quarta-feira, junho 17, 2009

Comandos básicos do Linux

Introdução


O Linux (na verdade, GNU/Linux), assim como qualquer sistema operacional moderno, é perfeitamente capaz de oferecer interação com o usuário através de gráficos, fazendo com que seja possível utilizar a maioria de seus recursos através do mouse. Porém, em dado momento, o modo gráfico pode não estar disponível, restando apenas o modo texto (para a inserção de comandos). Além disso, determinadas tarefas só podem ser executadas por comandos digitados. Para não ficar perdido em qualquer dessas situações, é necessário conhecer alguns comandos do Linux. É isso que essa matéria apresenta a seguir.

Onde e como digitar os comandos?

Se o Linux que você utiliza entra direto no modo gráfico ao ser inicializado, é possível inserir comandos no sistema através de uma aplicação de terminal. Esse recurso é facilmente localizável em qualquer distribuição. A imagem abaixo, por exemplo, mostra um terminal no Ubuntu Linux:


Se o computador que você acessa não estiver com o modo gráfico ativado, será possível digitar comandos diretamente, bastando se logar. Quando o comando é inserido, cabe ao interpretador de comandos (também conhecido como shell) executá-lo. O Linux conta com mais de um, sendo os mais conhecidos o bash e o sh.

Quando um terminal é acessado, uma Informação aparece no campo de inserção de comandos. É importante saber interpretá-la. Para isso, veja os exemplos abaixo:

Exemplo 1: [root@infowester /root]#

Exemplo 2: [wester@alecrim /]$

Observação: dependendo de sua distribuição e de seu shell, a linha de comandos pode ter um formato ligeiramente diferente do que é mostrado nos exemplos. No Ubuntu Linux, por exemplo, o segundo exemplo fica na seguinte forma:

wester@alecrim: ~$

Nos exemplos, a palavra existente antes do símbolo @ diz qual o nome do usuário que está usando o terminal (lembre-se de que no Linux é necessário ter um usuário para utilizar o sistema). Os nomes que aparecem depois do @ indicam o computador que está sendo acessado seguido do diretório.

O caractere que aparece no final indica qual o poder do usuário. Se o símbolo for #, significa que usuário tem poderes de administrador (root). Por outro lado, se o símbolo for $, significa que este é um usuário comum, incapaz de acessar todos os recursos que um administrador acessa. Independente de qual seja, é depois do caractere que o usuário pode digitar os comandos.

Os comandos básicos do Linux

Agora que você já sabe como agir em um terminal, vamos aos comandos do Linux mais comuns. Para utilizá-los, basta digitá-los e pressionar a tecla Enter de seu teclado. É importante frisar que, dependendo de sua distribuição Linux, um ou outro comando pode estar indisponível. Além disso, alguns comandos só podem ser executados por usuários com privilégios de administrador.

A relação a seguir mostra os comandos seguidos de uma descrição:

cal: exibe um calendário;

cat arquivo: mostra o conteúdo de um arquivo. Por exemplo, para ver o arquivo infowester.txt, basta digitar cat infowester.txt;

cd diretório: abre um diretório. Por exemplo, para abrir a pasta /mnt, basta digitar cd /mnt. Para ir ao diretório raiz a partir de qualquer outro, digite apenas cd;

chmod: comando para alterar as permissões de arquivos e diretórios. Saiba mais neste artigo;

clear: elimina todo o conteúdo visível, deixando a linha de comando no topo, como se o sistema acabasse de ter sido acessado;

cp origem destino: copia um arquivo ou diretório para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo infowester.txt com o nome infowester2.txt para /home, basta digitar cp infowester.txt /home/info.txt;

date: mostra a data e a hora atual;

df: mostra as partições usadas;

diff arquivo1 arquivo2: indica as diferenças entre dois arquivos, por exemplo: diff calc.c calc2.c;

du diretório: mostra o tamanho de um diretório;

emacs: abre o editor de textos emacs;

file arquivo: mostra informações de um arquivo;

find diretório parâmetro termo: o comando find serve para localizar informações. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretório da pesquisa mais um parâmetro (ver lista abaixo) e o termo da busca. Parâmetros:

name - busca por nome
type - busca por tipo
size - busca pelo tamanho do arquivo
mtime - busca por data de modificação

