terça-feira, junho 09, 2009

O LogMeIn controla a distância

O LogMeIn controla a distância
Use o LogMeIn para fazer sincronia remota de arquivos e executar programas

Acessar o PC de casa pode ser uma boa idéia para recuperar documentos e arquivos, além de rodar ou fechar programas. O LogMeIn traz esses recursos, com acesso completo aos drives do PC, na versão Pro (com preço de 70 dólares por ano). Para fazer isso, ao acessar a página do computador sendo controlado, clique em Gerenciador de Arquivos. Será exibida uma lista de todos os discos do computador. Clique duas vezes no drive desejado e vá repetindo essa operação até chegar no arquivo a ser baixado. Para fazer o download, arraste o arquivo do micro remoto para a pasta local. Também há a possibilidade de sincronizar o conteúdo de duas pastas entre o micro local e o remoto. Para isso, acesse as pastas a serem sincronizadas e clique no botão com uma seta dupla verde.

Configure o acesso à web por Wi-Fi

Configure o acesso à web por Wi-Fi
Quer montar uma rede local sem fio em casa? Veja como instalar e configurar um roteador wireless

Quem nunca configurou uma rede sem fio pode ter algumas dúvidas sobre como proceder. Mas, de um modo geral, o processo é relativamente simples. Neste tutorial, vamos ligar e configurar um roteador da rede sem fio para navegar na internet. O roteador usado foi um DIR-635, da D-Link.

Ligue na rede elétrica

Para começar o trabalho, é preciso conectar a fonte do roteador ao dispositivo e à tomada. Ligue a entrada Internet do roteador ao cabo de rede que vem do modem.

Conecte os cabos

A seguir, use o cabo de rede que acompanha o roteador para ligá-lo ao micro servidor. Conecte uma das pontas do cabo a uma placa de rede do micro e a outra à porta 1 do roteador, como mostrado na foto de abertura deste tutorial.
Quer montar uma rede local sem fio em casa? Veja como instalar e configurar um roteador wireless


Inicie a configuração

No micro servidor, abra uma janela de browser e tecle o endereço http ://192.168.0.1, seguido de Enter. Surge uma janela pedindo login e senha. Como este é o primeiro acesso ao roteador, clique no botão Log In.

Defina a senha

Surge a janela inicial de configuração do roteador. Clique em Setup Wizard. Na tela seguinte, aparece a porta de entrada para dois assistentes. Um mostra os passos que serão necessários para a configuração do acesso à internet. O outro assistente auxilia na configuração da rede sem fio. Clique no botão para abrir o assistente de internet. A tela seguinte mostra o plano de trabalho do assistente. Clique em Next para avançar. Digite (duas vezes) uma senha de acesso ao roteador. Atenção: anote essa senha. Você vai precisar dela sempre que se tornar necessário fazer algum ajuste no roteador. Avance para indicar seu fuso horário.

Escolha a conexão

Em seguida, você deve indicar seu tipo de conexão. Vamos ver aqui as mais importantes. Escolha DHCP Connection se você acessa a internet por meio de um modem a cabo. É o caso de quem, por exemplo, é cliente do Ajato ou do Virtua. Esse é o tipo de conexão que vamos fazer. A segunda opção, Username / Password Connection (PPPoE), é para quem é cliente do Speedy, do Oi Velox ou outros serviços ADSL. Também merece destaque a opção para conexão usando IP fixo.

Obtenha o endeço MAC

Como vamos conectar a um modem a cabo, escolha a primeira opção e clique em Next. Para fazer a conexão DHCP, você precisa fornecer o MAC Address da máquina que originalmente estava ligada ao modem a cabo. O MAC Address, ou endereço físico, é um código que identifica o computador. Normalmente, o acesso via cabo usa esse endereço. Se o micro servidor é o mesmo que estava ligado ao modem, basta clicar no botão Clone your PC’s MAC Address para copiar o MAC Address do seu computador.

Descubra o MAC address

Se o micro servidor é outro, você tem de copiar o endereço físico do PC original. O procedimento é o seguinte: ligue o micro original ao modem. Nele, no menu Iniciar, execute: Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando. Na janela do Prompt, digite ipconfig /all e dê Enter. Nos resultados desse comando, localize a primeira ocorrência da linha Endereço Físico. Aí está o MAC Address. É um número com seis pares de algarismos hexadecimais separados por traços. Anote esse número num papel e o escreva no campo indicado. Avance.

Comece a navegar

A configuração está completa. Clique em Connect. O programa avisa que é necessário reinicializar o roteador. Clique em Reboot the Device. Ao retornar, o programa exibe a tela inicial. A essa altura, você já pode navegar na internet usando o micro servidor.

OUTRAS CONEXÕES
Internet via ADSL

Mas vamos dar uma passada nas duas outras opções de acesso à internet. Se você escolhe a rede ADSL, a configuração é feita nesta tela. Você precisa ter em mãos o nome do usuário (em geral, o endereço do e-mail) e a senha de acesso ao provedor de serviço.

Com IP fixo

A conexão por IP fixo exige mais informações: o IP local, a máscara de sub-rede, o gateway, e os servidores de DNS, primário e secundário. Essas informações são todas fornecidas pelo provedor de acesso à internet. Assim como na conexão a cabo, depois da tela onde são digitadas as informações de configuração, o roteador deve ser reinicializado. Feito isso, o servidor já começa a acessar a internet.






Troque o endereço MAC da placa de rede

Troque o endereço MAC da placa de rede
O Windows pode simular um endereço específico para sua placa de redeassim como fazem alguns roteadores

Vários provedores de acesso à internet identificam o computador pelo endereço MAC (Media Access Control) da placa de rede. Trata-se de um endereço físico e individual para cada placa existente. Mas, se for preciso usar um novo computador, o Windows pode simular um endereço específico, assim como fazem vários roteadores. Para isso, acesse Iniciar > Painel de Controle. Clique em Conexões de Rede e Internet e, depois, em Conexões de Rede. Clique com o botão direito do mouse na placa de rede que terá o endereço MAC trocado e escolha Propriedades. Pressione o botão Configurar e, na janela que surge, passe à aba Avançado. Clique em Endereço de Rede e, no lado direito, tecle o endereço que será usado no campo vazio. Pressione OK e reinicie a máquina.

Link do YouTube em seu site

Você visitou o YouTube e gostou de um vídeo de lá. Que tal incluir em seu site ou blog um link para aquele vídeo? No YouTube, vá à página do clipe. No quadro About This Video, há duas caixas de texto: URL e Embed. Você vai copiar o conteúdo de uma delas e incluí-lo na página HTML. A URL destina-se um link normal que aponta para a página do YouTube onde se encontra o videoclipe. Já Embed é um código para fazer o vídeo ser exibido em sua própria página. Se você escolher URL, vai copiar um endereço como http://www.youtube.com/watch?v= RR_Q3VAyg4I. Inclua-o em sua página usando a seguinte fórmula:

mensagem

Na fórmula acima, basta substituir URL pelo endereço copiado no YouTube; e mensagem pela informação que você deseja dar, como “Clique aqui para assistir ao vídeo”. O parâmetro target=_blank faz o vídeo ser mostrado numa janela independente.

Se você escolher exibir o vídeo embutido em sua própria página, basta incluir no HTML o código copiado da caixa Embed, no YouTube. Mas, nesse caso, você terá de destinar um espaço para a tela em sua página. Um detalhe: a opção URL pode ser testada num arquivo HTML em seu desktop. No entanto, o vídeo embutido só funciona se o arquivo estiver num website

Oito truques legais para o browser Firefox

Além das vantagens de recursos e extensões, o Firefox também é completamente aberto em suas configurações, o que permite ajustes finos no navegador para ganhar velocidade de navegação em conexões rápidas ou controlar o uso de memória do browser. Além dos menus e das janelas normais, o Firefox ainda conta com uma página grande de configurações, acessada no endereço about:config, com centenas de opções que mudam desde a interface do navegador (com alterações em botões e abas) até a utilização da conexão à internet. A seguir, conheça oito dicas para deixar o Firefox mais leve e rápido, além de personalizações para facilitar a navegação.

