure os da sua operadora, você mesmo.

 
  -b : baudrate (outros valores podem ser testados aqui)

O gsmsendsms, então, envia o SMS do número do seu modem para o número celular 91119222, com a mensagem "Oi, fulano".

3. Recebendo e enviando SMS

A forma de receber mensagens é rodando um daemon que fica ouvindo o dispositivo:

 
  gsmsmsd -d /dev/ttyUSB2

O daemon vai ficar ocupando o terminal, à espera de mensagens. Quando chegar uma, ele imprimirá na tela, assim:

 
  Type of message: SMS message
  ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ---------
  Message type: SMS-DELIVER
  SC address: '550112102010'
  More messages to send: 1
  Reply path: 0
  User data header indicator: 0
  Status report indication: 0
  Originating address: 'meu-número-de-cel'
  Protocol identifier: 0x0
  Data coding scheme: default alphabet
  SC timestamp: 01/06/2010 02:14:20 PM (+0200)
  User data length: 22
  User data header: 0x
  User data: 'teste pra dicas-l'
  ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ------ ---------

(O que importa é o texto do SMS, que será a última linha dessa saída, o "User data")

O único problema aqui é que eventualmente o gsmsmsd erra e sai, com avisos semelhantes a esse:

 
  gsmsmsd[ERROR]: unexpected response '+ZMTime: 5;' when sending 'AT'

E se isso acontecer, você para de receber os SMS. O que eu fiz foi embrulhar o

gsmsmsd num laço while, que roda o programa novamente, se ele sair. Assim:

 
  while true ; do
        time gsmsmsd -d /dev/ttyUSB2 -s sms -C +550101102010
  if [ $? = 1 ] ; then
        continue
        else
        break
  fi
  done

(o "time" é opcional, serve para mostrar por quanto tempo o daemon rodou, antes de errar.

Pode omitir, se quiser.)

Nesse laço while, inseri também outros parâmetros, veja:

 
  -s sms

Define como spool o diretório "sms", dentro do meu $HOME

 
  -C +550101102010

Instrui o daemon a ligar para esse número para o envio da mensagem.

Com isso rodando, posso enviar um SMS assim:

 
  echo "91119222
  Nova mensagem de testes para dicas-l" > sms/sms1

O comando acima mostra como o arquivo deve ser salvo em sms/:

Primeira linha com o telefone do destinatário.

Segunda em diante, texto da mensagem.

Qualquer nome de arquivo serve.

Dois detalhes

a mensagem deve ter no máximo 160 caracteres. O daemon consulta o spool a cada cinco segundos. Depois de enviado o SMS, o arquivo é apagado.

Nesse laço, você pode comandar Ctrl+C (a forma indicada na man page para sair), que o laço interrompe. Se o gsmsmsd errar e sair, cai no caso do "continue", e o laço roda novamente o daemon.

Repare que, como existem dois dispositivos ativos, você pode fazer combinações de funcionalidades com eles. Você pode rodar o wvdial no primeiro, se conectar, e deixar o segundo para ouvir e enviar mensagens.

Outros programas a serem testados

gammu - Ferramenta de linha de comando para controle de modems. Tem diversas funções interessantes, inclusive de resgatar mensagens armazenadas no modem, o que não consegui com o gsm-utils. Em meus testes, teve um funcionamento irregular. Após um certo momento, parou de se comunicar com o dispositivo, definitivamente. Por isso não pude usar em produção. Provavelmente o suporte ao dispositivo seja incompleto.

kmobiletools - Ferramenta gráfica do kde, para controle de modems e celulares. Com funções de recebimento e envio de mensagens, mostrador de intensidade de sinal da rede e da bateria (para celulares), caderno de endereços e outras. Bem interessante, também, inclusive porque permite configurar ações a serem executadas quando uma mensagem chega, como alguma forma de chamar a atenção. Isso é melhor do que a solução de ter a mensagem mostrada no terminal, onde pode passar despercebida. O problema com esse programa, novamente, é o suporte ao dispositivo. O modem usado é parcialmente suportado, e o envio de mensagens não funcionou confiavelmente. Além disso, às vezes as mensagens chegam com caracteres incompreensíveis.

E é isso. Feliz sms'ing!

Como fazer dual boot com Windows 7

Quem tem pelo mens 40GB de espaço disponível no disco rígido do seu PC (seja ele notebook ou desktop), pode ser uma boa ideia instalar o Windows 7 e manter a versão atual do sistema operacional instalada. A principal vantagem de se fazer isso é assegurar que as aplicações ja instaladas no PC irão continuar a funcionar, apesar de o Windows 7 oferecer o modo de compatibilidade.

O procedimento de instalação é relativamente simples e a maior dificuldade está em diminuir a partição do disco rígido para liberar espaço para o novo sistema operacional.

