sexta-feira, julho 31, 2009

Gmail agora envia emails de outras contas através de servidores de terceiros

Se você recebe mais de um email pela sua conta do Gmail, é bem provável que já tenha utilizado a opção que o Google dá de enviar emails com o campo From: indicando a conta que você quiser. Na aba Accounts das configurações do serviço é possível não só pedir que ele baixe mensagens via POP3, como também especificar certas contas de envio.

Isso sempre funcionou muito bem, mas não era perfeito devido a um detalhe que poucos talvez já tenham notado: a depender do servidor ou cliente de emails de quem receber uma mensagem sua, o Google era obrigado a adicionar a informação sobre a sua conta original no Gmail porque o envio era feito pelos seus próprios servidores. Assim, ele evitava que certos servidores encaminhassem as suas mensagens para spam, já que usar servidores alheios é uma técnica bastante explorada por malfeitores.

Agora, o serviço pode funcionar _também_ desta forma:


Editando as informações de envio de suas contas, você pode agora especificar que o Gmail dispare mensagens pelo próprio servidor de email original do domínio respectivo. Ou seja, o email deixa de ter que passar pelos servidores de saída (SMTP) do próprio Google e, com isso, não mais necessita de qualquer associação com a sua conta @gmail.com.

A configuração é simples como em qualquer cliente de emails:


Caso o seu servidor de saída não suporte o protocolo SMTP autenticado ou você nem sequer possua um servidor de disparo de mensagens disponível no seu domínio (é o caso de quem tem contas apenas de redirecionamento, por exemplo), a opção anterior de enviar emails pelos servidores do Google continua disponível.