1) Mais velocidade

Uma das melhores dicas para o Firefox é usar o recurso de pipelining para aumentar o número de itens carregados ao mesmo tempo. Essa dica só funciona para quem tem banda larga. Comece teclando about:config na barra de endereços do Firefox. Localize a entrada network.http.pipelining. Clique duas vezes para modificar o valor para true. Faça o mesmo em network.http.proxy.pipelining. Aumente o valor de network.http.pipelining.maxrequests para 20 (20 conexões simultâneas). Por fim, clique duas vezes em nglayout.initialpaint.delay e modifique o valor para 0. Observação: apesar de a entrada nglayout.initialpaint.delay ser criada por algumas extensões (em particular, a FasterFox), ela não aparece no Firefox de fábrica. Para criá-la, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer entrada do about:config, escolhendo Nova Opção > Inteira. Como nome, digite nglayout.initialpaint.delay, e como valor, tecle 0 (zero).



2) Minimize para o HD

Para quem mantém o browser minimizado enquanto trabalha em outros programas, há um truque para reduzir o uso da RAM nessa situação. Acesse o endereço about:config e verifique se há a opção config.trim_on_minimize. Se ela existir, deverá ficar com valor true (clique duas vezes para modificar). Se não há essa entrada, clique com o botão direito em qualquer item e escolha Nova Opção > Boolean. Tecle como nome config.trim_on_minimize e use o valor true.



3) Menos peso na RAM

Apesar de todas as vantagens, o Firefox costuma ocupar bastante RAM, ultrapassando 100 MB quando são usadas muitas extensões ou abas simultâneas. Para diminuir a memória ocupada, há um ajuste interessante. Acesse o endereço about:config e localize o item browser.cache.memory.capacity. Mude o valor (clicando duas vezes no item) para 14336, se a máquina tiver 256 MB de RAM, 22528, para 512 MB ou 32768, para 1 GB. Vale a pena tentar o valor menor mesmo com mais RAM.

4) Abas personalizadas

Quem costuma clicar por engano nos botões de fechar nas abas pode personalizar o Firefox para mudá-los. Para isso, abra o about:config e localize a entrada browser.tabs.closeButtons. Clique duas vezes para alterar o valor. Há quatro opções: o número 0 mostra o botão de fechar apenas na aba ativa. O valor 1 é o padrão, com botões em todas as abas. Teclando 2, somem todos os botões. Já o valor 3 cria um só botão no fim da barra de abas.



5) Mudança de programa

Cansado de ter um programa externo, como o Adobe Acrobat Reader, abrindo ao clicar em um link de um arquivo? É possível mudar esse comportamento. Acesse o menu Ferramentas > Opções. Clique em Conteúdo e depois em Organizar. Escolha a extensão do arquivo que terá o comportamento modificado e pressione o botão Propriedades da Ação. Selecione, então, a ação desejada (por exemplo, salvar o arquivo no computador).



6) Botão direito liberado

Alguns sites bloqueiam o botão direito do mouse, para evitar cópia de imagens ou outras operações. Os ajustes do Firefox permitem burlar esse bloqueio. Para isso, acesse o menu Ferramentas > Opções. Clique em Conteúdo e, depois, no botão Avançado à direita de Permitir Javascript. Agora desmarque o item Desativar ou Substituir Menus de Contexto. Para alguns serviços online, esse ajuste pode implicar redução de funcionalidade, então tome um pouco de cuidado.



7) Busca automática

Um recurso bacana do Firefox são as chamadas Smart Keywords (palavras-chave da pesquisa, na versão traduzida do browser). Com essa técnica, é possível criar um atalho para a busca de um site. Para isso, clique com o botão direito no campo de pesquisa e escolha Criar Palavra-Chave da Pesquisa. Na janela que surge, tecle um nome descritivo para a busca e uma palavra-chave curta que servirá de atalho. Para buscar, tecle, no campo de endereços do Firefox, a palavra-chave seguida do texto a ser pesquisado.



8) ajustes mais fáceis

As opções da página about:config são numerosas e complicadas. Para tornar os ajustes mais fáceis, há a extensão Configuration Mania. Ela traz uma interface mais amigável, com abas e atalhos para os ajustes mais úteis, com descrições mais claras (apesar de estarem em inglês) do que os nomes resumidos do about:config e até avisos nas configurações mais perigosas.




Seu Firefox ainda mais rápido

Conheça as melhores extensões do Firefox para aumentar a velocidade e os recursos do browser

Quem é fera na navegação pela internet normalmente escolhe um browser diferente, como o Opera ou, mais comumente, o Firefox. E se o Firefox basicão já é bom, com várias extensões ele fica bem melhor. O navegador de código aberto pode visualizar páginas feitas para o IE com um clique, acrescentar efeitos tridimensionais nas abas e virar controle remoto para o som. E não pára por aí. Algumas extensões se encarregam de acelerar a navegação, outras fazem download de vídeos, enquanto outras armazenam bookmarks. Confira, a seguir, nove extensões (todas gratuitas) para deixar seu Firefox mais rápido e poderoso.

IE NO FIREFOX
Existem alguns sites, infelizmente, que só rodam no Internet Explorer. Para acessá-los sem sair do Firefox, há a extensão IE Tab. Seu funcionamento é simples: basta clicar no ícone do Firefox na barra de status para que a aba passe a utilizar o IE, por baixo dos panos, para visualizar a página. Clicando de novo, volta-se ao Firefox. A extensão também é útil para webmasters, em testes de compatibilidade com browsers.



FAVORITOS EM TODO LUGAR
Para manter uma só lista de sites favoritos, a melhor opção é o Foxmarks, que ganha fácil do recurso embutido na Google Toolbar. Além de fazer sincronia dos sites favoritos entre vários computadores, o Foxmarks permite o acesso aos bookmarks mesmo sem instalar nenhum programa ou extensão, usando o site oficial do serviço. Quem quiser ainda pode enviar os favoritos para um servidor FTP ou HTTP próprio.



BARREIRA CONTRA PORNÔ
Alguns sites exageram na quantidade de propaganda ou mostram anúncios com conteúdo adulto que não é nada indicado quando há crianças por perto. A extensão Adblock, como o nome indica, serve para bloquear alguns desses excessos. Basta visitar uma página web para que a extensão mostre, em abas ao lado dos anúncios, o conteúdo que pode ser bloqueado. Daí, é só clicar na aba e barrar o que se quiser. A navegação, assim, fica mais tranqüila.



MEXA NOS SITES
Cansado de ver sites com a mesma cara? O Greasemonkey é uma verdadeira ferramenta de programação para personalizar a visualização de sites. Sozinha, ela não faz nada. Mas, adicionando alguns scripts, dá para mexer em várias páginas. É possível, por exemplo, integrar o GMail à Google Agenda, automatizar respostas a recados no Orkut, entre centenas de outras opções de scripts.



YOUTUBE NO HD
Alguns vídeos do YouTube são tão impagáveis que não dá para resistir à vontade de baixá-los. A extensão VideoDownloader serve para isso. Basta acessar a página do vídeo e clicar no ícone com desenho de disquete que fica na barra de status. Será aberta uma página com instruções para fazer o download e também para tocar o vídeo baixado. A extensão também baixa vídeos dos serviços Google Video, Revver, MySpace, entre outros sites.



SEM CENSURA
Depois do episódio lamentável do bloqueio do YouTube, muitos internautas passaram a conhecer serviços como os proxies anônimos para acessar sites barrados. O software Tor, criado pela Electronic Frontier Foundation, gerou uma rede que tenta evitar a censura na web. Depois de instalado, o Torbutton fica como um ícone na barra de status do Firefox. Clicando nele, a extensão é acionada e passa a usar a rede Tor.



NAVEGAÇÃO MAIS VELOZ
Um jeito simples de navegar mais rápido é com o FasterFox. Ele tenta dar um gás no acesso aos sites usando alguns truques, como aumentar o número de conexões simultâneas e armazenar informações de DNS. Com isso, dá para reduzir em alguns segundos a carga de páginas. Um recurso mais controverso é o de carga antecipada de links, o que é útil apenas se você costuma explorar as páginas de um mesmo site em seqüência.