Antes de começar, é recomendado fazer um backup de seus dados ou mesmo criar uma imagem de seu sistema antigo. Isso é importante porque vamos alterar a estrutura de arquivos do disco rígido; caso aconteça algo errado, como acabar a energia elétrica durante o processo, os dados podem ficar seriamente comprometidos

Um bom programa para criar uma imagem, com interface extremamente amigável, é o Macrium Reflect Free.

Backup feito, o próximo passo é buscar um programa para particionar o disco rígido. Sugerimos três opções, todas versáteis e que redimensionam partições sem apagar nada.

Programa de gerenciamento do computador: Se você utiliza o Windows Vista, já tem um. Para acessá-lo, clique em Iniciar e, em seguida, com o botão direito do mouse, clique em Computador. Agora escolha o item Gerenciar.

No painel esquerdo do programa, escolha o item Armazenamento. Agora clique em Gerenciamento de disco. No painel ao lado direito, estará a visualização do seu disco. Clique com o botão direito do mouse, como mostra a figura abaixo, e no menu que se abre, escolha a opção Diminuir volume.



Agora é com você: escolha o tamanho desejado para a partição do Windows 7. A dica é seguir o bom senso e deixar espaço suficiente para se trabalhar com os dois sistemas instalados.

EASEUS Partition Master: Muito fácil de usar, com interface gráfica intuitiva. Pode ser instalado tanto no Windows XP, quanto no Vista. Entretanto, a versão gratuita suporta apenas sistemas de 32 bits. Caso seu sistema seja de 64 bits


GParted Live: É um dos utilitários que vieram do código aberto do Linux e o download pode ser feito no site da Sourceforge. O arquivo está em formato ISO e é necessário gravar um CD para a instalação ser feita. Faça o download gratuito do ISO Recorder para montar o CD com o GParted Live.

Com o disco pronto, faça o boot com ele e sua execução será automática. Depois de carregado, basta redimensionar a partição.

Seja qual programa for utilizado, recomendamos diminuir a partição (do XP ou Vista) em, no mínimo, 40 GB. Isso será suficiente para instalar o Windows 7 e ter espaço para outros programas.

Feita a divisão das partições, basta iniciar o computador com o DVD do Windows 7 e começar a instalação na partição nova. Quando o sistema perguntar o tipo de instalação que você deseja, escolha Personalizar (avançado). Na tela em que aparece a pergunta Onde você deseja instalar o Windows?, selecione a opção Espaço não alocado.

O programa de instalação do Windows 7 irá criar automaticamente uma tela de dual boot. Ao ligar o computador, uma tela exibe os sistemas instalados para que o usuário escolha qual sistema deve ser carragado.

Qualquer que seja a versão do Windows escolhida, a outra partição será visível como outra unidade de disco. Isso significaque é possível acessar todos os seus arquivos em ambas versões do Windows.

Cancelando todas as impressões rapidamente




Todos sabem o quanto é chato quando queremos cancelar a impressão de algum arquivo e demora demais, mas agora ensinarei a cancelar TODAS as impressões rapidamente no Windows XP:


  1. Abra o Prompt de comando (Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando, ou digite cmd no Executar).


  1. Depois de aberto, digite net stop spooler, aparecerá a mensagem O serviço de Spooler de impressão foi finalizado com êxito.


  2. Agora digite net start spooler, aparecerá a mensagem O serviço de Spooler de impressão foi iniciado com êxito.


  3. Pronto, agora é só clicar com o botão direito sobre o ícone da impressora ao lado do relógio e selecionar a opção Atualizar.



Atenção: Este processo fará com que todas as impressões da lista sejam canceladas.

Removendo atualização Anti - Pirataria Windows 7

1 – Vá em Iniciar >Painel de Controle >Programas e Recursos ou Desinstalar um Programa.
2 – No canto superior esquerdo tem escrito ” Exibir atualizações instaladas”.
3 – Clique em cima, irá aparecer uma lista de atualizações separada em Grupos.
4 – Procure o grupo ” Microsoft Windows”.
5 – Agora procure pela atualização ( KB971033).
6 – Clique com o lado direito do mouse em cima dela e clique em Desinstalar.
7 – Pronto, você já retirou a Atualização, mas ainda esta alertando que o Windows é falso, isso ocorre porque você retirou apenas o registro da Atualização.
8 – Para fazer ele voltar a funcionar normalmente você precisa de um programa que remove os arquivos da Atualização.
9 – Remove WAT 2.2: DOWNLOAD DELE AQUI
10 – Faça o download do arquivo, descompacte e execute o Programa.
11 – Irá abrir uma janela com 3 botões principais, no primeiro estará escrito “WAT alrady removed!”, clique nele, logo em seguida ele irá pedir para reiniciar, se não pedir reinicie você mesmo.
12 – Quando o PC ligar novamente já estará sem os avisos de falsificação e novamente “Original”.
13 – Para garantir que isso não irá se repetir, vá em Iniciar >Painel de Controle >Windows Update.
14 – Clique em atualizações importantes, localize a atualização (KB971033).
15 – Com o lado direito do mouse clique nela e clique em “Ocultar Atualização”.
16 – Pronto, agora você não precisa mais se preocupar com o seu Windows “Original”.