Exemplo: find /home name tristania

finger usuário: exibe informações sobre o usuário indicado;

free: mostra a quantidade de memória RAM disponível;

halt: desliga o computador;

history: mostra os últimos comandos inseridos;

id usuário: mostra qual o número de identificação do usuário especificado no sistema;

kill: encerra processados em andamento. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

ls: lista os arquivos e diretórios da pasta atual;

lpr arquivo: imprime o arquivo especificado;

lpq: mostra o status da fila de impressão;

lprm: remove trabalhos da fila de impressão;

lynx: abre o navegador de internet de mesmo nome;

mv origem destino: tem a mesma função do comando cp, só que ao invés de copiar, move o arquivo ou o diretório para o destino especificado;

mkdir diretório: cria um diretório, por exemplo, mkdir info cria uma pasta de nome infowester;

passwd: altera sua senha. Para um administrador mudar a senha de um usuário, basta digitar passwd seguido do nome deste;

ps: mostra os processos em execução. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

pwd: mostra o diretório em que você está;

reboot: reinicia o sistema imediatamente (pouco recomendável, preferível shutdown -r now);

rm arquivo: apaga o arquivo especificado;

rmdir diretório: apaga o diretório especificado, desde que vazio;

shutdown: desliga ou reinicia o computador, veja:
shutdown -r now: reinicia o computador
shutdown -h now: desliga o computador

O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;

su: passa para o usuário administrador, isto é, root (perceba que o símbolo $ mudará para #);

tar -xzvf arquivo.tar.gz: extrai um arquivo compactado em tar.gz;

telnet: ativa o serviço de Telnet em uma máquina. Para acessar esse computador a partir de outros por Telnet, basta digitar telnet nomedamáquina ou telnet IP. Por exemplo: telnet 192.168.0.10. Após abrir o Telnet, digite help para conhecer suas funções;

top: exibe a lista dos processos, conforme os recursos de memória consumidos;

uname: mostra informações do sistema operacional e do computador. Digite uname -a para obter mais detalhes;

useradd usuário: cria uma nova conta usuário, por exemplo, useradd wester cria o usuário wester;

userdel usuário: apaga a conta do usuário especificado;

uptime: mostra a quantas horas seu computador está ligado;

vi: inicia o editor de textos vi. Saiba mais aqui;

whereis nome: procura pelo binário do arquivo indicado, útil para conhecer seu diretório ou se ele existe no sistema;

w: mostra os usuários logados atualmente no computador (útil para servidores);

who: mostra quem está usando o sistema.

Finalizando

Praticamente todos os comandos citados possuem parâmetros que permitem incrementar suas funcionalidades. Por exemplo, se você digitar o comando ls com o parâmetro -R (ls -R), este mostrará todos os arquivos do diretório, inclusive os ocultos.

A melhor forma de conhecer os parâmetros adicionais de cada comando é consultando as informações de ajuda. Para isso, pode-se usar o recurso --help. Veja o exemplo para o comando ls:

ls --help


Também é possível utilizar o comando man (desde que seu conteúdo esteja instalado), que geralmente fornece informações mais detalhadas. Par usar o man para obter detalhes do comando cp, por exemplo, a sintaxe é:

man cp

Se você estiver utilizando o bash, pode-se aplicar o comando help ou info da mesma forma que o comando man:

help cp

info cp

Assim como conhecer os comandos básicos do Linux é importante, também o é saber como acessar seus recursos de ajuda, pois isso te desobriga de decorar as seqüências das funcionalidades extras. Sabendo usar todos os recursos, você certamente terá boa produtividade em suas tarefas no Linux.

Como personalizar as caixas de diálogo do Windows Vista

Nem tudo é configurável em todas as versões do sistema operacional, mas existem possibilidades. Veja o que fazer.

O campo Barra de Locais, localizado do lado esquerdo das caixas de diálogo Abrir e Salvar, traz uma lista com locações populares para salvar arquivos, como as pastas Documentos e Desktop. Infelizmente, o Windows não deixa muito à mão opções para alterar esses diretórios, preferindo a política do “A Microsoft sabe o que é melhor para você”.

O Vista tem, na verdade, dois tipos de padrões, e eles funcionam de forma diferente.

