segunda-feira, agosto 10, 2009

Experimentamos o modo XP do Windows 7


Modo XP no Windows 7: o aplicativo roda numa máquina virtual

Fizemos um test-drive no novo recurso de virtualização que é uma das novidades do Windows 7 RC.

O modo XP vai permitir rodar, no Windows 7, programas antigos que não são compatíveis com essa versão do sistema operacional. Vi esse recurso rodando no laptop de um executivo da Microsoft. Para demonstrá-lo, ele instalou o freeware Electronic Piano, do programador brasileiro Maurício Antunes Oliveira. O programa até roda no Windows Vista, mas não no de 64 bits. No modo XP, funcionou sem problemas. Depois da instalação, o atalho para acioná-lo apareceu no menu Iniciar como esperado. Com o programa em execução, não se vê o Windows XP. Só o aspecto da janela denuncia que se trata de um aplicativo antigo, com jeito de Windows 95.

O modo XP do Windows 7 é formado pelo Virtual PC, programa de virtualização da Microsoft, rodando o Windows XP. Deve ser útil para resolver problemas de compatibilidade que envolvem apenas software. A má notícia é que ele só poderá ser usado nas edições Ultimate e Professional (equivalente ao Windows Vista Business) do Windows 7. Há também requisitos de hardware, como ter pelo menos 2 GB de memória.

A Microsoft diz o modo XP é voltado, principalmente, para pequenas empresas. Para grandes corporações, ela oferece outra solução de virtualização, o Microsoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V), disponível na edição Enterprise do sistema quando ela é usada junto com o Windows Server. O usuário individual, que geralmente possui uma das edições Home do Windows, não terá nenhuma dessas opções para rodar programas incompatíveis.

A versão release candidate (quase final) do Windows 7 começa a ser distribuída oficialmente hoje. Nesta primeira fase, será entregue a desenvolvedores e profissionais de TI assinantes dos serviços MSDN e TechNet, da Microsoft. No próximo dia 5, deve ser liberada para o público geral. O modo PC é a principal novidade do Windows 7 RC. Ele não estava presente nas cópias beta do sistema e só recentemente foi anunciado pela Microsoft. Esse componente, porém, não fará parte da instalação básica do Windows 7 RC. Em vez disso, deverá ser oferecido como um download separado.