EXPOSIÇÃO DE SITES
Um dos recursos mais copiados do Mac OS X é o Exposé. Trata-se de um atalho do teclado que mostra todas as janelas abertas em miniatura na tela. Para obter esse recurso no Firefox, basta instalar a extensão Showcase e teclar F12. Ela é uma boa para quem costuma abrir montes de abas e depois esquece qual delas tem o site desejado. Há opções para personalizar o visual das miniaturas e as teclas de atalho para a extensão.



BUSCAS E MUITO MAIS
Um dos adendos obrigatórios para a navegação é a Google Toolbar, que dá acesso rápido a serviços como GMail e Orkut, assim como, claro, à busca do Google. Além dessas funções, um dos pontos fortes da Google Toolbar é a correção ortográfica (em português, inclusive) nos textos digitados em páginas web. Também há recursos para tradução automática de palavras em inglês para português e sincronia de sites favoritos entre computadores.





Zoom nas páginas web pelo Firefox

Zoom nas páginas web pelo Firefox
Use os recursos do navegador da Mozilla para dar zoom in e zoom out nas páginas web visitadas

O Firefox traz comandos práticos para dar zoom em uma página web. Para aproximar, tecle Ctrl + +. Para afastar, Ctrl + -. Outra forma de fazer isso é segurar o Ctrl e usar a rodinha do mouse para aproximar e afastar o site. O interessante é que os ajustes de zoom são lembrados para cada vez que a página é acessada. Essa configuração, no entanto, pode ser desligada usando a URL about:config. Digite-a na barra de endereços do browser e, na sequência, pressione o botão Serei Cuidadoso, Eu Prometo!. Localize a linha browser.zoom.siteSpecific e clique duas vezes nela para mudar seu valor para False. Com isso, os ajustes de zoom serão globais, o que pode ser útil para quem usa uma resolução de vídeo muito alta ou tem dificuldade para ver as letras pequenas.



Crie uma imagem do drive C e fique seguro

Você está trabalhando com seu micro e, de repente, um erro fatal, de hardware ou de software, obriga a reinstalação do sistema operacional. E agora? E todas as configurações do sistema e dos aplicativos? E as atualizações? Não há outro jeito: é preciso refazer tudo, sem muita garantia de que o resultado vai ser igual ao que estava antes. Mas calma. Embora esse quadro seja possível, há várias formas de evitar grandes transtornos. Uma delas é gerar uma cópia-padrão do drive de sistema - num segundo disco rígido, por exemplo. Quando for necessário reinstalar o sistema, bastará restaurar essa cópia. Evita-se, assim, o trabalho de reinstalar e configurar todos os programas - tarefa que, em muitos casos, consome dias. A solução que vamos mostrar aqui depende de três requisitos: um disco rígido secundário para armazenar as imagens do drive principal; um software para gerar as imagens; e, por fim, uma reconfiguração do Windows.

O software usado será o Drive Image (DI), da PowerQuest (www.powerquest.com.br), um dos melhores programas para essa tarefa, especialmente por causa de sua facilidade de uso. O DI gera imagens compactadas de todo o conteúdo do drive C. Além disso, oferece meios para a restauração, tanto em condições normais como nos casos em que o sistema não inicializa. Outro destaque desse utilitário é que sua versão atual, 2002, funciona com todas as edições mais recentes do Windows (95, 98, Me, NT, 2000 e XP) e suporta todos os sistemas de arquivos mais comuns: FAT, FAT32, NTFS, Ext2. Vejamos, passo a passo, como preparar o micro para gerar e recuperar imagens do disco de sistema.

São necessárias três etapas. Primeiro, a preparação da máquina. Depois, a instalação do software que produz "clones" do drive C. E, por fim, o ajuste do sistema. Vamos à preparação do micro. Em princípio, você pode usar qualquer máquina equipada com dois HDs, desde que haja no drive secundário espaço suficiente para os backups. No entanto, o procedimento ideal é começar tudo do zero. Ou seja, formatar o disco de sistema (não esquecer de antes fazer backups dos documentos) e reinstalar o Windows e todos os programas que você considera básicos. A intenção é gerar um disco com o Windows novo e sadio.
Se você está certo de que seu Windows não tem problemas, salte a primeira etapa e transfira seu marco zero para a instalação do Drive Image. Execute-o pela primeira vez. Dê OK na tela de boas-vindas e o programa apresenta sua janela inicial, que vai direto ao que interessa: clique no botão Create Image para fazer um clone de seu drive de sistema. Ou, então, clique em Restore Image para recuperar uma imagem já armazenada. Para começar, claro, clique no primeiro botão. Na próxima tela, acione Select Drives e indique o disco a ser clonado. Em Select Destination, diga ao programa que você quer fazer o backup no segundo disco rígido - normalmente, o drive D.

Para executar o backup já, acione o botão Finish. O programa gera um arquivo com extensão PQI, acompanhado de outro, com o mesmo nome e extensão 002. Se você clicar no item Options, poderá escolher o nível de compactação (nenhuma, baixa, alta) e também definir que a imagem seja dividida em múltiplos arquivos. Outra opção está acessível via botão Schedule. Ela permite programar a feitura de backups com a ajuda do Agendador de Tarefas do Windows.

A restauração da cópia também é simples. Basta escolher Restore Image e indicar o destino. Nessa operação, a tela Select Destination exibe a caixa Restore to Original Locations (restaurar para os locais de origem). Se for esse o caso - que, aliás, é o mais comum -, basta marcar essa opção e o programa faz o resto. Os locais de destino, tanto na cópia como na restauração, não estão limitados a um drive local, diferente do de sistema. É possível, por exemplo, fazer o backup no mesmo disco rígido, em outra partição. A desvantagem está na segurança: não é prudente manter original e cópia no mesmo hardware. Outras opções são a criação de backups em drives de rede e mídias removíveis (CD, Zip Drive, disco rígido externo).

Também a restauração pode ser feita em drive diferente do original. Esse recurso é particularmente útil para empresas. Em vez de instalar, um a um, o sistema operacional e aplicativos, num lote de máquinas idênticas, basta fazer isso uma vez e em seguida reproduzir a imagem nos discos rígidos. Sempre que você faz uma cópia ou restauração sem envolver o disco de sistema, o DI executa toda a operação sem abandonar o Windows. No entanto, se o processo inclui o drive de sistema, o programa encerra o ambiente gráfico, trabalha no DOS e por fim retorna ao Windows.

Você já instalou o programa e viu como trabalhar com imagens de drives. Falta a terceira parte: ajustar o sistema operacional. Agora, você precisa transferir o padrão de gravação de documentos do drive C para o drive D. Por quê? O objetivo é manter somente o sistema e programas no drive C. Todo o resultado de seu trabalho deve ficar fora desse drive. Assim, quando for necessário restaurar o sistema (e, portanto, sobrescrever todo o conteúdo de C), seus documentos estarão preservados. Para executar essa mudança, clique com o botão direito em Meus Documentos e, no menu, escolha Propriedades. Na tela que se abre, clique no botão Localizar Destino para indicar a posição de Meus Documentos em D. Com o botão Mover, você pode não somente localizar ou criar essa nova pasta como transferir para ela os documentos atuais.

Windows XP e Suse no mesmo PC

No passo-a-passo a seguir, partimos de um computador Pentium III de 433 MHz, 128 MB de RAM e 20 GB de disco, rodando o sistema operacional Windows XP. No nosso caso, o processo levou uma hora e meia, mas isso depende diretamente da capacidade da máquina e dos aplicativos e periféricos instalados. Acompanhe, a seguir, os procedimentos:

1 - Comece pelo backup dos dados
Antes de partir para a instalação de um novo sistema operacional no computador, sempre é recomendável fazer backup dos dados mais críticos, como documentos, e-mails, catálogos de endereço e contatos de mensagens instantâneas. No procedimento de instalação do Linux, características específicas do disco rígido são modificadas; por isso, procure não se descuidar.

2 - Há espaço suficienteno micro?
Feche todos os aplicativos do computador que estiverem em execução no momento e acione o PartitionMagic. Verifique se há espaço livre no disco rígido para sua instalação na coluna Unused MB (Megabytes Não Ocupados) no painel de informações abaixo da barra gráfica.