O primeiro se parece com o Windows Explorer:

barra_de_locais.jpg

Não há barra de locais aqui, mas a Lista de Links Favoritos do Windows Explorer faz o mesmo trabalho. Se você não está usando essa lista no Explorer, está perdendo um dos melhores recursos para arquivos no Vista.


Para adicionar uma pasta a essa lista, simplesmente arraste-a para o painel Lista de Favoritos no canto esquerdo superior. Você pode mudar a ordem arrastando as pastas para cima e para baixo, e remover uma pasta da lista (não se preocupe, você não vai apagar a pasta) clicando com o botão direito na pasta e selecionando Remover Link.

Entretanto, as coisas não são tão simples com o outro estilo de caixa de diálogo do Vista, que se parece com modelos anteriores ao Windows Vista (veja na imagem abaixo). Você pode customizar esse tipo no Vista Business e Ultimate, mas não na edição Home.

Vá em Iniciar, digite gpedit.msc e aperte Enter.

barra_de_locais3.jpg

Na página da esquerda, acesse Configurações de Usuário, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Windows Explorer, Caixa de diálogo comum Abrir Arquivo. Clique duas vezes em Items exibidos na barra de locais. É tudo muito óbvio a partir daqui, apesar de você ter que digitar diretórios para suas locações - você não pode navegar até elas.

barra_de_locais2.jpg

Há ainda outra solução, que funciona para qualquer versão do Vista, edições mais velhas do Windows e até mesmo para o Office: Um programa gratuito e de código aberto chamado the Meloware PlacesBar Editor, na imagem abaixo. Ele funciona de forma semelhante ao recurso do Windows.

melloware_500.jpg

Conheça as muitas funções da tecla Windows

Sabe aquela tecla com o logotipo do Windows, que fica entre o Ctrl e o Alt? Pois ela serve para bem mais do que simplesmente abrir o Menu Iniciar ao ser pressionada. Ela é uma ferramenta importante para navegar com mais agilidade pelo sistema operacional. Basta combiná-la a outras, e se torna possível ativar diversos atalhos para várias funções.

Confira no quadro abaixo alguns atalhos bastante úteis nos quais se usa a tecla do Windows.

Atalho Função
Win+E Abrir o Windows Explorer
Win+D Minimizar todas as janelas e levar à Área de Trabalho. Caso todas já estejam minimizadas, o atalho abre todas as janelas novamente.
Win+F Abrir a ferramente de pesquisa do Windows
Win+L Trava o computador
Win+M Minimizar todas as janelas
Win+Shift+M Maximizar janelas que foram minimizadas com o Win+M
Win+R Abrir a ferremanta Executar
Win+F1 Abrir Ajuda do Windows
Win+Pause/Break Abrir Propriedades do Sistema
Win+Tab Navega entre as janelas abertas (somente Windows Vista com o Aero ativado)
Win+B Deixar ativo o primeiro aplicativo da barra de sistema
Win+U Abrir Central de Facilidade de Acesso




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Como diminuir o cansaço visual por uso do PC

Pessoas que passam muito tempo na frente de computadores podem estar sofrendo de Síndrome de Visão de Computador (CVS, em inglês), cujos sintomas são queimação, olhos secos e cansados, dores de cabeça e no pescoço e visão embaçada. A CVS é normalmente conhecida como cansaço visual ou eyestrain, um mal causado por excessivo uso de monitores, iluminação de má qualidade e outros fatores do ambiente. Desconforto físico persistente é outro sintoma.

  • Jogar videogame melhora a visão em até 20%, diz pesquisa
  • De acordo com a Clínica Mayo, a CVS acontece pelo longo tempo passado pelos usuários em frente ao computador. Entretanto, existem alguns hábitos que podem aliviar a rotina de estresse visual. Confira 22 dicas do site The Lighting Blog:

    1. O usuário deve ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível, a cada hora.

    2. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.

    3. Sugere-se separar trabalhos auxiliares para realizar durante estas pausas.

    4. São muito proveitosos exercícios de alongamento com movimentos próprios para execução em ambiente de escritório, recomendados pela Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/2wdwst).

