segunda-feira, junho 15, 2009

O que é Ping?

PING,da sigla em inglês Packet Internet Network Grouper, é o tempo que uma informação demora para chegar a um destino e voltar ao seu computador ou o tempo decorrido apenas para chegar a um servidor, dependendo da funcionalidade a qual ele deve ser aplicado. Em um primeiro momento, o autor da ferramenta, Mike Muuss, o nomeou assim pela semelhança do som emitido ao de um sonar.

Em termos mais técnicos, o PING é um comando usado pelo protocolo ICMP que serve para testar a conectividade entre equipamentos e foi criado para o uso em redes com a pilha de protocolo TCP/IP (como por exemplo a internet).

Por meio do Ping, pode ser executado um teste de conexão para se descobrir se um determinado equipamento de rede está funcionando. Ele faz isto enviando pacotes através do protocolo ICMP para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas. Quando o “destinatário” recebe este pacote, ele envia uma resposta e quando esta retorna, o tempo decorrido entre o envio e o recebimento é contado.

Este resultado é chamado “Tempo de Ping” e medido em milisegundos (ms). Quanto mais alto ele for mais a estabilidade de sua conexão está comprometida com relação ao "destinatário" para o qual ela está sendo testada.

Teste de Ping