Como Formatar Seu PC - Passo a Passo


Você precisará dos seguintes itens:
- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a serial-key)
- Drivers de seus dispositivos
Primeiramente é necessário que você configure sua BIOS para dar boot , procure isso no manual de sua Placa mãe. Após Configurado deverá aparecer a seguinte mensagem antes de Iniciar o Windows.
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…
Pressione Alguma coisa, depois disso irá iniciar alguns testes e logo irá aparecer uma tela com 3 opções:
- Instalar o XP
- Entrar no console de recuperação
- Sair da instalação

Tecle ENTER Para iniciar a instalação, feito isso a instalação irá procurar versões anteriores do Windows. Aparecendo uma nova tela Navegue com as setas até onde você gostaria de instalar o seu windows (Normalmente em C, selecionado! Agora tecle D e após irá aparecer duas confirmações, Primeiro Tecle ENTER , depois tecle L.

Pronto, a partição foi excluída e temos um HD “vazio”. Agora, tecle C e depois ENTER
Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

Com o reinicio do sistema irá aparecer novamente a mensagem
Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…
Não aperte Nenhuma tecla. Siga a risca como o tuto ensina!

Configurando
Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc.). Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc… continue seguindo as instruções.

Agora aguarde mais um pouco até aparecer área de trabalho do Windows!!
Parabéns, Seu Computador já está formatado, agora basta adicionar os Drivers.

Adicionando Drivers
O Maior problema quando formatamos uma maquina são os “Benditos” drivers!
Após Beckup ou mesmo quando baixa alguns drivers da net, eles não são executaveis. O Jeito é instalar na raça Mesmo. Abaixo irei ensinar como instalalos na falta do setup.exePrimeiro aperte ao mesmo tempo a Tecla com o Simbolo do Windows e o Pause Break,aquele ao de NUM LOCK. Caso Não consiga fazer este atalho vá em

Painel de Controle>Sistema. Feito isso em ambos os casos deveram abrir a aba SISTEMA.
Agora vá em Hardware>Gerenciador de dispositivos. Procure o icone de Interrogação Amarelo.
Clique com o botão direito em cima do icone e vá em atualizar driver, na proxima tela cmarque em “Não, Não Agora” clique em next, agora marque a opção Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e avance. Na próxima tela, deixe marcada a opção Procurar o melhor driver nestes locais. Desmarque a opção Pesquisar mídia removível e marque Incluir este local na pesquisa. Clique em Procurar e selecione a pasta onde o driver está descompactado.O botão Ok só estará disponível se no diretório apontado houver um driver. Clique em avançar. O Windows identificará o driver, e caso seja o correto, instalará. Caso não seja este, surgirá uma tela informando que não é possível continuar o assistente, pois não foi encontrado o driver correto. Quando isso acontecer, procure outro driver, e recomece o processo. Em caso de sucesso, uma tela informará que correu tudo bem e o hardware está pronto para ser usado.

Como criar uma rádio online

A partir deste tutorial podem aprender como criar a sua própria radio online totalmente grátis a partir de pequenos passos fáceis de executar.

1. Fazer o download do Windows Media Enconder:http://www.streamwebtown.com/download/windows_encoder9_32bit.exe

Citar

2. Ir ao menu Iniciar, Programas e na pasta windows media escolher windows media player.


3. Criar nova sessão seleccionando 'Broadcast a live event' e clicar em 'Ok'.


4. Marque a opção Audio e em seguida carregar em 'Ok' .



5. Seleccione a opção"Push to a Windows Media Server" e clique em 'Next' novamente.

6. Na caixa "Server Name" introdução 'streamwebtown.com' e escolha o nome da sua radio (sub-endereço) em "Publishing Point" e clicar em 'Next'.


7. Na opção Audio, seleccionar a opção com qualidade de CD ou FM, e carregar em 'Finish'.


8. Em seguida vai aparecer uma janela de login, no username escrever User e na password digite Stream, aconselho a marcarem a opção Remember Password para não estarem sempre a escreva quando criarem nova sessão.


8. Vai aparecer uma janela e clicem em 'Ok'


9. E por fim carregar no botão 'Start Encoding'
E agora podem testar a vossa radio a partir de:
http://streamwebtown.com/oteupublishingpoint

PS: Substituir oteupublishingpoint por o que escolheu na caixa da opção publishingpoint (nome da rádio)


http://streamwebtown.com/oteupublishingpoint