terça-feira, junho 09, 2009

Oito truques legais para o browser Firefox

Além das vantagens de recursos e extensões, o Firefox também é completamente aberto em suas configurações, o que permite ajustes finos no navegador para ganhar velocidade de navegação em conexões rápidas ou controlar o uso de memória do browser. Além dos menus e das janelas normais, o Firefox ainda conta com uma página grande de configurações, acessada no endereço about:config, com centenas de opções que mudam desde a interface do navegador (com alterações em botões e abas) até a utilização da conexão à internet. A seguir, conheça oito dicas para deixar o Firefox mais leve e rápido, além de personalizações para facilitar a navegação.

1) Mais velocidade

Uma das melhores dicas para o Firefox é usar o recurso de pipelining para aumentar o número de itens carregados ao mesmo tempo. Essa dica só funciona para quem tem banda larga. Comece teclando about:config na barra de endereços do Firefox. Localize a entrada network.http.pipelining. Clique duas vezes para modificar o valor para true. Faça o mesmo em network.http.proxy.pipelining. Aumente o valor de network.http.pipelining.maxrequests para 20 (20 conexões simultâneas). Por fim, clique duas vezes em nglayout.initialpaint.delay e modifique o valor para 0. Observação: apesar de a entrada nglayout.initialpaint.delay ser criada por algumas extensões (em particular, a FasterFox), ela não aparece no Firefox de fábrica. Para criá-la, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer entrada do about:config, escolhendo Nova Opção > Inteira. Como nome, digite nglayout.initialpaint.delay, e como valor, tecle 0 (zero).



2) Minimize para o HD

Para quem mantém o browser minimizado enquanto trabalha em outros programas, há um truque para reduzir o uso da RAM nessa situação. Acesse o endereço about:config e verifique se há a opção config.trim_on_minimize. Se ela existir, deverá ficar com valor true (clique duas vezes para modificar). Se não há essa entrada, clique com o botão direito em qualquer item e escolha Nova Opção > Boolean. Tecle como nome config.trim_on_minimize e use o valor true.



3) Menos peso na RAM

Apesar de todas as vantagens, o Firefox costuma ocupar bastante RAM, ultrapassando 100 MB quando são usadas muitas extensões ou abas simultâneas. Para diminuir a memória ocupada, há um ajuste interessante. Acesse o endereço about:config e localize o item browser.cache.memory.capacity. Mude o valor (clicando duas vezes no item) para 14336, se a máquina tiver 256 MB de RAM, 22528, para 512 MB ou 32768, para 1 GB. Vale a pena tentar o valor menor mesmo com mais RAM.

4) Abas personalizadas

Quem costuma clicar por engano nos botões de fechar nas abas pode personalizar o Firefox para mudá-los. Para isso, abra o about:config e localize a entrada browser.tabs.closeButtons. Clique duas vezes para alterar o valor. Há quatro opções: o número 0 mostra o botão de fechar apenas na aba ativa. O valor 1 é o padrão, com botões em todas as abas. Teclando 2, somem todos os botões. Já o valor 3 cria um só botão no fim da barra de abas.



5) Mudança de programa

Cansado de ter um programa externo, como o Adobe Acrobat Reader, abrindo ao clicar em um link de um arquivo? É possível mudar esse comportamento. Acesse o menu Ferramentas > Opções. Clique em Conteúdo e depois em Organizar. Escolha a extensão do arquivo que terá o comportamento modificado e pressione o botão Propriedades da Ação. Selecione, então, a ação desejada (por exemplo, salvar o arquivo no computador).



6) Botão direito liberado

Alguns sites bloqueiam o botão direito do mouse, para evitar cópia de imagens ou outras operações. Os ajustes do Firefox permitem burlar esse bloqueio. Para isso, acesse o menu Ferramentas > Opções. Clique em Conteúdo e, depois, no botão Avançado à direita de Permitir Javascript. Agora desmarque o item Desativar ou Substituir Menus de Contexto. Para alguns serviços online, esse ajuste pode implicar redução de funcionalidade, então tome um pouco de cuidado.



7) Busca automática

Um recurso bacana do Firefox são as chamadas Smart Keywords (palavras-chave da pesquisa, na versão traduzida do browser). Com essa técnica, é possível criar um atalho para a busca de um site. Para isso, clique com o botão direito no campo de pesquisa e escolha Criar Palavra-Chave da Pesquisa. Na janela que surge, tecle um nome descritivo para a busca e uma palavra-chave curta que servirá de atalho. Para buscar, tecle, no campo de endereços do Firefox, a palavra-chave seguida do texto a ser pesquisado.



8) ajustes mais fáceis

As opções da página about:config são numerosas e complicadas. Para tornar os ajustes mais fáceis, há a extensão Configuration Mania. Ela traz uma interface mais amigável, com abas e atalhos para os ajustes mais úteis, com descrições mais claras (apesar de estarem em inglês) do que os nomes resumidos do about:config e até avisos nas configurações mais perigosas.