    5. Iluminações e brilhos que emanam de trás do monitor entram em contato direto com os olhos. Se houver opção, o mais recomendável é usar lâmpadas de mesa que fiquem em qualquer dos lados da área de trabalho. O monitor produz sua própria luz, de modo que o usuário apenas necessita ajustar a luz indireta ao redor de si.

    6. Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.

    7. Evitar trabalhar em locais demasiado escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo. Se não há maneira de evitar, deve-se diminuir a luminosidade da tela. Isso permitirá um razoável conforto, mas, mesmo assim, em determinado momento os olhos vão se irritar.

    8. Caso o usuário pretenda realmente se livrar do cansaço visual e necessite de luzes apropriadas para sua casa ou local de trabalho, existem lojas especializadas em iluminação de alta qualidade que podem se adequar ao padrão de cada um.

    9. Plantas naturais no local de trabalho não só tornam os espaços mais úmidos, como também reduzem a poeira e outras partículas que poderiam irritar os olhos.

    10. Alguns produtos naturais também podem ser úteis para aliviar olhos secos, que são uma das maiores reclamações entre usuários de computadores.

    11. Monitores CRT convencionais (de tubo de imagem) podem ter sua intensidade regulada para reduzir o cansaço visual. Além disso, a taxa de "refresh" pode ser ajustada, melhorando a qualidade de vídeo e o conforto visual.

    12. Modelos de tela plana valem o investimento, pois oferecem visualização melhor que as telas curvas. Além de maior qualidade visual, os monitores CRT de tela plana oferecem melhores taxas de refresh, além de ajustes mais ricos de contraste e cor. Muitos escritórios vêm optando por telas LCD por razões ergonômicas e de economia de energia. O mais importante é que a resolução da tela de LCD também reduz o cansaço visual.

    13. Vale a pena investir em um laptop. Os modelos variam de 10 a 19 polegadas, possuem boa definição gráfica, cores profundas, contraste e várias formatações ajustáveis. É preciso comparar e determinar qual o que melhor se encaixa às necessidades e ao orçamento de cada usuário.

    14. É necessário configurar adequadamente os elementos gráficos do computador para maximizar o conforto visual. Configurações são totalmente subjetivas e, por isso, laptops podem requerer freqüentes ajustes dependendo da luz e de outras variáveis do ambiente em que se encontram.

    15. Tamanhos de fonte também podem ser ajustados para facilitar a leitura. Caso seja necessário se inclinar em direção à tela para ler o texto, é melhor aumentar um pouco o tamanho das letras. De acordo com a Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/yp5uqh) "fontes pequenas podem causar aumento de pressão e de estresse visual".

    16. Optometristas recomendam que o monitor esteja a uma distância entre 50 e 70 cm dos olhos, aproximadamente à distância de um braço esticado.

    17. Filtros e escudos antibrilho para monitores podem ser de vidro óptico ou polarizado, servindo para telas CRT, telas planas ou laptops. Pode-se ainda optar por coberturas anti-estáticas, que repelem poeira.

    18. Pessoas que trabalham com entrada de dados e assistentes administrativos usualmente convertem dados de documentos para bancos de dados eletrônicos. Recomenda-se a estes profissionais o uso de braçadeiras mecânicas para segurar o documento que está sendo digitado, mantendo-o a uma distância dos olhos igual à que separa os olhos do monitor, pois isso causará menor cansaço visual.

    19. Programadores trabalham intensamente com linguagens de computador em que, às vezes, são utilizados muitos símbolos com configurações visuais complicadas. Em casos assim, é preferível que se utilize fontes simples, tais como Courier e New Courier.

    20. Diretores de arte e webdesigners precisam de maiores resoluções gráficas de monitor para seus trabalhos. Devem, portanto, ajustar a configuração de vídeo para aliviar seus olhos. Usuários de Windows com monitor LCD, devem habilitar o ClearType, ferramenta para melhoria na resolução da imagem. O site de de suporte da Microsoft traz instruções sobre como aprimorar as fontes de tela, no atalho tinyurl.com/yvzb29.

    21. É importante fazer exames de vista regulares. De acordo com a Associação Norte-Americana de Optometria, adultos com mais de 40 anos deveriam fazer exames a cada três anos. De 40 a 60, a cada dois; e com mais de 60, a cada ano. Se o usuário tiver tendência a apresentar problemas de vista, ou se trabalhar com uma demanda diária muito pesada, então deveria fazer exames mais regularmente.