No caso do SuSE Linux 8.0, vamos precisar de 2 GB para os arquivos do sistema e de programas, além de 200 MB para a memória virtual (o chamado arquivo de swap). Se houver espaço suficiente no HD do seu micro, clique no ícone Install Another Operating System.

3 - Assistente de partições entra em cena
Agora você será guiado por um assistente. O primeiro passo é selecionar qual sistema operacional será instalado. Escolha a opção Linux. Em seguida, determine em qual parte do disco rígido a nova partição ficará alocada. Conforme sua definição, essa nova unidade terá uma letra diferente de ordem de acesso (C:, D: etc.). Prefira a opção After C:, para não interferir na instalação atual do Windows.

A próxima tela é a de Propriedades de Partição. Primeiro, configure o tamanho desejado da partição (Size) em megabytes. Em seguida, mantenha as opções recomendadas para Create As e File System Type, como partição primária (Primary) e ExT2, respectivamente.

No passo a seguir, Set Partition Active, escolha a opção Later para permitir que o próprio programa de instalação do Linux ative a partição desse sistema operacional. Agora a tela do Install Another Operating System Wizard mostrará uma representação gráfica das novas partições do disco rígido.
4 - Crie a partição de swap
Ainda no assistente, aceite a criação da partição de memória virtual para Linux e siga os mesmos passos do item 3. A única diferença será o espaço particionado (bem inferior ao do ExT2 recém-criado). A principal função do swap é permitir a execução e manipulação de programas maiores do que a capacidade da RAM principal.

5 - É hora de efetuar as alterações
Clique no menu General. Na caixa de diálogo Apply Changes, clique no botão Details para saber o que acontecerá com seu disco rígido. Por fim, selecione o botão Apply para finalizar o processo e feche o PartitionMagic. Com isso, encerramos a fase de configuração de partições.

Sempre que você quiser checar a quantas andam as partições do seu disco — com detalhes como tamanho e espaço usado —, basta abrir o PartitionMagic. Toda a vez que o programa é acionado ele lê as informações do disco e as mostra em sua tela de abertura.

6 - Computador pronto para o pingüim
Coloque o CD 1 do SuSE no drive do seu computador — ou, se você baixou o sistema pela web, clique no arquivo correspondente. Reinicie o micro. Automaticamente, os arquivos do instalador YaST2 (Yet Another Setup Tool 2) deverão ser carregados. Caso a instalação não comece, será preciso alterar a Bios do seu computador e modificar a seqüência de inicialização para checar primeiro o CD.
7 - Confira as opções de configuração
Na tela de boot do YaST2, selecione a opção Installation. Depois que a interface gráfica for exibida, selecione Português Brasileiro na lista. A janela seguinte é a de Configurações de Inicialização. Repare que as opções de partição criadas pelo PartitionMagic já foram identificadas pelo instalador.

Confira as informações de layout de teclado, mouse, software (prefira Default System With Office) e fuso horário (a hora atual é a registrada na Bios). Ao terminar, clique em Aceitar. Na caixa de diálogo que surgirá, escolha Sim, Instalar. Em seguida, é iniciado o processo de cópia e configuração de programas.

8 - Espaço aberto para o Lilo
O pacote do SuSE Linux 8.0 é formado por sete CDs. Antes da troca do primeiro pelo segundo, uma caixa de diálogo requer a confirmação da alteração do setor de boot com Lilo (Linux Loader ou Gerenciador Linux de boot). Clique em OK para prosseguir. Em seguida, o instalador solicita a substituição pelo CD 2 e, após a gravação de arquivos e ajustes, pelo 3.

9 - Acesso total é com a senha de root
A senha de root permite o acesso do administrador a todas as áreas do sistema Linux em instalação. Por isso, não escolha uma senha fraca, fácil de ser descoberta. O recomendado é usar uma mistura de letras maiúsculas, minúsculas e símbolos de, no mínimo, oito caracteres. Digite a senha escolhida duas vezes nos campos da tela em exibição.
10 - Cadastre os novos usuários
A partição onde está instalado o SuSE não será usada apenas por você? Na tela Adicionar um Novo Usuário, é possível cadastrar pessoas que compartilharão o computador. Nesse caso, preencha os dados de primeiro e último nomes de cada um deles, login e senha (que tenha de cinco a oito caracteres).

Há ainda dois botões nessa etapa: Detalhes e Additional Users/ Groups. O primeiro serve para editar outros recursos mais específicos de um usuário, como seu diretório inicial (home), o tipo de shell (interpretador de comandos) de login e seu grupo-padrão. Já o segundo botão serve para informar novos perfis de grupos de usuários. Ao terminar de registrar suas preferências, clique em Próximo.

11 - Prepare o SuSE para o vídeo
Na etapa seguinte, é preciso informar ao assistente o modelo de monitor que você está usando. Caso não saiba ou não encontre o produto nas listas Fabricante e Modelo, selecione a opção Vesa. Não deixe de escolher ainda a resolução e a freqüência de refresh do vídeo.

Se possuir um driver para SuSE Linux, clique no botão Disco de Driver. Se não tiver, escolha Próximo. Na tela Configurações da Estação, é possível decidir entre o modo de visualização do Linux que você vai trabalhar: Somente Modo Texto ou Ambiente de Estação Gráfica. Se quiser configurar, por exemplo, uma aceleradora gráfica, use o botão Modificar dessa janela.
12 - Configure os outros dispositivos
Após a parte de vídeo, segue uma lista de periféricos e itens importantes para terminar o processo de instalação do SuSE. Em Configurações de Inicialização, é possível adicionar interface de rede, impressoras, modems, placas RDSI (ISDN), adaptatoras de som ou placa de TV. Aí, é só configurar todos os periféricos do seu micro. Aqui termina a etapa de instalação propriamente dita.

13 - Que tal inaugurar o SuSE?
O sistema carregará a tela de login do SuSE, com os campos para digitar o login e a senha. Além disso, serão exibidas as opções de interface que o usuário prefere para entrar no Linux, como KDE 3.0, Windowmaker etc. Por último, é só clicar no botão Go!

14 - Escolha entre Linux ou Windows
Sempre que você reinicializar o PC, um menu de opções do SuSE Linux aparecerá na tela com: Linux, Linux — Safe Settings, Windows e Memory Test. Para explorar o seu novo sistema operacional, é só clicar em Linux. Cansou de explorar o pingüim? Reinicialize a máquina e vá para o Windows. A escolha é toda sua.


Dicas para pôr seu XP em ordem

Por mais que o Windows XP seja incomparavelmente melhor do que seus antecessores, não há como escapar: depois de certo tempo, o desempenho começa a cair, alguns aplicativos travam sem motivo e recursos que funcionavam bem simplesmente param de funcionar. É nesse momento que você precisa usar seu conhecimento para colocar a casa em ordem. Mas há um problema: nem sempre o Windows oferece recursos óbvios para que você possa acertar as configurações. A saída, então, é formatar o HD e reinstalar tudo. Para evitar essa solução extrema, preparamos aqui uma seleção de dicas úteis que podem salvar sua máquina. São soluções que vão desde simples recursos de desempenho até opções de criptografia. Além disso, você também será apresentado ao editor de políticas do Windows XP, um recurso que pouca gente conhece. Aproveite.

1. Navegação encalhada
Até ontem, a internet funcionava bem. Aí você liga o computador e já não consegue entrar em mais nenhum site. Em muitos casos o problema está no DNS, o serviço que troca nomes que você entende, como http://info.abril.com.br, por números que o computador entende, como 200.196.241.202. A primeira coisa a fazer é verificar se o problema realmente é esse. Abra um prompt de comando (digite cmd na caixa Executar) e veja se você consegue encontrar seu servidor de DNS pelo IP. Para saber o endereço correto, digite:

ipconfig /all

Em seguida, veja qual é o número do DNS e tente fazer um ping para ele. Se você estiver usando o Speedy, da Telefônica, por exemplo, o comando será:

ping 200.204.0.10

Se a máquina responder, o próximo passo será testar se os nomes estão sendo resolvidos — ou seja, traduzidos para números. Isso pode ser feito por meio de um ping para um grande site, como o UOL ou o Terra:

ping www.uol.com.br

Não recebeu resposta? Sorte sua: você acaba de achar o problema. A próxima coisa a fazer é tentar trocar o endereço do seu servidor de DNS. Ligue para seu provedor e peça um número novo. Geralmente eles têm pelo menos três opções, sendo que nem todas são divulgadas. Após fazer as alterações, experimente o ping novamente e veja se o problema foi solucionado.
Caso o erro persista, teremos de partir para uma solução mais drástica. Cada vez que você entra num site, o Windows vai montando uma tabela que relaciona nomes com IPs. Esses dados vão sendo descartados automaticamente com o tempo (algo que chamamos de TTL — Time to Live). Mesmo assim, pode acontecer que a tabela de DNS fique grande demais para ser manipulada. Nesse caso, use os dois comandos a seguir, o primeiro para visualizar a tabela e, na seqüência, para limpá-la:

ipconfig /displaydns
ipconfig /flushdns


Se mesmo assim o problema não foi solucionado, há ainda uma última tentativa: experimente remover sua conexão de rede e criar uma nova com um IP interno diferente. Se, por exemplo, seu IP interno é 192.168.0.1, troque-o para o mesmo número com a terminação 2. Apesar de radical, essa pode ser uma boa opção se tudo mais falhou.

