terça-feira, junho 09, 2009

Dicas para pôr seu XP em ordem

Por mais que o Windows XP seja incomparavelmente melhor do que seus antecessores, não há como escapar: depois de certo tempo, o desempenho começa a cair, alguns aplicativos travam sem motivo e recursos que funcionavam bem simplesmente param de funcionar. É nesse momento que você precisa usar seu conhecimento para colocar a casa em ordem. Mas há um problema: nem sempre o Windows oferece recursos óbvios para que você possa acertar as configurações. A saída, então, é formatar o HD e reinstalar tudo. Para evitar essa solução extrema, preparamos aqui uma seleção de dicas úteis que podem salvar sua máquina. São soluções que vão desde simples recursos de desempenho até opções de criptografia. Além disso, você também será apresentado ao editor de políticas do Windows XP, um recurso que pouca gente conhece. Aproveite.

1. Navegação encalhada
Até ontem, a internet funcionava bem. Aí você liga o computador e já não consegue entrar em mais nenhum site. Em muitos casos o problema está no DNS, o serviço que troca nomes que você entende, como http://info.abril.com.br, por números que o computador entende, como 200.196.241.202. A primeira coisa a fazer é verificar se o problema realmente é esse. Abra um prompt de comando (digite cmd na caixa Executar) e veja se você consegue encontrar seu servidor de DNS pelo IP. Para saber o endereço correto, digite:

ipconfig /all

Em seguida, veja qual é o número do DNS e tente fazer um ping para ele. Se você estiver usando o Speedy, da Telefônica, por exemplo, o comando será:

ping 200.204.0.10

Se a máquina responder, o próximo passo será testar se os nomes estão sendo resolvidos — ou seja, traduzidos para números. Isso pode ser feito por meio de um ping para um grande site, como o UOL ou o Terra:

ping www.uol.com.br

Não recebeu resposta? Sorte sua: você acaba de achar o problema. A próxima coisa a fazer é tentar trocar o endereço do seu servidor de DNS. Ligue para seu provedor e peça um número novo. Geralmente eles têm pelo menos três opções, sendo que nem todas são divulgadas. Após fazer as alterações, experimente o ping novamente e veja se o problema foi solucionado.
Caso o erro persista, teremos de partir para uma solução mais drástica. Cada vez que você entra num site, o Windows vai montando uma tabela que relaciona nomes com IPs. Esses dados vão sendo descartados automaticamente com o tempo (algo que chamamos de TTL — Time to Live). Mesmo assim, pode acontecer que a tabela de DNS fique grande demais para ser manipulada. Nesse caso, use os dois comandos a seguir, o primeiro para visualizar a tabela e, na seqüência, para limpá-la:

ipconfig /displaydns
ipconfig /flushdns


Se mesmo assim o problema não foi solucionado, há ainda uma última tentativa: experimente remover sua conexão de rede e criar uma nova com um IP interno diferente. Se, por exemplo, seu IP interno é 192.168.0.1, troque-o para o mesmo número com a terminação 2. Apesar de radical, essa pode ser uma boa opção se tudo mais falhou.

2. Compartilhe a rede sem fio
As redes sem fio estão cada vez mais populares. Você compra um roteador com ponto de acesso, liga-o à internet e, na mesma hora, todos os computadores do ambiente com placas wireless já começam a navegar. Porém, dependendo da conexão que você utiliza, as coisas podem não ser tão simples. Algumas empresas de banda larga tentam limitar as conexões domésticas a um único computador. Isso costuma ser um problema quando você tenta fazer o compartilhamento por meio de uma rede sem fio.

Mas não se preocupe: sempre há um jeitinho de resolver tudo. Em 90% dos casos, esse bloqueio é feito com base no endereço MAC da placa de rede, um código físico que vem embutido no dispositivo. Portanto, tudo que você tem a fazer é descobrir esse endereço e depois “cloná-lo” no roteador sem fio. Veja como fazer isso.

1. Abra um prompt de comando na máquina cuja conexão está funcionando perfeitamente (antes de conectar o roteador) e digite o seguinte comando para descobrir o endereço MAC:

ipconfig /all

Anote o endereço MAC na linha Endereço Físico. Ele é composto de seis blocos de dois algarismos cada um, em numeração hexadecimal.
2. Conecte-se ao seu roteador usando um cabo de rede comum (ou crossover, dependendo do hardware) e localize a opção Clone MAC Address. Para saber como fazer isso, consulte o manual do equipamento, uma vez que as configurações mudam de fabricante para fabricante. Nos equipamentos da Linksys, por exemplo, basta abrir um navegador web e digitar o endereço http://192.168.1.1.

3. Agora, escreva o endereço MAC que você copiou, salve as configurações e veja se tudo está funcionando bem. Pronto, aí está a conexão para todos os computadores da casa ou do escritório.

