terça-feira, junho 09, 2009

Instale ou reinstale o XP

Quando você precisa instalar (ou reinstalar) o Windows, tem de percorrer pacientemente uma via-sacra de operações. Além de instalar o sistema, tarefa que consome cerca de uma hora, você tem de baixar e instalar todas as atualizações. Se você usa o WinXP, pode reduzir consideravelmente o tempo gasto nessas tarefas com o utilitário gratuito nLite, criado pelo programador croata Dino Nuhagic. Definido como “personalizador de instalações”, o nLite faz o seguinte: integra, num CD-R, o conteúdo do CD original do Windows XP com as alterações do Service Pack 2. Assim, ao instalar o sistema operacional com esse CD-R, você faz apenas uma operação, e o Windows já começa atualizado. Veja, a seguir, como obter o nLite e preparar um CD do Windows XP SP2.

Primeiro, façamos a lista do que você vai precisar. São cinco itens. Os três primeiros são, logicamente, o CD original do Windows; o Service Pack 2 (www.info.abril.com.br/download/3907.shl); e o nLite (www.info.abril.com.br/download/3929.shl, 716 KB). A quarta exigência é o .Net Framework 1.1 (www.info.abril.com.br/download/2158.shl, 23,1 MB). Esse produto é necessário porque o nLite roda sobre a plataforma .Net. O último requisito é o espaço livre de, mais ou menos, 1,4 GB no disco rígido. Uma observação: o CD original do Windows e o SP2 utilizados devem ser no mesmo idioma. No INFOLAB, testamos o nLite 0.99.1 Beta, com o XP e o SP2 em português brasileiro.
1. A instalação
A tarefa inicial é instalar o .Net Framework. Esse pacote opera nos bastidores, portanto, não tem presença visível no Windows.

2. Cópia do cd
Copie para o disco rígido todo o conteúdo do CD original do Windows XP. Com o CD no drive, abra o Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone da unidade de CD. No menu, escolha Copiar. Em seguida, clique com o botão no disco rígido e acione Colar. Com o CD do Windows em português brasileiro, será criado um diretório chamado WXPVOL_BR com uma cópia do disco.

3. O nLite em ação
Instale o nLite e, em seguida, execute-o. O programa é organizado como um assistente, o que facilita bastante a seqüência de tarefas. A versão 0.99.1 dá suporte ao português de Portugal. Na primeira tela, escolha Portuguese na caixa Linguagem para trocar o idioma. Clique no botão Próximo. Na tela seguinte, Selecção de Tarefas, acione Próximo. Agora, acione o botão Escolher e diga ao nLite onde está a cópia do CD do Windows. Siga em frente. Em Integração de Service Pack, clique no botão Selecione e indique a localização do executável do SP2. Ao fazer isso, o programa começa a integração do XP original com o Service Pack. O nLite substitui, na cópia do CD, os arquivos de mesmo nome pelas versões corrigidas que vêm no SP2. Além disso, inclui os novos arquivos nos itens de instalação.
4. Imagem do cd
Terminada a integração, o nLite volta para a mesma tela, Integração de Service Pack. Agora, clique no botão Criar ISO para que o programa crie no disco rígido uma imagem do CD do Windows XP com o SP2 já embutido. O nLite gera um arquivo ISO de 578 MB, no caso do Windows XP Professional em português brasileiro. Para instalar esse XP atualizado, você precisa queimar um CD usando essa imagem. Detalhes: o nLite funciona com o XP Home ou Pro, conforme constatamos no INFOLAB. Ao fazer a instalação com o CD montado pelo nLite, você vai precisar digitar normalmente a chave de ativação que veio com o sistema original. O nLite funciona até mesmo com CDs do Windows que acompanham micros. Mas, nesse caso, o usuário precisa certificar-se. No INFOLAB, usamos um CD do Windows XP Home, da Semp Toshiba, e outro do XP Pro, da HP. Os testes foram positivos em ambos os casos. Mas é possível que o fabricante de micros faça algum tipo de personalização que o nLite não entenda.

5. Mais opções
Com o arquivo ISO, nossa tarefa está concluída. O nLite também pode ser usado para personalizar instalações. Ou seja: criar CDs de instalação do Windows em que não constem certos programas (jogos, protetores de tela, Internet Explorer, Outlook Express) ou predefinir algumas configurações do sistema. Essas opções, no entanto, são mais úteis para empresas que determinam padrões para muitas máquinas. INFO não testou essas funções. Além disso, o utilitário pode ser usado para integrar correções avulsas (hot fixes) ao CD. Você pode juntar à instalação do SP2 pacotes corretivos posteriores, como o Windows Media Player 10. Nesse caso, porém, a operação não é automática e exige conhecimento do usuário para criar scripts de instalação.