    22. Outra opção são óculos de descanso para uso enquanto se trabalha no computador. São uma boa alternativa para atenuar o cansaço visual, mas seu uso é individual e requer recomendação médica.

    As informações são do site The Lighting Blog e estão disponíveis através do atalho tinyurl.com/3b5nge.

    Como fazer o seu podcast: criando o RSS

    Este é um exemplo de arquivo RSS, que deve ser editado em um programa como o TextEdit (no Mac) ou no Bloco de Notas (no Windows) e salvo com um nome como meupodcast.xml. Altere os links para seu servidor e seu podcast. www.meuservidor.com.br/meupodcast.xml


    Note que para cada podcast adicionado, você deve repetir tudo entre as tags e , alterando os dados para o outro podcast. Para finalizar, envie-o para seu servidor seguindo a estrutura de diretórios utilizada no arquivo XML por meio de seu programa de FTP favorito. Há um programa pequeno, simples e multiplataforma que se chama EasyPodcast (www.easypodcast. com) que, além de ajudar na hora de montar a estrutura do link, possui um FTP embutido.

    Depois de tudo isso, verifique se seu podcast está funcionando direito por meio de um agregador. Você pode encontrar alguns deles para diversas plataformas no site iPodder (www.ipodder.org), do ex-VJ Adam Curry, pioneiro dos podcasts. Lá também existe uma lista com vários podcasts para você ouvir quando não estiver ocupado criando seus programas. Se você não quiser instalar mais nada na sua máquina, o iTunes 4.9 já vem com seu próprio agregador de podcasts, além de dar acesso a uma seção na iTunes Music Store só para eles. Para ouvir novos programas de podcast, basta clicar em Advanced e escolher "Subscribe to Podcast" (assine podcast).

    Nas Preferências do iTunes, clique na aba Podcasts para determinar a freqüência com que o software vai baixar novos programas. Se você tiver iPod, é possível configurar o iTunes para que jogue no tocador o que quiser. Caso tenha bons conhecimentos em Mac, poderá criar podcasts com capítulos. A Apple lançou uma ferramenta chamada Chapter Tool, em estágio beta de testes (ainda há poucos podcasts com capítulos), que pode ser baixada em homepage.mac.com/applepodcast/podcasts/Resources/ static/podcast_chapter_tool_beta.dmg. Um exemplo de podcast com capítulos é o produzido pelo próprio Adam Curry, que fica em podfinder.podshow.com.

    Agora que sabe tudo sobre podcast, só pedimos uma coisa: depois que seu podcast ficar famoso, pode nos chamar para as festinhas, ok?

    Acerte o relógio do Windows pela 'hora legal brasileira

    O relógio do Windows tem um recurso de ajuste automático de horário de verão que não funciona direito - geralmente, altera o horário antes da data correta, como ocorreu este ano. Para evitar tal problema e, de quebra, não chegar atrasado em nenhum compromisso, você pode deixar o relógio sincronizado pela Internet, a partir dos servidores do Observatório Nacional, entidade responável pela "hora legal brasileira".

    Siga os passos abaixo:

    1) Dê dois cliques sobre o relógio do Windows para abrir as Propriedades de Data e hora;

    2) Na janela, selecione a aba Horário na Internet;

    3) Marque a opção Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet;

    4) Cole no campo Servidor o endereço abaixo:

    200.20.186.75

    5) Clique no botão Atualizar agora;

    6) Clique no botão OK;

    Pronto: o relógio do Windows já está sendo sincronizado pelo Observatório Nacional. A dica é do site WinAjuda (www.winajuda.com)




    Limpe o histórico do seu navegador


    O histórico do navegador é a lista de todos os site que você visitou. Pode-se acessá-lo ao clicar no ícone com um relógio e uma seta verde, na barra de ferramentas.

    Para limpar o histórico, no Internet Explorer, siga os seguintes passos:

    1) Vá em Ferramentas e clique em Opções da Internet.

    2) Dentro da aba Geral, clique sobre o botão Limpar histórico.

    A lista de sites navegados agora deve estar vazia.