3. Criptografe seus arquivos
Experimente clicar com o botão direito do mouse numa pasta qualquer do disco rígido, selecionar Propriedades, Avançado e marcar a opção Criptografar o Conteúdo para Proteger os Dados. Ao fazer isso, a pasta ou o arquivo automaticamente aparecerão na cor verde, indicando que o conteúdo está criptografado. Na prática, significa que nenhum outro usuário que se conectar a essa máquina, nem mesmo o Administrador, que pode tudo, será capaz de acessar o conteúdo que você protegeu.

O problema é que algumas instalações do Windows XP, principalmente as corporativas, trazem esse recurso desativado. Se você quer voltar a contar com essa facilidade, tudo que precisa fazer é entrar no Registro do sistema (digitando o comando regedit) e depois editar a seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows NT CurrentVersionEFS
Agora é só dar um clique duplo sobre o valor EFSConfiguration. Se o conteúdo desse valor estiver em 1, significa que a criptografia está desativada. Se você alterá-lo para 0, o recurso volta a funcionar. Caso você esteja numa rede corporativa que recebe políticas específicas (geralmente quando seu computador faz parte de um domínio), também será preciso fazer a modificação numa segunda chave. O caminho é:

HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARE PoliciesMicrosoftWindows NTCurrentVersionEFS

Lembre-se de que esse mesmo recurso também serve no caminho inverso. Se você é um administrador de rede e não quer que seus usuários criptografem arquivos, também pode mudar o EFSConfiguration para desativar o recurso. Agora, um pequeno lembrete: tudo isso só funciona se seu disco rígido estiver formatado no padrão NTFS. O padrão FAT32 não dá suporte à criptografia de arquivos.

4. Máquina lenta? Comece a faxina
O Windows XP, assim como qualquer outro sistema operacional, também tem o mau hábito de ficar lento depois de certo tempo de uso. A lista de procedimentos a seguir o ajudará a acelerar seu computador.
1. Pressione Ctrl+Alt+Del e acesse o Gerenciador de Tarefas. Clique na guia Processos e veja se algum programa está consumindo recursos demais. Se houver, remova esse software e refaça a instalação. Se você não souber exatamente do que se trata o processo, entre no site http://www.liutilities.com/products/wintaskspro/processlibrary. Esse endereço contém uma lista bastante atualizada dos principais processos que rodam no Windows, mostrando inclusive o risco de cada um deles.

2. Por padrão, o Windows configura os recursos de desempenho de acordo com a capacidade da máquina. Porém, ele faz isso no momento da instalação, ou seja, antes de você incluir os programas. Resumindo: é uma boa idéia fazer uma revisão nisso tudo. Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e escolha Propriedades. Depois, clique em Avançado e, em Desempenho, clique em Configurações. Agora você pode escolher a opção Ajustar para Obter um Melhor Desempenho ou então definir a melhor configuração manualmente. Para essa definição, você precisa marcar ou desmarcar cada um dos itens listados na janela.

3. Faça tudo aquilo que você já sabe — ou seja, limpar arquivos temporários, eliminar o conteúdo off-line e remover ícones sem uso da área de trabalho. Por incrível que pareça, acumular ícones na área de trabalho representa uma das coisas que mais contribuem para deixar seu Windows lento.
4. Para finalizar, feche o pacote corrigindo os erros do disco e depois desfragmentando os arquivos. Entre em Meu Computador, clique com o botão direito na unidade C e escolha Propriedades. Na orelha Ferramentas, clique em Verificar Agora para corrigir erros no disco. Na mesma tela você abre o Desfragmentador de Disco, acionando o botão Desfragmentar Agora. Você também encontra o Desfragmentador em: Menu Iniciar/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Desfragmentador de Disco.

5. Controle total sobre o WIN XP
Até o Windows NT, o usuário podia controlar o sistema operacional usando o Registro e alguns arquivos-texto que guardavam configurações. Agora as coisas são bem diferentes. O XP conta com as chamadas políticas de acesso, algo que pode ajudá-lo a resolver muitos problemas e personalizar configurações.

Para ativar a ferramenta que manipula essas políticas, clique em Iniciar, escolha Executar e digite mmc. Esse comando abre o Console de Gerenciamento Microsoft, uma ferramenta de administração centralizada. Na nova janela que aparecer, clique em Arquivo e escolha Adicionar/ Remover Snap-in. Pressione o botão Adicionar e, na lista que surge, selecione Diretiva de Grupo. Clique em Concluir e feche as janelas que estavam por baixo. Depois salve essas configurações como politicas. msc e coloque o arquivo na pasta que achar mais adequada. Pronto, agora já podemos começar a brincadeira.

Repare que o programa exibe dois grupos diferentes: Configuração do Computador e Configuração do Usuário. No primeiro, você pode fazer configurações para seu computador, ou seja, padrões que ficarão disponíveis para todos os usuários da máquina. Já com o segundo grupo será possível fazer modificações que valem apenas para o usuário que está conectado. As possibilidades são enormes e vão desde configurações específicas do papel de parede até recursos relacionados à segurança da máquina.