segunda-feira, agosto 31, 2009

Viaje pelas moléculas com o Jmol



Tudo bem que química não é a matéria preferida de muita gente. Mas talvez isso fosse diferente se mais pessoas estudassem usando o Jmol.

O aplicativo, aliás, tem sido cada vez mais usado em escolas. O programa permite visualizar estruturas moleculares em 3D. É possível ver coisas muito simples, como a água, mas o mais legal são as complexas, como o DNA e uma infinidade de proteínas. É preciso, no entanto, baixar os arquivos compatíveis em sites especializados, como o RCSB Protein Data Bank.

Entre os recursos disponíveis no software estão: zoom, exibição de rótulos com os nomes dos elementos químicos, visualização das ligações atômicas e seleção de átomos. Dá também para girar as estruturas em todas as direções. No download estão incluídos também os arquivos necessários para quem quiser incorporar o visualizador a um site.

Depois de tudo isso, vai dizer que não é divertido conhecer as estruturas atômicas da matéria? O maior ponto fraco do Jmol está em não vir com uma biblioteca de moléculas cuidadosamente selecionadas. Mas há uma série de tutoriais e sites na web que ajudam quem quiser aproveitar todas as potencialidades do software.