2. Compartilhe a rede sem fio
As redes sem fio estão cada vez mais populares. Você compra um roteador com ponto de acesso, liga-o à internet e, na mesma hora, todos os computadores do ambiente com placas wireless já começam a navegar. Porém, dependendo da conexão que você utiliza, as coisas podem não ser tão simples. Algumas empresas de banda larga tentam limitar as conexões domésticas a um único computador. Isso costuma ser um problema quando você tenta fazer o compartilhamento por meio de uma rede sem fio.

Mas não se preocupe: sempre há um jeitinho de resolver tudo. Em 90% dos casos, esse bloqueio é feito com base no endereço MAC da placa de rede, um código físico que vem embutido no dispositivo. Portanto, tudo que você tem a fazer é descobrir esse endereço e depois “cloná-lo” no roteador sem fio. Veja como fazer isso.

1. Abra um prompt de comando na máquina cuja conexão está funcionando perfeitamente (antes de conectar o roteador) e digite o seguinte comando para descobrir o endereço MAC:

ipconfig /all

Anote o endereço MAC na linha Endereço Físico. Ele é composto de seis blocos de dois algarismos cada um, em numeração hexadecimal.
2. Conecte-se ao seu roteador usando um cabo de rede comum (ou crossover, dependendo do hardware) e localize a opção Clone MAC Address. Para saber como fazer isso, consulte o manual do equipamento, uma vez que as configurações mudam de fabricante para fabricante. Nos equipamentos da Linksys, por exemplo, basta abrir um navegador web e digitar o endereço http://192.168.1.1.

3. Agora, escreva o endereço MAC que você copiou, salve as configurações e veja se tudo está funcionando bem. Pronto, aí está a conexão para todos os computadores da casa ou do escritório.

3. Criptografe seus arquivos
Experimente clicar com o botão direito do mouse numa pasta qualquer do disco rígido, selecionar Propriedades, Avançado e marcar a opção Criptografar o Conteúdo para Proteger os Dados. Ao fazer isso, a pasta ou o arquivo automaticamente aparecerão na cor verde, indicando que o conteúdo está criptografado. Na prática, significa que nenhum outro usuário que se conectar a essa máquina, nem mesmo o Administrador, que pode tudo, será capaz de acessar o conteúdo que você protegeu.

O problema é que algumas instalações do Windows XP, principalmente as corporativas, trazem esse recurso desativado. Se você quer voltar a contar com essa facilidade, tudo que precisa fazer é entrar no Registro do sistema (digitando o comando regedit) e depois editar a seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows NT CurrentVersionEFS
Agora é só dar um clique duplo sobre o valor EFSConfiguration. Se o conteúdo desse valor estiver em 1, significa que a criptografia está desativada. Se você alterá-lo para 0, o recurso volta a funcionar. Caso você esteja numa rede corporativa que recebe políticas específicas (geralmente quando seu computador faz parte de um domínio), também será preciso fazer a modificação numa segunda chave. O caminho é:

HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARE PoliciesMicrosoftWindows NTCurrentVersionEFS

Lembre-se de que esse mesmo recurso também serve no caminho inverso. Se você é um administrador de rede e não quer que seus usuários criptografem arquivos, também pode mudar o EFSConfiguration para desativar o recurso. Agora, um pequeno lembrete: tudo isso só funciona se seu disco rígido estiver formatado no padrão NTFS. O padrão FAT32 não dá suporte à criptografia de arquivos.

4. Máquina lenta? Comece a faxina
O Windows XP, assim como qualquer outro sistema operacional, também tem o mau hábito de ficar lento depois de certo tempo de uso. A lista de procedimentos a seguir o ajudará a acelerar seu computador.
1. Pressione Ctrl+Alt+Del e acesse o Gerenciador de Tarefas. Clique na guia Processos e veja se algum programa está consumindo recursos demais. Se houver, remova esse software e refaça a instalação. Se você não souber exatamente do que se trata o processo, entre no site http://www.liutilities.com/products/wintaskspro/processlibrary. Esse endereço contém uma lista bastante atualizada dos principais processos que rodam no Windows, mostrando inclusive o risco de cada um deles.

2. Por padrão, o Windows configura os recursos de desempenho de acordo com a capacidade da máquina. Porém, ele faz isso no momento da instalação, ou seja, antes de você incluir os programas. Resumindo: é uma boa idéia fazer uma revisão nisso tudo. Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e escolha Propriedades. Depois, clique em Avançado e, em Desempenho, clique em Configurações. Agora você pode escolher a opção Ajustar para Obter um Melhor Desempenho ou então definir a melhor configuração manualmente. Para essa definição, você precisa marcar ou desmarcar cada um dos itens listados na janela.

3. Faça tudo aquilo que você já sabe — ou seja, limpar arquivos temporários, eliminar o conteúdo off-line e remover ícones sem uso da área de trabalho. Por incrível que pareça, acumular ícones na área de trabalho representa uma das coisas que mais contribuem para deixar seu Windows lento.
4. Para finalizar, feche o pacote corrigindo os erros do disco e depois desfragmentando os arquivos. Entre em Meu Computador, clique com o botão direito na unidade C e escolha Propriedades. Na orelha Ferramentas, clique em Verificar Agora para corrigir erros no disco. Na mesma tela você abre o Desfragmentador de Disco, acionando o botão Desfragmentar Agora. Você também encontra o Desfragmentador em: Menu Iniciar/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Desfragmentador de Disco.

5. Controle total sobre o WIN XP
Até o Windows NT, o usuário podia controlar o sistema operacional usando o Registro e alguns arquivos-texto que guardavam configurações. Agora as coisas são bem diferentes. O XP conta com as chamadas políticas de acesso, algo que pode ajudá-lo a resolver muitos problemas e personalizar configurações.

Para ativar a ferramenta que manipula essas políticas, clique em Iniciar, escolha Executar e digite mmc. Esse comando abre o Console de Gerenciamento Microsoft, uma ferramenta de administração centralizada. Na nova janela que aparecer, clique em Arquivo e escolha Adicionar/ Remover Snap-in. Pressione o botão Adicionar e, na lista que surge, selecione Diretiva de Grupo. Clique em Concluir e feche as janelas que estavam por baixo. Depois salve essas configurações como politicas. msc e coloque o arquivo na pasta que achar mais adequada. Pronto, agora já podemos começar a brincadeira.

Repare que o programa exibe dois grupos diferentes: Configuração do Computador e Configuração do Usuário. No primeiro, você pode fazer configurações para seu computador, ou seja, padrões que ficarão disponíveis para todos os usuários da máquina. Já com o segundo grupo será possível fazer modificações que valem apenas para o usuário que está conectado. As possibilidades são enormes e vão desde configurações específicas do papel de parede até recursos relacionados à segurança da máquina.

Abas no Windows Explorer

Abas no Windows Explorer
Inclua o recurso de abas no Windows Explorer com o QTTabBar

Existem vários clones do Windows Explorer, com vantagens e desvantagens. Mas quem quer manter-se com o programa embutido no Windows pode adicionar um recurso útil: abas para navegar em várias pastas na mesma janela. Isso é feito com o programinha japonês QTTabBar. Ele cria duas novas barras capazes de mostrar as abas, além de trazer botões para agilizar a navegação em subdiretórios e arquivos. O programa funciona tanto no Windows XP como no Vista.

