segunda-feira, junho 15, 2009

Instalando o Apache

A primeira escolha é entre instalar o Apache 2, ou o Apache 1.3, que ainda é usado por muita gente. O Apache 2 traz muitas vantagens, sobretudo do ponto de vista do desempenho, mas, por outro lado, ele é incompatível com os módulos compilados para o Apache 1.3 e muitas opções de configuração são diferentes.

A questão dos módulos não chega a ser um grande problema hoje em dia, pois todos os principais módulos já foram portados, mas muita gente que aprendeu a configurar o Apache 1.3 se sente mais confortável com ele e, por isso, continua usando-o até hoje, apesar das vantagens da nova versão. Muitas distribuições continuam oferecendo as duas versões, de forma a satisfazer os dois públicos. No Debian, por exemplo, o Apache 1.3 é instalado através do pacote "apache", enquanto o Apache 2 (a versão recomendada) é instalado através do "apache2".

Ao instalar o Apache 2, o suporte a SSL é instalado automaticamente junto com o pacote principal (mas ainda é preciso ativá-lo na configuração, como veremos a seguir). Instale também o pacote apache2-utils, que contém diversos utilitários de gerenciamento que usaremos a seguir:

# apt-get install apache2
# apt-get install apache2-utils

Você vai precisar também do pacote "ssl-cert", necessário para ativar o suporte a SSL e gerar os certificados. Ele não é instalado por padrão ao fazer uma instalação enxuta do Debian ou Ubuntu:

# apt-get install ssl-cert

No Fedora, instale o pacote "httpd", que contém o Apache 2 e utilitários:

# yum install httpd

Seguindo os nomes dos pacotes, no Debian o serviço se chama "apache2", enquanto no Fedora se chama "httpd". Para reiniciar o servidor, você usaria respectivamente "/etc/init.d/apache2 restart" e "service httpd restart".

Acessando o endereço "http://127.0.0.1", você verá uma página de boas-vindas, que indica que o servidor está funcionando. Se não houver nenhum firewall no caminho, ele já estará acessível a partir de outros micros da rede local ou da internet.

Por enquanto temos apenas uma versão básica do Apache, que simplesmente exibe arquivos html. Por padrão, o diretório raiz do servidor Web é "/var/www" (no Debian) ou "/var/www/html" (no Fedora). A página "http://seu.servidor/index.html" é, na verdade, o arquivo "/var/www/index.html".