quinta-feira, setembro 03, 2009

Acesse fácil os comandos do Office

Para evitar cliques, acrescente os comandos mais usados na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Basta olhar para o Office 2007 para ver que muita coisa mudou na interface em relação às versões anteriores. E embora os programas do pacote sejam menos personalizáveis, é possível fazer alguns pequenos acertos para que eles se adaptem melhor ao seu jeito de trabalhar. As instruções a seguir tratam da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Futuramente, veremos como ajustar outros elementos.

Novas funções
A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido vem com apenas três elementos à mostra (Salvar, Desfazer e Refazer), mas pode incluir novas funções e evitar incontáveis cliques ao longo do dia. Para incluir rapidamente novos comandos a ela, clique na seta Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e, em seguida, no comando que pretende acrescentar. Você pode repetir a operação para cada comando que quiser acrescentar ou, uma opção mais prática, é clicar em Mais Comandos.
A caixa de diálogo que surgirá inclui uma lista bem maior de comandos que podem ser integrados à barra e permite que se faça o ajuste em lote. Basta selecionar as funções no painel à esquerda e clicar em Adicionar para transferir os itens para o painel direito. Se um botão que você julga muito útil não estiver no painel esquerdo, tente escolher outros grupos de comandos no menu Escolher Comandos Em. Quando tiver concluída a seleção, clique em OK.
Para evitar cliques, acrescente os comandos mais usados na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido


Nova posição
O PowerPoint, o Word e o Excel não oferecem muitas opções de deslocamento da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Por definição, ela fica alojada na barra de título. Quem preferir pode deslocá-la para baixo da Faixa de Opções. Para fazer esse ajuste, clique na seta Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e marque Mostrar Abaixo da Faixa de Opções (ou o contrário se ela estiver abaixo e você desejar que ela retorne à posição original). Nessa posição, a barra pode comportar mais comandos, mas, em compensação, tira espaço da área de trabalho.