Desative a indexação do Windows XP

Desative a indexação do Windows XP
O sistema operacional pode trabalhar mais rápido se não tiver de indexar nomes de arquivos para facilitar buscas

Para tornar mais ágil a busca de arquivos, periodicamente o XP faz uma indexação dos nomes de cada um deles. Quando esse procedimento ocorre tende a deixar o equipamento mais lento, além de ocupar um pouco de memória. Para desativá-lo, abra o menu Iniciar e selecione o Painel de Controle. Dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas, clique em Adicionar/Remover Componentes do Windows. Na janela seguinte, desmarque o item Serviço de Indexação e clique em Avançar.

Recuse a sobrescrição de arquivos

Recuse a sobrescrição de arquivos
Use a tecla Shift para fazer aparecer a opção Não Para Todos na caixa de confirmação de substituição

Ao copiar ou mover arquivos, quando há a possibilidade de sobrescrever um arquivo existente, o Windows XP pergunta o que você quer fazer. Entre as opções está Sim Para Todos. Se você clicar nesse botão, todos os arquivos com nomes coincidentes serão sobrescritos. Mas não há um botão chamado Não Para Todos, que seria útil para evitar ter de clicar repetidas vezes no botão Não. Se você sente falta dessa opção, saiba que ela existe. Para usá-la, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica em Não.

Windows XP Desfragmentar no menu de contexto

Desfragmentar no menu de contexto

Truque para inserir o comando Desfragmentar como opção do menu de contexto do Windows XP

Como você já deve saber, desfragmentar os arquivos no disco rígido periodicamente ajuda a manter o bom desempenho do PC. Vejamos como adicionar o comando Desfragmentar ao menu que aparece quando você clica com o botão direito sobre uma unidade de disco. Primeiro, abra o Bloco de Notas e copie os comandos abaixo (note que as duas últimas linhas são, na verdade, uma só):
[version]
signature=“$CHICAGO$”
[DefaultInstall]
AddReg=AddMe
[AddMe]
HKCR,“Drive\Shell\Desfragmentar\command”,,,
“DEFRAG.EXE %1”

Salve o arquivo com o nome desfragmentar.inf. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha Instalar. Quando a instalação terminar, abra a janela Meu Computador e clique com o botão direito sobre uma unidade de disco. Deve aparecer a opção Desfragmentar no menu. Se você clicar nela, uma janela do Prompt de Comando vai se abrir e executar a versão não gráfica do Desfragmentador de Disco. Quando a desfragmentação terminar, a janela será fechada automaticamente.

Com obter listas de drivers no XP

Com obter listas de drivers no XP
Veja como conseguir uma lista com informações detalhadas dos drivers instalados no Windows XP Pro

Em certas situações, pode ser útil obter uma lista de drivers de dispositivos instalados no micro. O Windows XP Professional tem um utilitário, o DriverQuery (não incluído no Windows XP Home), que fornece esses dados. No entanto, se você solicitar informações detalhadas, o resultado pode ser uma longa página, com valores enfileirados, que é bastante difícil de ler. Uma solução prática é fazer o DriverQuery exportar a lista para um arquivo CSV. Depois, o arquivo CSV pode ser importado por um aplicativo de planilha para análise. Vejamos como fazer isso usando o Excel 2003.

Gere o arquivo CSV

Primeiro, clique em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Prompt de Comando. No Prompt de Comando, digite o comando driverquery /v /fo csv > drivers.csv a seguir e tecle Enter. A opção /v faz o utilitário gerar informações detalhadas. A opção seguinte, /fo csv, especifica o formato CSV para a saída. A seqüência > drivers.csv direciona a saída para o arquivo driver.csv.

Importe para uma planilha

No Excel 2003, crie uma nova planilha e clique em Dados > Importar Dados Externos > Importar Dados. Na caixa Selecionar Fonte de Dados, primeiro selecione Todos os Arquivos no menu Arquivos do Tipo. Em seguida, no painel superior, navegue até o arquivo drivers.csv Ele deve estar na pasta Documents and Settings\Usuário, onde Usuário é seu nome de usuário no Windows. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Na tela seguinte, na seção Tipo de Dados Original, mantenha assinalada a opção Delimitado. No menu Origem do Arquivo, escolha MS-DOS (PC-8). Clique em Avançar. Em Delimitadores, assinale a opção Vírgula. Clique novamente em Avançar. Na última tela, clique em Concluir. O Excel pergunta se você quer inserir os dados na planilha aberta ou numa nova. Escolha a opção que preferir e clique em OK. O Excel vai mostrar a tabela com informações detalhadas sobre os drivers

Atalho para desligar seu Windows

Atalho para desligar seu Windows
Uma linha de comando num arquivo do Bloco de Notas ativa a caixa de diálogo Desligar o Computador

Você gostaria de criar um atalho na Área de Trabalho para abrir a caixa de diálogo Desligar o Computador? Para isso, abra o Bloco de Notas e escreva nele este comando em JavaScript (tudo numa única linha):
(new ActiveXObject("Shell.Application")).ShutdownWindows();
Salve o arquivo na Área de Trabalho do Windows XP ou do Windows Vista, dando a ele um nome como Desligar.js (atenção à extensão js em vez de txt). Depois, basta dar um duplo clique nesse item para ativar rapidamente a caixa de diálogo Desligar o Computador. Para tornar ainda mais prático e rápido a tarefa, arraste e solte o arquivo da Área de Trabalho para a Barra de Início Rápido.

Imprima listas de arquivos em pastas do XP

Imprima listas de arquivos em pastas do XP

Com um arquivo batch e uma nova opção no menu de contexto você imprime a lista de arquivos de qualquer pasta

Você já precisou imprimir a lista de arquivos contidos numa pasta? Vejamos como acrescentar um comando ao menu de contexto do Windows (aquele que aparece quando você clica com o botão direito do mouse) para isso. O primeiro passo é criar um programinha batch que vai gerar um arquivo com o conteúdo da pasta. Abra o Bloco de Notas e digite estes comandos nele:
@echo off
dir %1 /o:g > c:\diretorio.txt
start /w notepad /p c:\diretorio.txt
del c:\directorio.txt
exit

Salve o arquivo no diretório-raiz do disco rígido (C:\) com o nome diretorio.bat. Vamos entender esses comandos. A primeira linha, @echo off, evita que os comandos executados sejam mostrados na tela. A segunda, dir %1 /o:g > c:\diretorio.txt, cria um arquivo de texto temporário chamado diretorio.txt e armazena a lista de arquivos nele. A terceira, start /w notepad /p c:\diretorio.txt imprime o arquivo temporário por meio do Bloco de Notas. A linha seguinte, del c:\diretorio.txt apaga o arquivo temporário; e, a última, exit, fecha o Prompt de Comando.
Agora, vamos adicionar o comando Imprimir Diretório ao menu de contexto. Para isso, no Explorer, clique em Ferramentas > Opções de Pasta e ative a aba Tipos de Arquivo. Na lista de tipos de arquivo, selecione o item Pasta de Arquivos. Acione, então, o botão Avançado. Na caixa Editar Tipo de Arquivo, clique em Novo. Na caixa Nova Ação, digite Imprimir Diretório no campo Ação. No campo Aplicativo Usado para Executar a Ação, digite C:\diretorio.bat. Clique em OK duas vezes e, em seguida, em Fechar. No Explorer, clique com o botão direito numa pasta e teste o comando Imprimir Diretório.
Às vezes, quando você faz o acréscimo do comando ao menu de contexto, a ação realizada quando você dá um duplo clique numa pasta muda. Se isso acontecer, siga este procedimento para restabelecer o comportamento-padrão. Clique em Iniciar > Executar, digite regedit e clique em OK. No Editor do Registro, navegue até o item HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell.No painel da direita, dê um duplo clique no item Padrão. Digite none, clique em OK e feche o Editor do Registro.

Desligue e reinicie rápido o Windows XP

Desligue e reinicie rápido o Windows XP
Atalho permite desligar e reiniciar o XP sem ter de passar pela caixa de diálogo Desligar o Windows.

