segunda-feira, junho 15, 2009

O que é TCP/IP?

De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados, uma espécie de comunicador que fornece o endereço e o nome e permite a localização do outro computador devido ao recebimento das mesmas informações, sendo usado para estabelecer esta relação tanto na internet quanto em uma intranet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP Internet Protocol (Protocolo de Internet), esses dois foram os primeiros a ser definidos.

Entrando em termos um pouco mais técnicos, este conjunto de protocolos também pode ser visto como um modelo de camadas, no qual cada uma delas é responsável pela execução de uma quantidade ( grupo) de tarefas, e entregando um conjunto de atividades definidas para o protocolo da camada logo acima.

Quanto mais alta a camada, mais próxima ao usuário ela se encontra e são aquelas que trabalham com dados mais abstratos (esta é a chamada “camada de aplicação”) e para as camadas em níveis mais baixos restam funções com um nível de abstração menor. O TCP faz parte da camada de mais alto nível do IP.

Para entrar em detalhes ainda um pouco mais específicos, IP é um protocolo responsável pela entrega de pacotes para todos os outros protocolos TCP/IP e oferece um sistema de entrega de dados sem conexão. O TCP garante a entrega e garante o seqüenciamento dos pacotes. No caso da rede perder ou corromper um pacote TCP/IP durante a transmissão, é tarefa do TCP repassar estes dados.

Protocolos de comunicação