terça-feira, junho 09, 2009

Seu Firefox ainda mais rápido

Conheça as melhores extensões do Firefox para aumentar a velocidade e os recursos do browser

Quem é fera na navegação pela internet normalmente escolhe um browser diferente, como o Opera ou, mais comumente, o Firefox. E se o Firefox basicão já é bom, com várias extensões ele fica bem melhor. O navegador de código aberto pode visualizar páginas feitas para o IE com um clique, acrescentar efeitos tridimensionais nas abas e virar controle remoto para o som. E não pára por aí. Algumas extensões se encarregam de acelerar a navegação, outras fazem download de vídeos, enquanto outras armazenam bookmarks. Confira, a seguir, nove extensões (todas gratuitas) para deixar seu Firefox mais rápido e poderoso.

IE NO FIREFOX
Existem alguns sites, infelizmente, que só rodam no Internet Explorer. Para acessá-los sem sair do Firefox, há a extensão IE Tab. Seu funcionamento é simples: basta clicar no ícone do Firefox na barra de status para que a aba passe a utilizar o IE, por baixo dos panos, para visualizar a página. Clicando de novo, volta-se ao Firefox. A extensão também é útil para webmasters, em testes de compatibilidade com browsers.



FAVORITOS EM TODO LUGAR
Para manter uma só lista de sites favoritos, a melhor opção é o Foxmarks, que ganha fácil do recurso embutido na Google Toolbar. Além de fazer sincronia dos sites favoritos entre vários computadores, o Foxmarks permite o acesso aos bookmarks mesmo sem instalar nenhum programa ou extensão, usando o site oficial do serviço. Quem quiser ainda pode enviar os favoritos para um servidor FTP ou HTTP próprio.



BARREIRA CONTRA PORNÔ
Alguns sites exageram na quantidade de propaganda ou mostram anúncios com conteúdo adulto que não é nada indicado quando há crianças por perto. A extensão Adblock, como o nome indica, serve para bloquear alguns desses excessos. Basta visitar uma página web para que a extensão mostre, em abas ao lado dos anúncios, o conteúdo que pode ser bloqueado. Daí, é só clicar na aba e barrar o que se quiser. A navegação, assim, fica mais tranqüila.



MEXA NOS SITES
Cansado de ver sites com a mesma cara? O Greasemonkey é uma verdadeira ferramenta de programação para personalizar a visualização de sites. Sozinha, ela não faz nada. Mas, adicionando alguns scripts, dá para mexer em várias páginas. É possível, por exemplo, integrar o GMail à Google Agenda, automatizar respostas a recados no Orkut, entre centenas de outras opções de scripts.



YOUTUBE NO HD
Alguns vídeos do YouTube são tão impagáveis que não dá para resistir à vontade de baixá-los. A extensão VideoDownloader serve para isso. Basta acessar a página do vídeo e clicar no ícone com desenho de disquete que fica na barra de status. Será aberta uma página com instruções para fazer o download e também para tocar o vídeo baixado. A extensão também baixa vídeos dos serviços Google Video, Revver, MySpace, entre outros sites.



SEM CENSURA
Depois do episódio lamentável do bloqueio do YouTube, muitos internautas passaram a conhecer serviços como os proxies anônimos para acessar sites barrados. O software Tor, criado pela Electronic Frontier Foundation, gerou uma rede que tenta evitar a censura na web. Depois de instalado, o Torbutton fica como um ícone na barra de status do Firefox. Clicando nele, a extensão é acionada e passa a usar a rede Tor.



NAVEGAÇÃO MAIS VELOZ
Um jeito simples de navegar mais rápido é com o FasterFox. Ele tenta dar um gás no acesso aos sites usando alguns truques, como aumentar o número de conexões simultâneas e armazenar informações de DNS. Com isso, dá para reduzir em alguns segundos a carga de páginas. Um recurso mais controverso é o de carga antecipada de links, o que é útil apenas se você costuma explorar as páginas de um mesmo site em seqüência.



EXPOSIÇÃO DE SITES
Um dos recursos mais copiados do Mac OS X é o Exposé. Trata-se de um atalho do teclado que mostra todas as janelas abertas em miniatura na tela. Para obter esse recurso no Firefox, basta instalar a extensão Showcase e teclar F12. Ela é uma boa para quem costuma abrir montes de abas e depois esquece qual delas tem o site desejado. Há opções para personalizar o visual das miniaturas e as teclas de atalho para a extensão.



BUSCAS E MUITO MAIS
Um dos adendos obrigatórios para a navegação é a Google Toolbar, que dá acesso rápido a serviços como GMail e Orkut, assim como, claro, à busca do Google. Além dessas funções, um dos pontos fortes da Google Toolbar é a correção ortográfica (em português, inclusive) nos textos digitados em páginas web. Também há recursos para tradução automática de palavras em inglês para português e sincronia de sites favoritos entre computadores.