Você pode criar um atalho para desligar o micro sem passar pela caixa de diálogo Desligar o Computador. Para isso, clique com o botão direito na Área de Trabalho e escolha Novo > Atalho. Na janela Criar Atalho, digite isto no campo Linha de Comando:
shutdown -s -t 00
Clique em Avançar. Na caixa Selecionar Título para o Programa, escreva algo como “Desligar Já” e clique em Concluir. Agora, basta dar um duplo clique no atalho para desligar o micro. Da mesma forma, você pode criar um atalho para reiniciar o PC. Nesse caso, use o seguinte comando:
shutdown -r -t 00
Nos dois casos, usamos o utilitário Shutdown do Windows XP. No primeiro atalho, usamos a opção -s, que diz ao programa para desligar o computador. No segundo caso, a opção empregada é -r, para reiniciar o micro. O parâmetro -t 00 indica que queremos executar a ação imediatamente.

25 - Ttruques do Windows Vista

Nas lojas desde o final de janeiro de 2007, o Windows Vista segue atiçando a curiosidade — e a desconfiança — dos usuários de PCs. Os cautelosos, escaldados com os bugs de estréia das versões anteriores do Windows, esperam para ver se o sistema vale a pena. Se você está nesse grupo que espera para ver antes de pagar, aproveite para conhecer aqui alguns dos recursos mais bacanas do Vista e modos de extrair o melhor deles. Uma das boas surpresas, por exemplo, é o Criador de DVD, recurso para a gravação de discos muito superior ao do XP. O programinha permite escolher temas para o menu do DVD, ajustar os títulos e outros textos, além de visualizar o resultado antes de gravar o disco. Bem projetado, gera até amostras em miniatura dos vídeos escolhidos para o menu. E tem mais.

1) BREADCRUMBS

Um recurso simples, mas que dá uma boa mão na hora de navegar pelas pastas do disco rígido, são os breadcrumbs. Trata-se de uma lista das pastas que contém a pasta atual, o diretório completo. O XP já mostrava essas informações, mas o Vista deixa, no Windows Explorer, cada pasta como um link.
2) PESQUISA GRAVADA
Dá para gravar no Vista uma pesquisa feita anteriormente. Cada um dos itens gravados aparece na pasta Pesquisa, que fica na área pessoal do usuário. Daí, basta clicar duas vezes para obter resultados atualizados.

3) ÍNDICE FLEXÍVEL
Não é preciso indexar todos os discos rígidos do PC no Vista. O sistema é até restritivo, limitando a indexação a pouco mais do que as pastas pessoais. Para aumentar ou reduzir o número de pastas indexadas, acesse o Painel de Controle e clique em Sistema e Manutenção. Na seção Opções de Indexação, clique em Alterar o Modo como o Windows Pesquisa. Na janela seguinte, clique em Modificar e, depois, em Mostrar Todos os Locais. Escolha as pastas a indexar.

4) TRANSPARÊNCIAS

O visual do tema Aero, nativo do Windows Vista, pode ser personalizado, mudando-se as cores e a intensidade da transparência das janelas. A calibragem começa com um clique do botão direito na área de trabalho, outro em Propriedades e, depois, mais um clique em Cor e Aparência da Janela. Dá para desabilitar a transparência (o que dá um ganho de velocidade em computadores com placas de vídeo fracas) ou até aumentá-la, diminuindo a intensidade da cor própria da janela.
5) SONO RÁPIDO
Donos de notebooks encontram no Vista um recurso ultraveloz para deixar o portátil em modo de hibernação. Esse modo, aliás, é usado por padrão quando se pressiona o botão de desligar no menu Iniciar. Em um teste com um notebook Acer Aspire 5672Wlmi, o Windows Vista passou ao modo de hibernação em quatro segundos.

6) AJUSTE DE DPI

Nas versões anteriores do Windows, as fontes do sistema operacional tinham somente resoluções fixas em dpi (pontos por polegada, em inglês), o que, em alguns monitores, obrigava o usuário a escolher entre letras minúsculas ou gigantes na tela. No Vista, dá para fazer um ajuste fino, resultando em textos legíveis mesmo em resoluções de vídeo mais altas. Para fazer o ajuste, clique com o botão direito no desktop, selecione Propriedades e, na janela que aparece, clique em Ajustar Tamanho da Fonte. Depois, pressione Personalizar DPI. É possível aumentar a resolução em valores percentuais relativos ao ajuste-padrão do Vista (96 dpi).

7) VERSÕES VELHAS
Além de proteger o sistema operacional, criando pontos de restauração automaticamente, o Windows Vista adicionou um recurso para manter as cópias antigas de arquivos. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele, selecionar Propriedades e passar à aba Versões Anteriores. Ponto fraco: só ficam armazenadas as cópias feitas entre os pontos de restauração (que, normalmente, são criados uma vez por dia).
8) PROJEÇÕES A JATO
Conectar o computador a um projetor ligado à rede ficou mais fácil com o Vista. Basta acessar o menu Acessórios e escolher a opção Conectar a um Projetor de Rede. Em alguns casos, o Windows já detecta o projetor pela rede local. Se não funcionar, é só fornecer a URL (ou o caminho da rede) para o sistema.

9) MAIS GADGETS
A barra lateral do Vista vem com vários miniaplicativos, que podem ser levados para a área de trabalho. Além dos 11 de fábrica, no site da Microsoft (http://gallery.microsoft.com/vista/SideBar.aspx?mkt=pt-br) há outras opções, como um gerenciador de anotações, um visualizador de e-mails do GMail e um joguinho de Sudoku.

10) COMPROMISSOS
Na mesma linha do iCal, que acompanha o Mac OS X, da Apple, uma agenda integra o pacote de aplicativos do Vista. Embora simples, ela conta com opções de publicação na internet e compartilhamento dos compromissos. Funciona para baixar dados de agendas online, como a do Google.
11) DADOS DO NOTE
Quer ter informações do sistema e das conexões de seu notebook? Acesse o Windows Mobility Center, no menu Acessórios. Ele mostra os dados de bateria, volume do som, conexão à rede sem fio e a um projetor. Da janela do Mobility Center dá para mexer em todos esses itens.

12) CAPTURA DE TELA
Feita de encomenda para criadores de tutoriais e manuais de uso, a ferramenta de captura de telas Snipping Tool pode salvar pedaços de janelas ou a área de trabalho inteira. Um jeito bom de usá-la é criar um atalho de teclado. Simples: clique com o botão direito do mouse no ícone do programa no menu Iniciar e selecione Propriedades. Na aba Atalho, clique no campo Tecla de Atalho e pressione a combinação desejada para acionar o Snipping Tool.

13) FILHOS NA LINHA

O Windows Vista caprichou nos recursos para controle do uso dos computadores. É possível bloquear a utilização de programas específicos ou, numa atitude drástica, barrar tudo, exceto um ou outro software. Também dá para limitar o uso do computador por um usuário a determinados horários e dias da semana. Em sites, o controle é semelhante, com a opção de barrar downloads de arquivos. Mas o recurso não é 100% garantido. Os pais precisam ficar atentos para evitar que suas senhas sejam descobertas ou que sejam instalados programas que ignorem suas restrições.
14) E-MAIL COM BUSCA
O leitor de e-mails do Vista é o Outlook Express de roupa nova e o nome, Windows Mail. Há poucas mudanças efetivas, mas a simples integração com a busca instantânea e o gerenciador de contatos do sistema operacional já valem a pena.

15) ALTA DEFINIÇÃO
O Movie Maker, um dos aplicativos bacanas do XP, melhorou no Vista, com uma nova interface e suporte à criação de vídeos de alta definição. Isso só vale a pena, claro, para quem possui vídeos com essa resolução ou vai montar um show de slides com imagens de muitos megapixels.

16) BUSCA INSTANTÂNEA
Busca rápida embutida no sistema operacional não é novidade (o Mac OS X faz isso), mas evita ter de instalar um programa como o Google Desktop Search ou o Copernic Desktop Search. Várias das janelas permitem a busca rápida.
17) XADREZ 3D

No rol de novidades no Vista, a Microsoft não esqueceu de incluir alguns joguinhos. O mais interessante entre os recém-chegados é o Chess Titans, um xadrez com efeitos 3D. Se a intenção for dar risadas e passar o tempo sem pensar muito, há o Purble Place, em que o jogador deve produzir bolos rapidamente, de acordo com a foto que aparece na tela.

