segunda-feira, junho 15, 2009

O que é Driver?

O Driver funciona como uma espécie de telefone que transmite as mensagens dos programas para a parte física do computador, para que quando você instale algo (como um jogo, por exemplo), ele possa funcionar corretamente. Sendo assim, um dispositivo de driver ou um software de driver é um programa de computador que permite a comunicação de alto nível entre os programas do computador para que possam efetuar a interação com os dispositivos de hardware. Essa comunicação é feita por meio de um subsistema de comunicação no qual o hardware está conectado ou por meio de uma porta USB. Os drivers estão sempre ligados a um hardware e são específicos para cada Sistema Operacional.

Como ele opera?

Um driver é como um tradutor.O dispositivo de driver simplifica a programação agindo como um tradutor que traduz os comandos do Sistema para o hardware, fazendo com que eles “falem a mesma linguagem” e consigam agir em conjunto. Em termos técnicos, ele traduz mensagens de programação de alto nível para comandos de baixo-nível, que é utilizado pela maioria dos dispositivos de hardware.

Todos os tipos de dispositivo (como modems, impressoras, DVD players, etc) necessitam de um driver para seu funcionamento. Escrever um driver requer um conhecimento avançado de como o hardware funciona e como o software deverá se comportar com relação a ele. Os drivers operam com nível de privilégio kernel em um sistema, o que pode trazer grandes prejuízos para um computador se ele não funcionar corretamente.

Porém, devido a exercerem uma função vital dentro do Sistema Operacional, mesmo drivers que funcionem em nível de usuário podem causar sérios danos se forem mal escritos. Portanto deve-se tomar muito cuidado ao adquirir um programa de driver.

Curiosidade

Um outro tipo de dispositivo de driver existente são os “Dispositivos de Driver Virtuais”. Eles são usados para emular a função de um hardware no campo da virtualização. Por exemplo, você pode ter dois diferentes Sistemas Operacionais funcionando no mesmo computador por meio de uma máquina virtual que terá o papel de simular o hardware necessário para o funcionamento dos programas