domingo, junho 28, 2009

Como gravar DVDs

Fala Galera!

Devido ao grande número de dúvidas sobre como gravar Dvd´s que esse tutorial levantou, resolvir atualizá-lo de maneira que fique bem mais fácil gravar um DVD completo.

Vamos lá:

Primeiro vamos esclarecer algumas dúvidas sobre gravação e Dvds virgens:



1- A capacidade de Dados de um DVD-R é menor que a de um DVD de filmes normal?

Sim. Um DVD-R tem capacidade para 4.7 Gb de dados e um DVD desses de filme tem capacidade para cerca de 9.6 Gb. >>



2- Dá para copiar um filme na integra, com todos os menus e extras num DVD-R?

Sim!. Mesmo com a diferença de tamanho (a metade) de uma midia dual-layer (dupla-camada, as usadas pelos dvd´s de filmes e shows, com fundo dourado)para uma single layer (as encontradas em lojas, com fundo roxo), você pode comprimir os extras e imagens de um Dvd (com perda de qualidade de imagem, mas não muita, depende do tamanho do filme, extras, etc., e "expreme-lo" dentro de um DVD single-layer.


3- Se eu pegar um DVD de filme ou show com menos 4.7 Gb eu consigo uma cópia fiel do DVD



Sim. Usando programas como o Nero, o Easy Media Creator Creator ou o Clone DVD dá sim, mas aí entramos no problema de proteção contra cópias contida no DVD . Se ele estiver protegido você será obrigado a quebra essa proteção com o DVD Decrypter, passando todo o contéudo do DVD para o seu HD.


4- Qual a diferença entre DVD-Ram, DVD R/ RW e DVD+R/+RW?


A diferença entre capacidade de armazenamento e velocidade de gravação parece não ser nenhuma. Na verdade não estou apto a falar sobre isso de forma clara, pois nem eu sei direito qual a diferença, em quais drivers roda um e não roda o outro. Mas isso já está praticamente sendo resolvido visto que a maioria dos gravadores mais atuais suporta todos os tipos de mídia. Porém, parece que o formato DVD-R é o que será assimilado mais facilmente, visto que os preços destas mídias estão caindo bastante (de R$ 15,00 hoje se encontra por até R$ 3,00) e a maioria esmagadora dos gravadores tem suporte e esta mídia. Além de ela ser a mais aceita e DVD players comuns. Atualmente, alguns micros da Dell vem com a capacidade de gravar Dvd's+R com Dual-Layer. Mas ainda não vi nenhuma mídia dessa a venda.


5- O DVD que eu gravei no micro vai funcionar perfeitamente no meu DVD player da sala?


Isso depende do seu aparelho. Aconselho antes de comprar um gravador, se informar com o fabricante deste se o seu DVD player aceirará o tipo de mídia que você está gravando (DVD R, DVD-Ram ou DVD+R).

Bem, esclarecidas algumas dúvidas, vamos ao processo de gravação de um DVD. Esse tutorial foi feito com um gravador de DVD LG GMA-4020B com velocidade de gravação 2x, num Athlon XP 2600+ com 1 Gb de Ddram 400 Mhz.

Os programas utilizados para a gravação foram o DVD Decrypter (www.dvddecypter.com), o Easy Media Crator 7 (www.roxio.com). Todos encontrados também no Emule ou Kazaa.Você precisará de uns 12 Gb de espaço livre no HD para realizar a gravação também, pois todo o conteúdo do DVD será copiado para o HD, ripado para o tamanho de uma DVD R e depois gravado na mídia.

PRIMEIRO PASSO: DVD DECRYPTER

O programa DVD Decrypter irá extrair os arquivos do DVD para o HD de forma bruta.


Insira o DVD a ser gravado no drive de DVD Rom (ou RW se só ele ler DVDs na sua máquina) e abra o DVD Decrypter. Selecione a opção MODE e depois FILE no menu acima.



Logo após selecione a unidade de disco rígido e a pasta em que serão copiados os arquivos do DVD clicando no ícone com a pasta conforme a figura (assegure-se que há espaço no seu HD para isto). Depois é só mandar ripar clicando na figura baixo marcada:



O Programa irá lhe informar o tempo remanescente para o término da gravação que dura, em média, 20 minutos.



Concluído o trabalho podemos fechar o DVD Decrypter

SEGUNDO PASSO: EASY MEDIA CREATOR 7

Abra o Easy media Creator 7 e selecione a opção "COPY DVD"



Na tela seguinte, selecione a opção "Disc Image or DVD-Video Folder", depois clique em "Select".



Selecione a pasta que você selecionou para o DVD Decrypter gravar o DVD em seu HD (note que ela contém até um ícone diferente das demais pastas), e as informaçãoes do DVD serão exibidas do lado direito da tela.



Se você notar o Easy Media Creator informa a qualidade que o vídeo ficará após a compressão. Se o filme for muito grande ou conter muitos extras, você pode desmarcar alguns extras nesse menu e melhorar a qualidade de imagem do seu DVD, ou até radicalizar e gravar apenas o filme, sem extras. Note também que há uma opção chamada "Audio Options", onde você pode mudar o som de 5.1 (se o seu disco tiver essa opção) para som estéreo normal, economizando assim algum espaço no DVD, e consequentemente melhorando a imagem. Nessa opção você pode selecionar também, se quer gravar apenas uma ou todas as faixas de audio do disco (no caso do dico que usei como exemplo, havia apenas a opção em inglês, porém em filems você geralmente encontrará outras opções).



Após selecionar o que quer (ou não) gravar no seu novo DVD, é só clicar em "BURN" e esperar cerca de 25 min (nos DVD´s de gravação a 2x pelo menos) e assistir o seu novo DVD.



Essa maneira é bem mais simples, e eu nunca perdi um filme assim.

Espero ter ajudado!