18) BENCHMARK
Quer comparar a velocidade de seu computador com a de outros? O Windows Vista faz um benchmark da máquina, que dá uma nota final para o seu PC. Vale lembrar que a nota não é uma média, mas a menor das avaliações de quesitos, como o microprocessador, a memória RAM e a placa de vídeo. A razão do critério conservador é que essa nota pode ser usada como indicador dos requisitos mínimos de um aplicativo ou jogo. O benchmark é feito durante a instalação do Vista. Para acessá-lo ou repetir o teste, clique com o botão direito do mouse em Computador (no menu Iniciar) e escolha Propriedades.

19) MICRO COM TV

Usuários das versões Home Premium e Ultimate do Vista contam com o Windows Media Center para ouvir músicas, ver vídeos e fotos. O programa é bem interessante para quem vai ligar o PC à TV, o que já é uma tendência, dado o aumento nas vendas de televisores de LCD e plasma. Só não se esqueça de instalar um pacote de codecs, como o K-Lite Codec Pack (www.info.abril.com.br/download/4165.shtml) para tornar o Windows Media Center compatível com vídeos em DivX e XviD.
20) REUNIÃO EM REDE
O XP já trazia o recurso de Assistência Remota, que foi mantido no Vista. Mas o novo sistema aumentou a funcionalidade de compartilhamento de desktop com o recurso Espaço de Reunião. Basta iniciar uma reunião e convidar pessoas da rede (que também devem ter o Vista). Elas poderão interagir com programas de seu desktop, além de compartilhar arquivos. O Vista Home Basic não pode criar reuniões, mas participa delas.

21) TAGS E CATEGORIAS
Depois do sucesso de alguns serviços online, como o GMail e o Del.icio.us, as tags (etiquetas) ficaram populares. No Vista, é possível adicionar tags e categorias aos arquivos multimídia, o que facilita a organização do HD e as buscas nele. Só faltou um recurso de colorir as pastas, como o do Mac OS X.

22) BACKUP DECENTE
Finalmente a Microsoft incluiu um utilitário razoável de backup no Windows. O software do Vista não chega a rivalizar com os bons programas do gênero, mas resolve bem a vida de quem só precisa garantir algumas pastas ou mesmo o HD inteiro. Quem busca algo mais elaborado terá de investir em um programa como o SecondCopy (www.info.abril.com.br/download/4387.shtml) ou o Genie Backup Manager (www.info.abril.com.br/download/3264.shtml).
23) ORDEM NAS FOTOS

A Galeria de Fotos é um aplicativo do Vista bom para organizar imagens. O destaque do programa está na categorização das fotos, que podem receber estrelas e ser automaticamente organizadas por data. É claro que, como qualquer outro arquivo multimídia, elas podem ser etiquetadas.

24) CARA E CRACHÁ
A agenda de endereços que vinha no Windows XP era muito rudimentar e foi substituída, no Vista, pelo programa Contatos. Agora, é possível adicionar fotos aos nomes dos amigos, criar grupos de contatos com facilidade e enviar e-mails para eles mais rapidamente.

25) MAIS ECONOMIA
Poupadores de energia, em geral, e usuários de notebooks, em particular, contam com a configuração simplificada do gerenciamento de consumo do sistema operacional. Além de alguns ajustes prontos, há facilidades para montar um novo perfil de gasto de energia a partir de um existente.

Instale ou reinstale o XP

Quando você precisa instalar (ou reinstalar) o Windows, tem de percorrer pacientemente uma via-sacra de operações. Além de instalar o sistema, tarefa que consome cerca de uma hora, você tem de baixar e instalar todas as atualizações. Se você usa o WinXP, pode reduzir consideravelmente o tempo gasto nessas tarefas com o utilitário gratuito nLite, criado pelo programador croata Dino Nuhagic. Definido como “personalizador de instalações”, o nLite faz o seguinte: integra, num CD-R, o conteúdo do CD original do Windows XP com as alterações do Service Pack 2. Assim, ao instalar o sistema operacional com esse CD-R, você faz apenas uma operação, e o Windows já começa atualizado. Veja, a seguir, como obter o nLite e preparar um CD do Windows XP SP2.

Primeiro, façamos a lista do que você vai precisar. São cinco itens. Os três primeiros são, logicamente, o CD original do Windows; o Service Pack 2 (www.info.abril.com.br/download/3907.shl); e o nLite (www.info.abril.com.br/download/3929.shl, 716 KB). A quarta exigência é o .Net Framework 1.1 (www.info.abril.com.br/download/2158.shl, 23,1 MB). Esse produto é necessário porque o nLite roda sobre a plataforma .Net. O último requisito é o espaço livre de, mais ou menos, 1,4 GB no disco rígido. Uma observação: o CD original do Windows e o SP2 utilizados devem ser no mesmo idioma. No INFOLAB, testamos o nLite 0.99.1 Beta, com o XP e o SP2 em português brasileiro.
1. A instalação
A tarefa inicial é instalar o .Net Framework. Esse pacote opera nos bastidores, portanto, não tem presença visível no Windows.

2. Cópia do cd
Copie para o disco rígido todo o conteúdo do CD original do Windows XP. Com o CD no drive, abra o Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone da unidade de CD. No menu, escolha Copiar. Em seguida, clique com o botão no disco rígido e acione Colar. Com o CD do Windows em português brasileiro, será criado um diretório chamado WXPVOL_BR com uma cópia do disco.

3. O nLite em ação
Instale o nLite e, em seguida, execute-o. O programa é organizado como um assistente, o que facilita bastante a seqüência de tarefas. A versão 0.99.1 dá suporte ao português de Portugal. Na primeira tela, escolha Portuguese na caixa Linguagem para trocar o idioma. Clique no botão Próximo. Na tela seguinte, Selecção de Tarefas, acione Próximo. Agora, acione o botão Escolher e diga ao nLite onde está a cópia do CD do Windows. Siga em frente. Em Integração de Service Pack, clique no botão Selecione e indique a localização do executável do SP2. Ao fazer isso, o programa começa a integração do XP original com o Service Pack. O nLite substitui, na cópia do CD, os arquivos de mesmo nome pelas versões corrigidas que vêm no SP2. Além disso, inclui os novos arquivos nos itens de instalação.
4. Imagem do cd
Terminada a integração, o nLite volta para a mesma tela, Integração de Service Pack. Agora, clique no botão Criar ISO para que o programa crie no disco rígido uma imagem do CD do Windows XP com o SP2 já embutido. O nLite gera um arquivo ISO de 578 MB, no caso do Windows XP Professional em português brasileiro. Para instalar esse XP atualizado, você precisa queimar um CD usando essa imagem. Detalhes: o nLite funciona com o XP Home ou Pro, conforme constatamos no INFOLAB. Ao fazer a instalação com o CD montado pelo nLite, você vai precisar digitar normalmente a chave de ativação que veio com o sistema original. O nLite funciona até mesmo com CDs do Windows que acompanham micros. Mas, nesse caso, o usuário precisa certificar-se. No INFOLAB, usamos um CD do Windows XP Home, da Semp Toshiba, e outro do XP Pro, da HP. Os testes foram positivos em ambos os casos. Mas é possível que o fabricante de micros faça algum tipo de personalização que o nLite não entenda.

5. Mais opções
Com o arquivo ISO, nossa tarefa está concluída. O nLite também pode ser usado para personalizar instalações. Ou seja: criar CDs de instalação do Windows em que não constem certos programas (jogos, protetores de tela, Internet Explorer, Outlook Express) ou predefinir algumas configurações do sistema. Essas opções, no entanto, são mais úteis para empresas que determinam padrões para muitas máquinas. INFO não testou essas funções. Além disso, o utilitário pode ser usado para integrar correções avulsas (hot fixes) ao CD. Você pode juntar à instalação do SP2 pacotes corretivos posteriores, como o Windows Media Player 10. Nesse caso, porém, a operação não é automática e exige conhecimento do usuário para criar scripts de instalação.