terça-feira, junho 09, 2009

Windows XP e Suse no mesmo PC

No passo-a-passo a seguir, partimos de um computador Pentium III de 433 MHz, 128 MB de RAM e 20 GB de disco, rodando o sistema operacional Windows XP. No nosso caso, o processo levou uma hora e meia, mas isso depende diretamente da capacidade da máquina e dos aplicativos e periféricos instalados. Acompanhe, a seguir, os procedimentos:

1 - Comece pelo backup dos dados
Antes de partir para a instalação de um novo sistema operacional no computador, sempre é recomendável fazer backup dos dados mais críticos, como documentos, e-mails, catálogos de endereço e contatos de mensagens instantâneas. No procedimento de instalação do Linux, características específicas do disco rígido são modificadas; por isso, procure não se descuidar.

2 - Há espaço suficienteno micro?
Feche todos os aplicativos do computador que estiverem em execução no momento e acione o PartitionMagic. Verifique se há espaço livre no disco rígido para sua instalação na coluna Unused MB (Megabytes Não Ocupados) no painel de informações abaixo da barra gráfica.

No caso do SuSE Linux 8.0, vamos precisar de 2 GB para os arquivos do sistema e de programas, além de 200 MB para a memória virtual (o chamado arquivo de swap). Se houver espaço suficiente no HD do seu micro, clique no ícone Install Another Operating System.

3 - Assistente de partições entra em cena
Agora você será guiado por um assistente. O primeiro passo é selecionar qual sistema operacional será instalado. Escolha a opção Linux. Em seguida, determine em qual parte do disco rígido a nova partição ficará alocada. Conforme sua definição, essa nova unidade terá uma letra diferente de ordem de acesso (C:, D: etc.). Prefira a opção After C:, para não interferir na instalação atual do Windows.

A próxima tela é a de Propriedades de Partição. Primeiro, configure o tamanho desejado da partição (Size) em megabytes. Em seguida, mantenha as opções recomendadas para Create As e File System Type, como partição primária (Primary) e ExT2, respectivamente.

No passo a seguir, Set Partition Active, escolha a opção Later para permitir que o próprio programa de instalação do Linux ative a partição desse sistema operacional. Agora a tela do Install Another Operating System Wizard mostrará uma representação gráfica das novas partições do disco rígido.
4 - Crie a partição de swap
Ainda no assistente, aceite a criação da partição de memória virtual para Linux e siga os mesmos passos do item 3. A única diferença será o espaço particionado (bem inferior ao do ExT2 recém-criado). A principal função do swap é permitir a execução e manipulação de programas maiores do que a capacidade da RAM principal.

5 - É hora de efetuar as alterações
Clique no menu General. Na caixa de diálogo Apply Changes, clique no botão Details para saber o que acontecerá com seu disco rígido. Por fim, selecione o botão Apply para finalizar o processo e feche o PartitionMagic. Com isso, encerramos a fase de configuração de partições.

Sempre que você quiser checar a quantas andam as partições do seu disco — com detalhes como tamanho e espaço usado —, basta abrir o PartitionMagic. Toda a vez que o programa é acionado ele lê as informações do disco e as mostra em sua tela de abertura.

6 - Computador pronto para o pingüim
Coloque o CD 1 do SuSE no drive do seu computador — ou, se você baixou o sistema pela web, clique no arquivo correspondente. Reinicie o micro. Automaticamente, os arquivos do instalador YaST2 (Yet Another Setup Tool 2) deverão ser carregados. Caso a instalação não comece, será preciso alterar a Bios do seu computador e modificar a seqüência de inicialização para checar primeiro o CD.
7 - Confira as opções de configuração
Na tela de boot do YaST2, selecione a opção Installation. Depois que a interface gráfica for exibida, selecione Português Brasileiro na lista. A janela seguinte é a de Configurações de Inicialização. Repare que as opções de partição criadas pelo PartitionMagic já foram identificadas pelo instalador.

Confira as informações de layout de teclado, mouse, software (prefira Default System With Office) e fuso horário (a hora atual é a registrada na Bios). Ao terminar, clique em Aceitar. Na caixa de diálogo que surgirá, escolha Sim, Instalar. Em seguida, é iniciado o processo de cópia e configuração de programas.

8 - Espaço aberto para o Lilo
O pacote do SuSE Linux 8.0 é formado por sete CDs. Antes da troca do primeiro pelo segundo, uma caixa de diálogo requer a confirmação da alteração do setor de boot com Lilo (Linux Loader ou Gerenciador Linux de boot). Clique em OK para prosseguir. Em seguida, o instalador solicita a substituição pelo CD 2 e, após a gravação de arquivos e ajustes, pelo 3.

9 - Acesso total é com a senha de root
A senha de root permite o acesso do administrador a todas as áreas do sistema Linux em instalação. Por isso, não escolha uma senha fraca, fácil de ser descoberta. O recomendado é usar uma mistura de letras maiúsculas, minúsculas e símbolos de, no mínimo, oito caracteres. Digite a senha escolhida duas vezes nos campos da tela em exibição.
10 - Cadastre os novos usuários
A partição onde está instalado o SuSE não será usada apenas por você? Na tela Adicionar um Novo Usuário, é possível cadastrar pessoas que compartilharão o computador. Nesse caso, preencha os dados de primeiro e último nomes de cada um deles, login e senha (que tenha de cinco a oito caracteres).

Há ainda dois botões nessa etapa: Detalhes e Additional Users/ Groups. O primeiro serve para editar outros recursos mais específicos de um usuário, como seu diretório inicial (home), o tipo de shell (interpretador de comandos) de login e seu grupo-padrão. Já o segundo botão serve para informar novos perfis de grupos de usuários. Ao terminar de registrar suas preferências, clique em Próximo.

11 - Prepare o SuSE para o vídeo
Na etapa seguinte, é preciso informar ao assistente o modelo de monitor que você está usando. Caso não saiba ou não encontre o produto nas listas Fabricante e Modelo, selecione a opção Vesa. Não deixe de escolher ainda a resolução e a freqüência de refresh do vídeo.

Se possuir um driver para SuSE Linux, clique no botão Disco de Driver. Se não tiver, escolha Próximo. Na tela Configurações da Estação, é possível decidir entre o modo de visualização do Linux que você vai trabalhar: Somente Modo Texto ou Ambiente de Estação Gráfica. Se quiser configurar, por exemplo, uma aceleradora gráfica, use o botão Modificar dessa janela.
12 - Configure os outros dispositivos
Após a parte de vídeo, segue uma lista de periféricos e itens importantes para terminar o processo de instalação do SuSE. Em Configurações de Inicialização, é possível adicionar interface de rede, impressoras, modems, placas RDSI (ISDN), adaptatoras de som ou placa de TV. Aí, é só configurar todos os periféricos do seu micro. Aqui termina a etapa de instalação propriamente dita.

13 - Que tal inaugurar o SuSE?
O sistema carregará a tela de login do SuSE, com os campos para digitar o login e a senha. Além disso, serão exibidas as opções de interface que o usuário prefere para entrar no Linux, como KDE 3.0, Windowmaker etc. Por último, é só clicar no botão Go!

14 - Escolha entre Linux ou Windows
Sempre que você reinicializar o PC, um menu de opções do SuSE Linux aparecerá na tela com: Linux, Linux — Safe Settings, Windows e Memory Test. Para explorar o seu novo sistema operacional, é só clicar em Linux. Cansou de explorar o pingüim? Reinicialize a máquina e vá para o Windows. A escolha é toda sua.