terça-feira, junho 09, 2009

Imprima listas de arquivos em pastas do XP

Imprima listas de arquivos em pastas do XP

Com um arquivo batch e uma nova opção no menu de contexto você imprime a lista de arquivos de qualquer pasta

Você já precisou imprimir a lista de arquivos contidos numa pasta? Vejamos como acrescentar um comando ao menu de contexto do Windows (aquele que aparece quando você clica com o botão direito do mouse) para isso. O primeiro passo é criar um programinha batch que vai gerar um arquivo com o conteúdo da pasta. Abra o Bloco de Notas e digite estes comandos nele:
@echo off
dir %1 /o:g > c:\diretorio.txt
start /w notepad /p c:\diretorio.txt
del c:\directorio.txt
exit

Salve o arquivo no diretório-raiz do disco rígido (C:\) com o nome diretorio.bat. Vamos entender esses comandos. A primeira linha, @echo off, evita que os comandos executados sejam mostrados na tela. A segunda, dir %1 /o:g > c:\diretorio.txt, cria um arquivo de texto temporário chamado diretorio.txt e armazena a lista de arquivos nele. A terceira, start /w notepad /p c:\diretorio.txt imprime o arquivo temporário por meio do Bloco de Notas. A linha seguinte, del c:\diretorio.txt apaga o arquivo temporário; e, a última, exit, fecha o Prompt de Comando.
Agora, vamos adicionar o comando Imprimir Diretório ao menu de contexto. Para isso, no Explorer, clique em Ferramentas > Opções de Pasta e ative a aba Tipos de Arquivo. Na lista de tipos de arquivo, selecione o item Pasta de Arquivos. Acione, então, o botão Avançado. Na caixa Editar Tipo de Arquivo, clique em Novo. Na caixa Nova Ação, digite Imprimir Diretório no campo Ação. No campo Aplicativo Usado para Executar a Ação, digite C:\diretorio.bat. Clique em OK duas vezes e, em seguida, em Fechar. No Explorer, clique com o botão direito numa pasta e teste o comando Imprimir Diretório.
Às vezes, quando você faz o acréscimo do comando ao menu de contexto, a ação realizada quando você dá um duplo clique numa pasta muda. Se isso acontecer, siga este procedimento para restabelecer o comportamento-padrão. Clique em Iniciar > Executar, digite regedit e clique em OK. No Editor do Registro, navegue até o item HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell.No painel da direita, dê um duplo clique no item Padrão. Digite none, clique em OK e feche o Editor do Registro.