segunda-feira, junho 15, 2009

Dicas importantes para uma rede wireless

Algumas informações que podem ajudá-lo a ter um sinal melhor e mais segurança com sua rede wireless

Assim como muitas outras tecnologias, as redes wireless, também conhecidas como Wi-Fi, WLAN ou sem fio surgiram no meio militar como forma de implementar um método simples e, ao menos na época, mais seguro para troca de informações durante combates (especialmente no caso de guerras).

Com o passar dos tempos e a evolução da tecnologia, hoje você encontra de forma fácil acesso a redes sem fio em empresas, aeroportos, shoppings, universidades e até mesmo residências, sendo uma alternativa para uma rede composta por cabos.

Abaixo seguem algumas dicas para você aproveitar sua rede wireless com o mínimo de inconvenientes possíveis. Caso você queira saber mais sobre Redes Wi-Fi ou como configurá-las, basta clicar em um dos respectivos links.

Posicionamento do Roteador e dos Computadores

O Roteador Wireless deve ser colocado em lugares altos para uma melhor transmissão de sinal, nunca deixe no chão, embaixo de mesas ou qualquer lugar que possa bloquear o sinal do aparelho. Adicionalmente, ele deve ser colocado em uma posição central de sua casa ou escritório, pois quanto mais perto os computadores estiverem melhor será a potência do sinal.

Para saber o limite de computadores que podem ser conectados em sua rede, verifique o manual do roteador. Também é bom ter em mente que a velocidade da rede pode cair conforme o número de estações conectadas.

O bom posicionamento do roteador é essencial

Caso você deseje que este sinal alcance até o seu jardim ou quintal, o ideal é colocar o roteador próxima a uma janela aberta até o local. Vale lembrar que isto requer certo cuidado, evite janelas diretamente voltadas para a rua, pois o sinal pode acabar sendo transmitido para locais estranhos que podem comprometer a segurança de sua rede.

Se você quiser checar como está a potência de sua rede em diferentes locais, você pode fazer um teste com programas específicos ou por meio da guia “Conexões de Rede”, que pode ser acessada no Painel de Controle no Windows XP ou diretamente no Menu Iniciar no caso do Windows Vista.

SSID e Senha da Rede

O SSID (do inglês, Service Set ID), é uma forma de identificar a rede. Nesta opção, você pode cadastrar uma senha (ou código alfanumérico) visando manter a segurança do acesso. Cada fabricante utiliza um valor padrão para esta opção, mas você deve alterá-la para garantir que sua rede não será acessada por pessoas indesejadas.

Existe uma opção para redes públicas (como as encontradas em shoppings) que normalmente estará disponível no utilitário de configuração do ponto de acesso chamada "broadcast SSID". Caso esta opção esteja ativada, qualquer um poderá acessar seu ponto de acesso, então, por medida de segurança, é recomendado mantê-la desativada.

Métodos de Criptografia

O Wired Equivalency Privacy (WEP) é um dos métodos criptográficos usados nas redes wireless. Ainda hoje ele é muito utilizado e baseia-se no algoritmo RC4 para criptografar os pacotes que serão trocados numa rede sem fios como forma de tentar garantir que seus dados não sejam acessados por pessoas não autorizadas.

O WEP vem desativado na grande maioria dos pontos de acesso, mas pode ser facilmente ativado através do utilitário de configuração.Entretanto, o WEP praticamente perdeu sua credibilidade devido a vários estudos e testes efetuados neste protocolo nos quais foram encontradas vulnerabilidades e falhas.

Criptografia para garantir a segurança de seus dados

O WPA2 (do inglês Wi-Fi Protected Access) é uma substituição de sua primeira versão, o WPA (também chamado de WEP2 ou TKIP). Trata-se de uma certificação que foi criada pelo Wi-Fi Alliance para garantir a integridade de segurança em redes sem fio. Este protocolo foi criado devido as diversas falhas encontradas no WEP, introduzindo um novo algoritmo, o CCMP, considerado mais seguro.

Neste sistema há uma forma de fazer com que cada usuário tem uma senha exclusiva, que deve ser digitada no momento da ativação. Além disto, no decorrer da sessão, a chave de criptografia é trocada automaticamente em um determinado período de tempo, tornando as tentativas de conexão de usuários não autorizados mais difícil.

Segurança Adicional

Para garantir a segurança de seu computador mantenha instalados e ativos um bom firewall, anti-spyware e anti-vírus sempre atualizados. Este procedimento é sempre recomendado, como uma medida de segurança essencial.

Como medidas adicionais, especialmente para garantir a privacidade de seus arquivos e pastas pessoais, quando estiver utilizando uma rede wireless, lembre-se de desativar o compartilhamento de disco rígido e impressora. Outro procedimento simples que pode ser utilizado é habilitar a rede sem fio somente quando for usá-la e desabilitá-la após o uso.

Aproveite sua rede wireless com segurança